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Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto que altera lei sobre o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas do Paraná

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O deputado estadual Cobra Repórter apresentou nesta segunda-feira (18), um projeto que modifica a Lei Estadual nº 18.118, de 24 de junho de 2014, que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos nas salas de aula das escolas públicas e privadas do Estado do Paraná. A proposta busca aprimorar a legislação, estabelecendo novas diretrizes para o uso pedagógico e definindo situações de exceção para estudantes com necessidades especiais.

De acordo com o texto do projeto, a nova redação do Artigo 1º amplia a proibição do uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e relógios inteligentes, para todas as instituições de ensino fundamental e médio do estado. Esses aparelhos só poderão ser utilizados em sala de aula em situações expressamente autorizadas pela lei. O objetivo é garantir que o uso dos dispositivos seja exclusivamente para fins pedagógicos ou em casos de necessidades específicas.

“Tomamos a liberdade de apresentar a proposta levando em conta as mudanças tecnológicas e os desafios que surgiram ao longo dos anos. Esta é uma preocupação de diversas lideranças do setor da educação, com o impacto crescente da tecnologia digital no ambiente escolar, considerando tanto as oportunidades para o desenvolvimento pedagógico quanto os desafios associados ao uso inadequado desses dispositivos”, afirmou o deputado.

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Cobra Repórter mencionou ainda que o projeto foi inspirado por debates e mudanças legislativas em outros estados, como São Paulo, que recentemente aprovou uma lei similar. Além disso, ele destacou a necessidade de adaptar a legislação paranaense, que já conta com mais de 10 anos, para enfrentar os desafios do cenário atual.

O deputado também ressaltou os benefícios potenciais do uso pedagógico controlado dos dispositivos eletrônicos: “Estudos mostram que o uso irrestrito de dispositivos eletrônicos em sala de aula contribui para a dispersão da atenção dos estudantes, prejudicando o foco nas atividades pedagógicas e interferindo no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. No entanto, temos que reconhecer também o potencial pedagógico desses dispositivos quando utilizados de forma controlada e responsável, como em atividades que requerem conteúdos digitais específicos ou ferramentas educacionais. Com base nessa perspectiva, este projeto permite o uso de dispositivos eletrônicos em situações pedagógicas devidamente supervisionadas, promovendo o aprendizado digital de maneira construtiva e segura. Além disso, assegura o direito dos alunos com deficiência a usarem recursos tecnológicos essenciais para sua inclusão, alinhando-se aos princípios de igualdade e acessibilidade”.

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A proposta ainda prevê o estabelecimento de canais de comunicação acessíveis para pais e responsáveis nas instituições de ensino.

Fonte: ALPR PR

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Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

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Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

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Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

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Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

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