NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Comissão pede ao governo do Estado investimentos na prevenção de enchentes

Publicado em

Em reunião na tarde desta segunda-feira (14), a Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o envio de um requerimento ao governador do estado Ratinho Jr solicitando a adoção de medidas que visam prevenir e combater alagamentos e enchentes no Paraná. O colegiado é presidido pela deputada Marli Paulino (SD).

Preocupada com as recentes tragédias de alagamentos tanto no Paraná como em outras regiões do Brasil, a comissão solicitou antecipar projetos e realização das obras da chamada reserva hídrica do futuro, no Rio Iguaçu, no trecho que vai de Piraquara até a Fazenda a Rio Grande, com a implantação de lagoas de contenção.

O requerimento também pede a relocação de milhares de famílias que vivem as margens dos rios, particularmente na Região Metropolitana de Curitiba, Rio Negro e União da Vitória; parceria do Estado com Curitiba para a aceleração das obras de bacias de contenção em áreas susceptíveis a inundação, já previstas nos planos de drenagens, como as obras nos Rios Atuba, Bacacheri e Belém e acelerar o processo de implantação de saneamento básico.

Leia Também:  Deputado Ney Leprevost (União) protocola expediente solicitando melhorias no entorno do viaduto do Caiuá na CIC

Além das obras, os deputados sugeriram ao governo do Estado campanhas de mitigação dos efeitos dos desastres, programas ambientais para garantir o desassoremento dos rios, como tratamento e descarte correto do lixo, linhas de financiamento para famílias em áreas de risco, alterações legislativas para dar mais autonomia aos prefeitos nas atividades preventivas e a criação de um grupo de trabalho para o enfrentamento de desastres naturais, com representantes dos diversos segmentos sociais.

Participaram também da reunião os deputados Alisson Wandscheer (SD), Gilberto Ribeiro (PL) e Thiago Buhrer (União).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Aprovado projeto que cria “Novembrinho Azul” para saúde de meninos adolescentes

Published

on

By

Foi aprovado em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei nº 451/2023, de autoria do deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina que cria o programa “Novembrinho Azul” de prevenção e cuidados com a saúde de meninos adolescentes. Para saúde das meninas, já tem o “Outubrinho Rosa”.

O “Novembrinho Azul” foi elaborado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). De acordo com o texto do projeto, durante o mês de novembro serão realizadas ações para promoção de campanhas de conscientização, diagnóstico e tratamento precoce de doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele, bem como para conscientizar e incentivar a aplicação da vacina de HPV.

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), todas essas doenças têm consequências importantes, caso não sejam cuidadas precocemente. Segundo os médicos especialistas, a vacina de HPV é recomendada para meninos e meninas antes do início da vida sexual. Ela previne infecções e doenças graves, como câncer de colo do útero, verrugas genitais e câncer de pênis.

Leia Também:  Os 129 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão são celebrados na Assembleia Legislativa

O deputado Ney Leprevost destacou a relevância do “Novembrinho Azul” de levar informações para os meninos, seus pais, cuidadores e responsáveis sobre a importância de cuidar da saúde. “Nosso objetivo é prevenir doenças, bem como conscientizar a população sobre a vacina de HPV. Diferente das meninas, que são acompanhadas por ginecologistas na juventude, os meninos quando saem do pediatra não costumam iniciar um acompanhamento médico periódico”, afirmou Leprevost.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Saúde Pública.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA