POLÍTICA PR
CCJ aprova proposta que cria Campanha Abril Laranja de prevenção contra a crueldade animal
Publicado em
22 de abril de 2025por

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ) desta terça-feira (22) aprovou o projeto de lei 270/2024 que cria a Campanha Abril Laranja – mês de prevenção contra a crueldade animal. Iniciada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a campanha visa prevenir e conscientizar a população sobre o seu papel de combater veementemente a crueldade contra todos os animais, e não apenas de cães e gatos, mas também de animais de produção, silvestres e exóticos. “No Paraná a campanha visa representar um compromisso do estado em assumir sua responsabilidade moral e ética para com os animais, reconhecendo seu valor intrínseco e seu direito a uma vida livre de sofrimento”, explicam os autores da proposta que é assinada pelas deputadas Ana Júlia (PT), Cristina Silvestri (PP), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Maria Victoria (PP) e pelos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Arilson Chiorato (PT), Dr. Antenor (PT), Professor Lemos (PT) e Requião Filho (PT).
Dois projetos de Decreto Legislativo que alteram o regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) também foram aprovados. O DL 3/2025 homologando o Decreto do Poder Executivo nº 9.371 visando uniformizar as regras adotadas em âmbito nacional acerca do imposto, especificamente em relação ao crédito presumido utilizado em substituição ao estorno de débitos decorrentes de prestações de serviços de telecomunicações. E o DL 5/2025 homologando o Decreto do Poder Executivo nº 9.542, que altera o regulamento do ICMS visando conceder isenção do imposto nas operações internas com ativador de vulcanização de borrachas produzidos a partir de resíduos gerados pela indústria de celulose.
Assinado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o projeto de lei 228/2025, que altera a lei n.°21.811/2023 (Reforma Administrativa Marcos Christo) aprimorando a referida lei com a criação de uma Secretaria de 1º Grau e a otimização do aproveitamento dos cargos em comissão e das funções comissionadas do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Paraná foi aprovado com voto contrário do deputado Renato Freitas (PT). Também teve parecer favorável, o projeto de lei 455/2024, da deputada Maria Victória (PP), que trata sobre o incentivo à descarbonização industrial no Paraná, visando promover debates e criar soluções para adaptação da indústria à agenda climática. A descarbonização industrial é o conjunto de ações, estratégias e sistema de produção de bens com elevada inovação tecnológica, baixo impacto ambiental, que possui por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e a eliminação ou redução da emissão de gases do efeito estufa.
Datas e eventos
Os deputados também aprovaram o projeto de lei 540/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que reconhece a Capela São Rafael, localizada no Cemitério São Rafael, em Rolândia como de relevante interesse Histórico e Cultural do Paraná; o projeto de lei 116/2025, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que cria o Dia do Boxe no Paraná a ser celebrado anualmente no dia 16 de maio, em alusão ao primeiro campeonato de boxe realizado no Estado, ocorrido nesta mesma data; o projeto de lei 597/2024, do deputado Tercílio Turini (MDB), que insere no calendário oficial de eventos do Estado o Arraiá Londrina, a ser realizado anualmente nos sábados e domingos correspondentes ao segundo final de semana do mês de junho; o projeto de lei 41/2025, do deputado Hussein Bakri (PSD), que concede o título de Patrono do Turismo Paranaense a Santos
Dumont como forma de homenagear o “Pai da Aviação”; e o projeto de lei 179/2025, do deputado Luiz Claudio Romanelli, que cria o dia estadual do Krav Maga a ser celebrado anualmente em 18 de janeiro. O Krav Maga é um sistema de defesa pessoal criado por Imi Lichtenfeld na década de 1940, em Israel, e a data homenageia a chegada da modalidade ao Brasil e reforça a importância do sistema como instrumento de defesa e cidadania.
Denominações
Os integrantes da CCJ também aprovaram o projeto de lei 661/2023, da deputada Maria Victoria (PP) e dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Evandro Araújo (PSD), que denomina Orlando Antoniolli o viaduto localizado no cruzamento da Avenida Brasil com a BR-376, em Sarandi. Antoniolli participou de ações sociais e deixou sua marca no desenvolvimento da cidade de Sarandi, onde fundou transportadora e posto de gasolina e o projeto de lei 890/2023, do deputado Batatinha (MDB) que denomina Mario Ferreira Ramalhais o trecho da PR-474 que liga o município de Anahy a BR-369. Ramalhais imigrou para o Brasil em 1995, fixando residência no Distrito de Ouro Verde do Piquiri, sendo reconhecido como fundador e colonizador desta região. Participou da abertura de estradas, construções de pontes, contribuindo com o desenvolvimento local, em especial da abertura e construção da estrada que liga o Distrito de Ouro Verde do Piquiri ao município de Anahy.
Alterações de leis
Duas propostas que alteram e promovem melhoramentos em leis já existentes também foram aprovadas. O projeto de lei 27/2025, do deputado Alexandre Curi (PSD), que altera o §1° do artigo 3° da lei n° 18.419/2015, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, incluindo os pacientes transplantados no rol de pessoas equiparadas às com deficiência, garantindo-lhes os direitos assegurados pelo Estatuto e o projeto de lei 476/2023, do deputado Goura (PDT), que altera a lei 16.346/2009, que trata sobre a obrigatoriedade das empresas potencialmente poluidoras de contratarem responsável técnico em meio ambiente. A proposta visa adequação à legislação que obriga as empresas poluidoras de contratarem geólogo para tratar da parte ambiental, principalmente nas empresas de mineração de pequeno e médio porte, bem como no controle ambiental de postos de combustível em relação aos tanques de armazenamento subterrâneos.
Cidadania honorária
Dois títulos de cidadania honorária também foram aprovados. O projeto de lei 786/2024, da deputada Cloara Pinheiro (PSD) e dos deputados Bazana (PSD), Soldado Adriano José (PP) e do ex-deputado e atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao pastor Benedito Santos Rosa. Líder religioso e empresário, cuja trajetória de vida tem sido marcada por um profundo compromisso com a fé, o trabalho árduo e a promoção do bem-estar social. A proposta reconhece os mais de 42 anos de serviço pastoral, dedicação à comunidade e ao movimento evangélico, bem como sua contribuição significativa para o desenvolvimento social e espiritual da cidade de Londrina e de outras regiões do Paraná.
E o projeto de lei 574/2024, do deputado Do Carmo (União), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao diretor-presidente da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Gastão de Souza Mesquita. A Companhia Melhoramentos completará 100 anos em 24 de setembro deste ano e sua história contribuiu para a fundação de dezenas de municípios como: Londrina, Maringá, Cianorte, Umuarama, Jussara dentre outras também no desenvolvimento da região norte e noroeste do Paraná.
Utilidade pública
Por fim, os deputados aprovaram propostas que tratam da concessão de título de utilidade pública. São eles: projeto de lei 141/2025, do deputado Luis Raimundo Corti (PSB), à Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol, do município de Quinta do Sol; o projeto de lei 186/2025, do deputado Batatinha (MDB), à Associação Amor e Verdade Estrela da Paz, de Curitiba; o projeto de lei 178/2025, do deputado Gugu Bueno (PSD), à Associação Desportiva Grêmio Goioerê, do município de Goioerê e o projeto de lei 203/2025, da deputada Luciana Rafagnin (PT), ao Instituto Não Me Esqueças, de Londrina.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Comissão de Agricultura aprova PL que cria mês da conscientização sobre a defesa da propriedade privada no Paraná
Published
3 horas agoon
22 de abril de 2025By

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na tarde desta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Abril Verde e Amarelo no Paraná, de iniciativa do deputado Marcio Pacheco (PP). Inspirado em lei semelhante sancionada em Santa Catarina, o texto prevê ações de conscientização sobre “a importância e a legitimidade” da defesa da propriedade privada a serem realizadas no quarto mês do ano.
O PL 66/2025 ingressou inicialmente na reunião anterior da Comissão, realizada no dia 14, quando recebeu pedido de vistas da deputada Luciana Rafagnin (PT). A parlamentar retornou com o projeto nesta terça-feira, apresentando parecer contrário. No entanto prevaleceu o relatório favorável apresentado pela deputada Cristina Silvestri (PP), acompanhado pelo voto dos deputados Reichembach (PSD), Jairo Tamura (PL) e Anibelli Neto (MDB) – a reunião foi presidida excepcionalmente pelo deputado Artagão Júnior (PSD), já que Anibelli é coautor da proposta.
Conforme o texto, as ações de conscientização devem promover a comunicação imediata às autoridades policiais em caso de movimentações de “invasão” de propriedades privadas, e também a “vigilância comunitária”, a ser realizada por proprietários, produtores, amigos e familiares. Durante o mês também devem ser divulgadas pelo Poder Público medidas, treinamentos e recomendações sobre sistemas de segurança e regularização fundiária; além de dispositivos constitucionais e infraconstitucionais que garantam o direito. Também deve ser fomentado um canal de denúncias e o encaminhamento delas ao Programa Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar.
Pacheco ressalta que a propriedade privada é direito constitucional, sendo a defesa importante para o desenvolvimento econômico, a segurança jurídica e bem-estar social. O deputado cita, na justificativa do texto, uma reportagem que aponta 109 propriedades rurais invadidas, cuja reintegração de posse ainda não havia sido efetivada até a publicação da matéria. De acordo com dados da Polícia Militar, elencados por Pacheco, há 153 áreas com ocupações coletivas no Paraná, sendo 90 rurais e 63 e áreas urbanas.
Função social da propriedade
Contrária ao PL 66/2025, Rafagnin destacou que a Constituição Federal determina que o direito à propriedade privada está atrelado a sua função social. Ela citou exemplos de assentamentos no Paraná que transformaram terras improdutivas em fontes de rendas e produção de alimentos, como o Contestado (em Lapa) e Missões (em Francisco Beltrão). O primeiro, instalado em 1999 e lar para mais de 150 famílias, é sede da cooperativa Terra Livre, que produz alimentos sem agrotóxicos. “Ela entrega hoje 700 toneladas de alimentos por ano pelo programa de alimentação escolar e 400 toneladas ao município de Curitiba”, ilustrou a parlamentar.
“O projeto desconsidera a realidade da propriedade privada que descumpre sua função social bem como ignora as contribuições relevantes das comunidades de assentados que, a partir das terras improdutivas, promovem inclusão social, geração de renda e segurança alimentar”, reforçou Rafagnin. Para a deputada, outra carência do projeto é a falta de definição sobre o que seria terra produtiva e improdutiva.
Silvestri, por sua vez, afirmou que não está no escopo do projeto combater a apropriação de terras improdutivas e que perderam sua função social. “O projeto de lei é no sentido de uma conscientização acerca da legitimidade na área que atua”, rebateu a relatora. “[É para cenários em que] invadem uma propriedade privada produtiva, diferente dos exemplos dados”.
Tramitação
O PL 66/2025 passou a tramitar na Assembleia no dia 18 de fevereiro. No último dia 2, ele foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), recebendo parecer contrário da deputada Ana Júlia (PT). Ela argumentou que o texto ignora a “necessidade do atendimento à função social necessária ao cumprimento do exercício do direito à propriedade privada”. Assim, incentivaria a violência e a criminalização de movimentos sociais e da pobreza.
O tema ingressou na pauta da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no último dia 14 de abril. Na ocasião, a deputada estadual Luciana Rafagnin pediu vistas para analisar o texto. Com a aprovação nesta terça-feira (22), o projeto foi incluído na Ordem do Dia da sessão plenária desta quarta-feira (23).
Fonte: ALPR PR

