NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado cobra valorização dos educadores do Estado e afirma que educação pública de qualidade é uma decisão política

Publicado em

Em discurso na sessão plenária desta tarde (15), Dia dos Professores, o deputado Professor Lemos destacou a importância de ações concretas para garantir a valorização dos profissionais da educação. Líder do bloco PT-PDT, Lemos ressaltou a negligência do governo estadual em cumprir o piso salarial do magistério e a hora-atividade, direitos garantidos por lei, mas que não são respeitados no Paraná.

“Neste Dia dos Professores, mais do que palavras, é preciso que nós solicitemos ações efetivas para que o estado garanta o que é de direito da categoria. O governo do Paraná não cumpre a legislação com relação ao Piso Nacional do Magistério, à hora-atividade, à reposição da inflação. Por isso, além de parabenizar esses profissionais tão valorosos, peço o apoio desta Casa e faço um apelo para que o governador encaminhe os projetos que tratam dessas pautas”, disse.

O parlamentar reforçou que as perdas salariais dos professores já ultrapassam 40%, o que agrava as condições de trabalho e impacta diretamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes. “Não é possível avançar sem que o governo respeite as leis e honre os direitos dos professores e professoras ”, afirmou.

Leia Também:  Legado histórico da Coluna Prestes será lembrado na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (11)

Educação de Qualidade é uma decisão política

Durante o pronunciamento Lemos defendeu que, para garantir uma educação pública de qualidade, é necessário investir nos profissionais que estão à frente da formação dos jovens paranaenses. Ele enfatizou a importância da convocação para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que promove a capacitação contínua dos docentes e possibilita o avanço na carreira.

“O governo precisa chamar os professores e professoras para o PDE. Sem entrar para o Programa de Desenvolvimento Educacional, o educador não atinge o topo da carreira e, ao se aposentar, leva consigo apenas metade do salário. Isso está errado e o governo precisa corrigir essa injustiça. Melhorar a qualidade do ensino dos nossos jovens é uma decisão política”, argumentou.

Citando Nelson Mandela, Paulo Freire e Bertold Brecht, o deputado lembrou que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade. Segundo ele, sem a valorização dos professores e demais trabalhadores da educação, o desenvolvimento econômico e social do Paraná estará comprometido. “Valorizar os professores é garantir o futuro do nosso estado e do nosso país”, concluiu.

Leia Também:  Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa da 27ª Conferência Nacional da UNALE

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Dia Mundial da Saúde é celebrado na Assembleia com carta de melhorias ao SUS

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira (7) uma sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, realizada no Plenário. A cerimônia, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), foi marcada por homenagens e pela formalização de uma carta com 15 medidas estratégicas para melhorar a vida dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dentre as ações estão a criação de um plano de carreira para os médicos, semelhante ao da magistratura; a maior inclusão de pacientes para tratamento de doenças raras de pessoas autistas, melhorias no tratamento de saúde mental e a valorização dos profissionais de enfermagem, detalha Leprevost, que também coordena a Frente Parlamentar da Medicina.

A carta será encaminhada para todas as “principais autoridades da República”, conforme o deputado. “A gente quer estar trabalhando junto com os médicos, com os profissionais de saúde, com os hospitais, com as secretarias municipais, com as clinicas para achar medidas que possam melhorar a saúde de todos os paranaenses e de todos os brasileiros”, ressaltou Leprevost.

Leia Também:  Cartilha do Orçamento Público é mais um avanço do Paraná, aponta deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Desafios para o SUS

“Nosso serviço tem muita sobrecarga, trabalhamos muitas horas com poucos funcionários e muitos pacientes”, destacou Daniele Fabris, secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) – uma das homenageadas na cerimônia. “A gente sempre conta com o apoio da Assembleia, de toda categoria política para nos ajudar na valorização”.

Representado a secretaria de Estado da Saúde, o doutor César Neves, diretor-geral da pasta, também destacou os desafios da saúde pública. “Se o SUS do Paraná é tido como modelo no Brasil, mesmo assim os desafios se mantêm contemporâneos. A ajuda do Legislativo e da sociedade civil organizada nos ajuda a transpor os obstáculos e reforçarmos o que há de bom na saúde do Paraná”.

“Temos mais de 200 milhões de brasileiros, mais de 70% da população brasileira que precisa do Sistema Único de Saúde. E ele salva vidas. Mas falta investimento. Nosso povo merece mais dinheiro para a Saúde”, ressaltou o doutor José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP).

Leia Também:  Deputada Cloara Pinheiro (PSD) participa da 27ª Conferência Nacional da UNALE

Também participou da mesa o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Fábio de Mello. O prefeito de Araucária, Dr Gustavo (PL), além de outras autoridades e gestores de Saúde, compareceram à cerimônia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA