NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Comissão analisa projeto de lei do ‘Programa Paraná Amigo do Idoso’ nesta segunda-feira (21)

Publicado em

A próxima reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) será na segunda-feira, (21), na Sala Deputado Arnaldo Busato, após a Sessão Plenária, para avaliar o projeto de Lei nº 587/2024, originário do Poder Executivo, que institui o ‘Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa’. Dentre suas ações, o Programa institui bolsas que pretendem dar mais independência econômica e social aos idosos do Estado. A ‘Bolsa Agente do Saber’ beneficia pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica. Já a ‘Bolsa Cuidador Familiar’ é destinada aos cuidadores que se dedicam exclusivamente a esta atividade e que não possuem remuneração.

O projeto chegou na Assembleia Legislativa através da Mensagem nº 66/2024 do Poder Executivo e procura prevenir o cuidado de idosos que em muitas vezes ficam sem a atenção de familiares e acabam sendo direcionados para instituições de acolhimento. O valor a ser pago pelas bolsas será definido por decreto e a estimativa do governo é que sejam investidos R$ 7 milhões ao ano nos benefícios.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Cobra Repórter (PSD) ressaltou a importância do projeto e os benefícios que ele proporcionará aos idosos paranaenses. “O programa é de fundamental importância, pois prevê uma série de ações que asseguram os direitos e o bem-estar da população com 60 anos ou mais em nosso Estado. Promover o envelhecimento ativo e saudável dos paranaenses é um dever nosso! Diante do aumento da expectativa de vida dos cidadãos, o programa chega para fortalecer a autonomia destas pessoas e estimular a participação delas na comunidade”.

Leia Também:  Deputado destaca atuação da Comissão de Ciência e Tecnologia em prol da conectividade no campo

O projeto de Lei, tramita em regime de urgência na Casa e após a avaliação da Comissão, será votado em Plenário. Se aprovado, segue para sanção do governador. A medida cria a ‘Rede de Atenção à Pessoa Idosa’ e promove atividades culturais, esportivas e de lazer adaptadas às necessidades dos idosos. Também pretende apoiar os municípios que aderirem às ações com a instituição de bolsas para idosos em situação de vulnerabilidade social e para os cuidadores familiares. O Estado afirma que o programa entra em vigor no ano de 2025 e que já existe previsão orçamentária para sua execução.

Nova realidade demográfica até 2030

Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte o projeto garantirá respeito e acolhimento para os paranaenses com 60 anos ou mais. “Com o ‘Paraná Amigo da Pessoa Idosa’, estamos preparando o Paraná para um futuro em que, até 2030, teremos mais pessoas acima de 60 anos do que jovens com menos de 15. Este projeto vai além de uma política pública – é um compromisso com a dignidade e a inclusão, fortalecendo famílias e municípios para enfrentar essa nova realidade demográfica. A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa tem um papel essencial na integração dessas políticas, garantindo que o envelhecimento ativo e saudável seja uma prioridade e que cada idoso, cuidador e família receba o apoio necessário para viver com qualidade e respeito”.

Leia Também:  Assembleia lança cartilha para implementar Parlamentos Jovens em câmaras municipais

A proposição também institui dois bancos de cadastro estaduais. O ‘Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa’ (Cerapi) vai coletar e sistematizar informações referentes a órgãos gestores, conselhos, fundos, programas, projetos e organizações que atuem na proteção e defesa de direitos da pessoa idosa. Já o ‘Cadastro de Cuidadores do Paraná’ vai coletar e sistematizar informações sobre os cuidadores familiares formais, informais e profissionais de idosos. Desse modo serão coordenadas ações como o pagamento das bolsas e a execução das demais ações previstas pelo projeto.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Sanepar amplia ação do Programa Tampinha Paraná

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Deputado Goura (PDT) destaca a realização do 2º Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo - Paraná Bici

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA