O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é uma das figuras mais conhecidas do underground paranaense. O programa conversa com multi-instrumentista Ricardo Huczok, guitarrista e vocalista de diversas bandas de rock da capital. Conhecido como Coxinha, o artista contou inúmeras histórias de bandas que participou e que saíram de Curitiba para rodar o mundo. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.
Huczok, atualmente é vocalista e guitarrista da Hillbilly Rawhide, que mistura country e rock’n’roll. No entanto, o artista já participou de diferentes grupos de psychobilly e punk rock que se destacaram na cena de música independente nacional, entre elas o Catalépticos e o Sick Sick Sinners. “A gente veio do punk, mas acabamos misturando tudo isso. No psychobilly abrimos muito mais esse leque, então fui entender mais sobre os ritmos”, disse.
O multi-instrumentista é natural de Pernambuco e radicado em Curitiba desde a infância. Tornou-se uma das figuras mais conhecidas do underground paranaense. Como baixista da lendária banda de psychobilly Os Catalépticos, acabou participando de um dos primeiros grupos brasileiros do estilo a tocar músicas autorais na Europa e Estados Unidos. “Quando começamos, eu não tinha noção de onde tudo ia parar. Foi muito natural. Íamos ver um festival e acabamos sendo chamados para tocar na Inglaterra, em 1997. Em seguida já laçamos um disco, por um selo de lá. Deu muito certo. Na Inglaterra ficaram chocados. Era um som mais rápido. Até hoje a cena europeia é mais tradicional. Nós quisemos justamente ser diferente. Isso é perfeito para qualquer estilo”, ponderou.
A banda se tornou um marco de fundação do Psycho Carnival, festival curitibano anual que é referência mundial do psychobilly e música alternativa. Coxinha é ainda baixista da banda Sick Sick Sinners, uma das principais do psychobilly, com diversas turnês pela Europa, Estados Unidos e países da América Latina. Huczok ainda mantém parcerias em bandas de blues, com Décio Caetano e músicos curitibanos de renome.
Atualmente, ele também se dedica à banda Hillbilly Rawhide, que iniciou suas apresentações em 2003, sendo uma das precursoras do country rock alternativo no país. A proposta da banda é tocar bares, rodeios e festivais de rock em Curitiba e pelo Brasil. “Fomos um dos precursores em trazer esse country mais rock’n’roll. O que fazemos é misturar isso com outros ritmos, como punk e psychobilly. Queríamos ver ao vivo uma banda fazendo esse som, então decidimos tocar”, revelou.
A banda tem dez discos lançados, além de um DVD gravado no Teatro Guaíra, em Curitiba. Já realizou shows na Europa e em festivais em todas as regiões do Brasil. O grupo prioriza seu repertório autoral, mas toca algumas versões de suas maiores influências. Segundo os membros, o objetivo do grupo é resgatar um estilo pouco difundido no Brasil, mas de fundamental importância na história da música mundial.
O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Fonte: ALPR PR