NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputadas Mabel Canto e Cristina Silvestri se reúnem com Albina Neira em Paris para discutir parcerias pelos direitos das mulheres

Publicado em

Nesta quarta-feira (27), a deputada estadual e líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa do Paraná, Mabel Canto (PSDB), e a deputada estadual Cristina Silvestri (PP) se reuniram com Albina Neira, presidente e fundadora da Fundação Mulher Mariposa, em Paris. Elas discutiram parcerias entre a Fundação e o Estado do Paraná para promover a defesa dos direitos das mulheres, com ênfase em iniciativas de educação e mudança cultural.

Mabel Canto destacou a importância da parceria para fortalecer as ações em prol das mulheres. “É uma grande honra estar aqui, em Paris, com Albina Neira, uma mulher que tem feito um trabalho importante pela defesa dos direitos das mulheres ao redor do mundo. Com certeza a nossa parceria com a Fundação Mulher Mariposa é muito importante para juntas fortalecermos o trabalho pelas mulheres”, disse a deputada.

“A fundação é um exemplo inspirador na luta pela igualdade de gênero e pela valorização feminina, promovendo a educação e a cultura como poderosas ferramentas de empoderamento e transformação social. Essa troca de experiências é essencial para fortalecermos e ampliarmos nossas ações no Paraná. Estamos construindo pontes que abrem caminhos para mais oportunidades e garantias de direitos a todas as mulheres”, comentou a deputada Cristina.

Leia Também:  Assembleia inaugura sessões não deliberativas com homenagem a vigilantes

As deputadas participaram na segunda-feira (25), do V Fórum Mulher Mariposa, que reuniu diversas personalidades políticas e ativistas de todo o mundo para debater temas relacionados aos direitos das mulheres, incluindo o combate à violência política de gênero. Mabel palestrou sobre os desafios para implementar políticas públicas de gênero no Brasil, compartilhando também seu trabalho em defesa das mulheres do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Sancionada lei que institui o Dia Estadual da Gerontologia

Published

on

By

O Paraná agora conta oficialmente com o Dia Estadual da Gerontologia. A nova legislação, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), foi sancionada pelo governador Ratinho Junior no último dia 3 de abril e publicada no Diário Oficial do Estado (nº 11.877/2025). A Lei nº 22.329/2025 determina que a data será celebrada anualmente na semana que integra o dia 24 de março, quando se comemora o Dia Nacional do Gerontólogo e do Tecnólogo em Gerontologia.

A criação do Dia Estadual da Gerontologia tem como principal objetivo reconhecer e valorizar os profissionais que atuam no cuidado e estudo do envelhecimento humano. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná e visa ampliar a conscientização da população sobre a importância da gerontologia para a promoção de uma velhice saudável, ativa e com qualidade de vida.

“A valorização desses profissionais é fundamental, principalmente diante do envelhecimento acelerado da nossa população. Eles são essenciais para garantir dignidade, saúde e bem-estar aos idosos paranaenses”, destacou o deputado Cobra Repórter, autor da proposta.

Leia Também:  Aprovada transferência de trecho da PR-180 para o Município de Boa Vista da Aparecida

Além do reconhecimento profissional, a lei também incentiva ações práticas como palestras, seminários, congressos, workshops, campanhas educativas e mobilizações em instituições públicas e privadas, especialmente nas áreas da saúde e da educação.

Entre os objetivos da lei estão: valorizar os profissionais da gerontologia; conscientizar a população sobre o papel multidisciplinar desses profissionais; incentivar pesquisas e inovações no campo do envelhecimento humano e fortalecer políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

A legislação ainda autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com entidades sem fins lucrativos e estabelecer parcerias público-privadas para a realização de ações alusivas à data.

A nova lei já está em vigor desde sua publicação.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA