POLÍTICA PR
CCJ começa a debater projeto que cria política de naming rights e aproveitamento de espaços públicos no Paraná
Publicado em
25 de março de 2025por

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), começou a debater a proposta do Governo do Estado que cria a Política Estadual de Aproveitamento Socioeconômico de Bens Públicos, incluindo a cessão onerosa do direito à denominação de bens públicos (naming rights), a cessão de uso de bens públicos para ações publicitárias e a adoção social de bens públicos.
Na reunião realizada nesta terça-feira (25), no Auditório Legislativo, o relator da proposição na CCJ, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), emitiu parecer favorável. No entanto, a deputado Ana Júlia (PT) pediu vistas ao parecer e, com isso, a matéria deve ser votada pela comissão na próxima semana.
O projeto de lei complementar 3/2025, explica o Governo, é uma espécie de marco zero sobre o tema. Além das três possibilidades, ele prevê a criação do Conselho Curador de Bens Públicos (CCBP), órgão colegiado e deliberativo formado por representantes do Estado e da sociedade civil, para organizar os bens públicos que podem ser alvo dessa política pública, e estabelece as regras gerais de cada modalidade e as vedações, como apologia ao crime ou promoção de atividades prejudiciais à saúde pública. A regulamentação acontecerá por decreto.
Vistas
Também assinados pelo Poder Executivo, os projetos de lei 119/2025 que institui o quadro próprio fazendário; o projeto de lei 133/2025 que altera a lei n° 21.430/2023, que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná; 159/2025, que institui o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores – CNH Social, foram retirados da pauta de votações após pedidos de vista do deputado Renato Freitas (PT). O parlamentar também pediu vista ao projeto de lei 66/2025, do deputado Marcio Pacheco (PP), que cria o Abril Verde e Amarelo, mês dedicado a ações de conscientização sobre a importância e a legitimidade da defesa da propriedade privada.
Executivo
De autoria do Poder Executivo, os projetos de lei 133/2025 que altera a lei n° 21.430/2023, que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná; 158/2025, que autoriza o Poder Executivo a efetuar a desafetação e a transferência do trecho rodoviário que especifica ao Município de Pinhal de São Bento; 160/2025, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Paraná – PMPR e fixa o seu efetivo, foram aprovados pelos parlamentares membros da comissão.
TJ-PR
Os deputados aprovaram o projeto de lei 112/2025 que autoriza o órgão a efetuar doação de imóvel ao município de Cerro Azul. Já o projeto de lei 362/2024 teve sua votação adiada. O texto altera a lei n° 14.277/2003 que trata do Código de Organização e Divisão Judiciárias, visando criar os serviços notariais e de registro no foro regional de Paiçandu, da comarca da região metropolitana de Maringá, transformar o serviço distrital de Paiçandu em tabelionato de notas e transferir os serviços distritais de Água Boa, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba para o foro regional de Paiçandu. Ambas as propostas são de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).
Linguagem neutra
Também foi aprovada a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 03/2024, do deputado Denian Couto (Podemos), que altera o inciso o art. 6º da Constituição do Estado do Paraná para inserir o parágrafo único e passa a vigorar com a seguinte redação: é vedado o uso de linguagem neutra ou outra alteração linguística na execução dos hinos Nacional e do Estado do Paraná em quaisquer solenidades públicas ou particulares no território do Estado, da mesma forma devem ser respeitados os demais símbolos mencionados no caput deste.
Rotas turísticas
Foi aprovado o projeto de lei 256/2024, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Alexandre Curi (PSD), que cria a rota de Turismo Sustentável Coração da Mata Atlântica Caiçara de Interligação entre os municípios do Litoral do estado.
Calendário oficial
Projeto de lei 719/2024, dos deputados Alexandre Curi (PSD), Gugu Bueno (PSD), Batatinha (MDB) e Marcio Pacheco (PL) que insere no calendário oficial de eventos do Paraná o City Farm Fag, realizado anualmente em Cascavel; e o projeto de lei 243/2024, da deputada Marli Paulino (Solidariedade) que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a ExpoCamp que ocorre anualmente em Campina Grande do Sul. Também avançou, na forma de um substitutivo geral, o projeto de lei 896/2023, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Evandro Araújo (PSD), que declara a data magna do Paraná no dia 15 de novembro dedicado à Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado.
Demais projetos
O projeto de lei 98/2024, do deputado Adão Litro (PSD), que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Paraná avançou na forma de um substitutivo geral. Também foi aprovado o projeto de lei 146/2024, do deputado Matheus Vermelho (PP), que altera e acrescenta dispositivos à lei nº 19.789/2018, que proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do peixe da espécie salminus brasiliensis ou salminus maxillosus, o peixe dourado
Retornando de diligência, foi aprovado o projeto de lei 232/2024, do deputado Tercílio Turini (MDB), que denomina Verginio Mouro o viaduto localizado no Km62 da PR-445, em frente a Toyo Sen I do Brasil Agroindustrial Ltda., no acesso para o Patrimônio da Selva.
Títulos de cidadania
Os deputados também aprovaram propostas que concedem título de cidadania para pessoas que contribuem com o desenvolvimento do Paraná. São eles: o projeto de lei 47/2025, do deputado Delegado Jacovós (PL), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao juiz de direito titular da 4ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Maringá, Givanildo Nogueira Constantinov e o projeto de lei 456/2024, das deputadas Maria Victoria (PP), Mabel Canto (PSDB) e deputado Hussein Bakri (PSD) que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva.
Utilidade pública
E por fim, os deputados aprovaram propostas que tratam da concessão de título de utilidade pública. Três delas são do deputado Alexandre Curi (PSD) uma ao Grêmio Esportivo e Beneficente Amigos da Bola, de Curitiba (PL 6/2025); uma à Ong/Ibaiti – Esporte Sem Fronteiras (PL 7/2025) e outra ao Instituto Lanterna Luminosa (ILL) de Curitiba (PL 24/2025). Duas propostas são do deputado Goura (PDT): uma à Associação Instituto de Inovação e Tecnologia Cidade Smart de Curitiba (PL 44/2025) e outra que altera a lei nº 20.710/2021, que concede o título de utilidade pública à Associação Desportiva Padre Carlos, de Ponta Grossa (PL 52/2025). As demais são: o PL 22/2025, do deputado Luis Raimundo Corti (PSB), ao Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí; o PL 54/2025, da deputada Maria Victoria (PP) à Associação SOS – Focinhos em Perigo de Paraíso do Norte; PL 637/2024, do deputado Dr. Antenor (PT), ao Centro de Desenvolvimento Humano Reviver, de Curitiba e o PL 80/2025 à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros, Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ
Published
41 minutos agoon
2 de abril de 2025By

Nesta quarta-feira (02/04), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou o Projeto de Lei nº 66/2025, de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco (PP). A proposta visa instituir o mês de abril como “Abril Verde e Amarelo” no estado, com o objetivo de promover ações de conscientização sobre a importância da defesa da propriedade privada e o enfrentamento das invasões de terras, além de incluir essa temática no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
O deputado Marcio Pacheco explica que o projeto tem como finalidade auxiliar os proprietários de terras a se organizarem e a estabelecerem uma comunicação mais eficaz com as forças de segurança pública. Isso, de acordo com o parlamentar, permitirá que, diante de qualquer suspeita de invasão — seja por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ou de grupos indígenas, como tem sido observado em Terra Roxa, Guaíra e Palotina — as autoridades possam agir com maior rapidez. Pacheco enfatiza que o Poder Judiciário deve cumprir seu papel com a agilidade necessária para que as reintegrações de posse ocorram de forma célere.
“Não se trata de espalhar medo, mas de afirmar que, no Paraná, não aceitamos isso. O legítimo dono da terra precisa ter voz. Discutir esse grave problema já é uma grande reação. Não podemos mais ser omissos ou coadjuvantes. Afinal, os proprietários têm total legitimidade para buscar a melhor maneira de se proteger. Isso é uma questão de gestão de crise”, destaca Pacheco.
Para o deputado, a proposta também serve como uma medida preventiva ao “Abril Vermelho”, período em que o MST realiza a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Em um único dia do “Abril Vermelho” de 2024, de acordo com o parlamentar, o MST registrou 24 invasões em 11 estados, incluindo o Paraná. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA- Congresso Nacional), alerta para a possibilidade de um número recorde de invasões ocorrerem neste ano.
Além das invasões promovidas pelo MST, os agricultores paranaenses também enfrentam a ocupação de terras por povos indígenas. A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) informa que, desde o final de 2023, nove propriedades rurais na região Oeste foram invadidas por indígenas. A reintegração de posse dessas áreas é de competência federal, o que limita a capacidade de reação do governo local.
“A invasão de terras é crime, é ilegal e não é um método legítimo de reivindicação de direitos, pois contraria a legislação agrária vigente, que prevê instrumentos legais para a reforma agrária”, ressalta Pacheco. O deputado também destaca que essas ações geram violência, insegurança jurídica, riscos sanitários e impactos negativos na economia do Paraná.
A proposta de Pacheco segue o exemplo de um projeto similar aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, evidenciando a relevância da iniciativa em um contexto de crescente tensão fundiária.
Fonte: ALPR PR

Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
PARANÁ


Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara,...


Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira...


Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia
A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria...
POLÍCIA


PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto...


PCPR e PMPR capturam foragido do Paraguai em Cidade Gaúcha
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu um homem, de 29...


PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 49 anos, suspeito de ter praticado diversos furtos. A...
ENTRETENIMENTO


Em montagem, Graciele Lacerda mostra semelhança entre a filha e o avô: ‘Igual’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou em seu Instagram, nesta terça-feira (1º), uma montagem da filha, Clara, ao lado do avô...


Claudia Raia curte viagem na Espanha com o marido, Jarbas: ‘Grudada no meu crush’
Claudia Raia, de 58 anos, está curtindo uma viagem romântica ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55...


Duda Guerra faz primeira compra com o próprio dinheiro: ‘Bolsa de R$ 19 mil’
Duda Guerra, de 16 anos, compartilhou nesta terça-feira (1º), sua primeira compra com o próprio dinheiro. A influenciadora escolheu uma...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Fortaleza estreia na Libertadores com derrota para o Racing no Castelão
Em sua estreia na Copa Libertadores da América, o Fortaleza foi derrotado pelo Racing da Argentina por 3 a 0,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs