NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputada Luciana Rafagnin (PT) encaminha à ANEEL denúncia contra a Copel

Publicado em

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) encaminhou ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), solicitando fiscalização rigorosa sobre os serviços prestados pela Copel, com o objetivo de garantir melhorias no fornecimento de energia elétrica no Paraná. Este pedido também foi feito pela parlamentar em abril deste ano.

“Desde a privatização da Copel, a qualidade do serviço caiu consideravelmente. Nos últimos anos, os paranaenses têm enfrentado interrupções constantes no fornecimento de energia, seguidas de longos períodos de demora para o restabelecimento do serviço”, explica Luciana.

De acordo com os relatórios anuais de Desempenho Global de Continuidade (DGC) da própria ANEEL, entre 2013 e 2023, a Copel caiu da 15ª para a 25ª posição no ranking das 29 distribuidoras avaliadas, ocupando atualmente uma das cinco piores posições do país.

Além disso, o Ministério Público do Paraná moveu uma ação pública relacionada às interrupções no município de Curiúva. No processo, é solicitado que a Copel forneça energia de maneira eficiente, regular e contínua, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00, além de indenização de R$ 1.000.000,00 pelos prejuízos causados aos consumidores.

Leia Também:  Sessão Solene comemora os 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB)

Há também diversos relatos de perdas no setor agrícola devido às falhas no fornecimento de energia, sem que a distribuidora ofereça um ressarcimento adequado.

Em outubro deste ano, novos problemas ocorreram após mau tempo e chuvas no estado, deixando mais de 32 mil domicílios nas regiões oeste e sudoeste sem energia elétrica. O mesmo ocorreu em dezembro, com interrupções afetando 19 mil residências.

A Copel justifica os problemas como sendo causados pelas condições climáticas, mas os dados do DGC dos últimos dez anos apontam para uma falha estrutural na prestação do serviço.

“Embora os fatores climáticos possam impactar o fornecimento de energia elétrica, é evidente que a Copel não tem conseguido diminuir esses impactos, o que prejudica significativamente os consumidores paranaenses”, diz a parlamentar.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Fabio Oliveira (Podemos) representa Assembleia Legislativa no “Dia do Porto – Happy Comex”

Published

on

By

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) participou, nesta quinta-feira (3), do evento Dia do Porto – Happy Comex, realizado na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), em Curitiba.

O encontro reuniu representantes do setor produtivo, como Sistema Fiep, além da Receita Federal, Portos do Paraná, empresas portuárias, especialistas e lideranças para discutir as principais tendências, desafios e oportunidades do comércio exterior e da logística portuária no Paraná.

Durante sua fala, o deputado destacou a importância da logística para o desenvolvimento do Estado.“Nós entendemos a importância da logística para o nosso Estado. Rodovias, ferrovias, portos e aeroportos são estruturas essenciais que precisam de investimento e inovação. O Porto de Paranaguá é um ativo estratégico para o Paraná, e a Assembleia está atenta a esses assuntos que impactam diretamente o nosso cotidiano e o futuro do nosso desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, que coordena a Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura.

A programação do evento contou com painéis temáticos que abordaram desde tecnologias emergentes para 2025, passando pelos gargalos logísticos, projeções para o agronegócio até 2030, e o papel do relacionamento estratégico no comércio exterior.

Leia Também:  Dia Nacional da Guarda Municipal é celebrado na Assembleia Legislativa

Fabio Oliveira reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa com os temas estruturantes do Paraná. “Estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura e criar sinergias entre o setor público e privado. Coloco meu mandato à disposição para construirmos juntos soluções que aumentem a competitividade e a eficiência logística do nosso Estado”, completou.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA