NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Coronel Busnello fará grande trabalho pela segurança do Norte e Norte Pioneiro, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Publicado em

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou na última sexta-feira (21), em Londrina, que o tenente-coronel Jeferson Agenor Busnello, novo comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, é um dos oficiais mais preparados da Polícia Militar do Paraná para garantir a segurança do Norte e Norte Pioneiro.

“Tenho certeza de que ele fará um grande trabalho à frente da segurança na região. É um momento importante para a Polícia Militar do Paraná. O Norte do estado ganha muito com a experiência e o compromisso do coronel Busnello”, disse Romanelli, que participou da cerimônia de passagem de comando do coronel Walter João Marques Luiz para o coronel Busnello.

O 2º CRPM atende 89 municípios do Norte e Norte Pioneiro do Paraná, abrangendo uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes. Busnello comandará as nove unidades subordinadas ao 2º CRPM e dará continuidade às ações estratégicas para garantir a segurança da população. Sua missão inclui a coordenação de operações, o fortalecimento da presença policial e a proximidade com a comunidade para a construção de um ambiente cada vez mais seguro.

Leia Também:  Presidência da Câmara Municipal recebi um grupo de mães de alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Guimarães Rosa.

“O coronel Busnello conhece bem a região. Já comandou o Batalhão da Polícia de Cornélio Procópio e se preparou para este novo desafio. Ele é um militar que estuda profundamente as questões relacionadas à segurança pública e também atua na formulação de políticas para a área. É um dos grandes quadros não apenas da Polícia Militar, mas da segurança pública do Paraná”, destacou Romanelli.

A cerimônia de transmissão de comando contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jeferson Silva; do prefeito de Londrina, Thiago Amaral (PSD); do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos.

Também participaram o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Antônio Tordoro; as deputadas Luisa Canziani (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD); o deputado Cobra Repórter (PSD); além dos prefeitos Carlos de Paula (Sarandi), Conrado Angelo Schaefer (Florestópolis), Silvio Damasceno (Prado Ferreira), Tuti Bomtempo (Assaí) e Rafael Sampaio (Cornélio Procópio).

Leia Também:  Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta uma Moção de Apoio à evangelização do Frei Gilson

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Published

on

By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.

“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.

Leia Também:  Em dia histórico Presidente Traiano promulga lei que permite acesso a remédios à base de canabidiol

O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.

O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.

A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Legislação e debate

O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.

Leia Também:  Deputado Guerra relata PL que assegura assentos exclusivos para mulheres em ônibus intermunicipais

“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA