No programa Conexão Radical da TV Assembleia nesta semana, a apresentadora Angélica Alves conversa com o consultor técnico da Seleção Brasileira de Skate Park, Miguel Zaffari, o Catarina. Skatista profissional de vert (modalidade do skate, que se caracteriza por ser praticada em uma pista de “bowls”, ou seja, grandes bacias de concreto com paredes inclinadas. Nessa modalidade, os skatistas combinam velocidade e manobras) e consultor técnico da Seleção Brasileira de Park.
Paranaense, radicado em Santa Catarina, Miguel já foi considerado um dos melhores skatistas de vert profissional e como consultor técnico da Seleção Brasileira de Skate Park, integrou a equipe brasileira em todas as participações do Skate em Olimpíadas, Tóquio e Paris.
Como praticante do skate vertical contribuiu decisivamente para a popularização do esporte no país e tornou-se referência entre seus praticantes tornando-se consultor técnico da equipe olímpica brasileira.
Skate Olímpico
O skateboarding é uma modalidade em que o skatista realiza manobras em superfícies diversas, como ruas, calçadas, parques e pistas em cima de skate, composto por uma prancha geralmente feita de madeira, montada sobre dois eixos (trucks) com quatro rodas.
O skate street é uma das duas disciplinas principais do skate nas Olimpíadas, ao lado do skate park. O esporte é divido em quatro eventos – Park masculino, Park feminino, Street masculino e Street feminino – com 22 atletas olímpicos, em um total de 88 atletas.
Nas olimpíadas, o skate street tem duas fases, uma preliminar e uma rodada final. Na primeira fase, os skatistas têm duas corridas de 45 segundos cada para realizar as voltas cronometradas. Na segunda fase, os atletas têm cinco tentativas para executar manobras individuais. De acordo com as regras do World Skate, federação internacional do skate, as provas devem ser julgadas de acordo com cinco critérios:
· Dificuldade e variedade das manobras executadas
· Qualidade da execução: esse critério inclui elementos importantes como a aterrissagem, velocidade, altura em que voam e a fluidez dos movimentos
· Uso da pista: considera que os atletas devem usar a pista o máximo possível, com a utilização criativa dos obstáculos
· Fluxo e consistência: avalia como a performance de 45 segundos funciona como um conjunto, e não só as manobras individuais
· Repetição: se os atletas realizaram manobras muito parecidas
Serviço:
O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Fonte: ALPR PR