César Tralli exibe bastidores da cobertura da morte do Papa Francisco: ‘Em Roma’

Piana apresenta avanços econômicos do Paraná a autoridades argentinas

Duda Guerra personalizaram quadro com olhos dela e de Benicio Huck: ‘Meu amor’

Licença ambiental: fiscais do IAT notificam quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa

Comissão de Agricultura aprova PL que cria mês da conscientização sobre a defesa da propriedade privada no Paraná
PARANÁ


Piana apresenta avanços econômicos do Paraná a autoridades argentinas
O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta terça-feira (22), no Palácio Iguaçu, secretários de províncias, lideranças empresariais e autoridades...


Licença ambiental: fiscais do IAT notificam quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa
O Instituto Água e Terra (IAT) notificou nesta terça-feira (22) quatro postos de combustíveis em Ponta Grossa, nos Campos Gerais,...


Pistas de concreto: a escolha ambientalmente correta das rodovias do Paraná
Maior durabilidade e segurança, menos emissão de CO2 com redução na média das temperaturas urbanas, alto potencial de reciclagem e...
POLÍCIA


Funcionários da Fábrica da AVM participam de palestra do BPTran sobre Trânsito Seguro
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) promoveu nesta terça-feira 22 de abril, uma palestra com o tema “Trânsito Seguro”...


Polícia Militar do Paraná registra quase 6 mil autos de infração de trânsito no feriado; confira o balanço da Operação Páscoa e Tiradentes
Entre os dias 17 e 22 de abril, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia Rodoviária...


Comandante-Geral da PMPR visita sede da Axon nos Estados Unidos
No dia 21 de abril, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, acompanhado de sua comitiva,...
ENTRETENIMENTO


César Tralli exibe bastidores da cobertura da morte do Papa Francisco: ‘Em Roma’
O jornalista Cesar Tralli, de 54 anos, que embarcou, nesta segunda-feira (21), para Roma, na Itália, onde fará a cobertura de...


Duda Guerra personalizaram quadro com olhos dela e de Benicio Huck: ‘Meu amor’
Prestes a completar um ano de namoro, Benicio Huck e Duda Guerra personalizaram um quadro que traz imagens dos olhos...


Após perder 40 kg, Thais Vasconcellos exibe corpo malhado de maiô: ‘Torneada’
Após perder 40 kg, a influenciadora Thais Vasconcellos, de 30 anos, que é casada com o cantor Ferrugem, de 36,...
ESPORTES


Fluminense cede empate ao Vitória e perde chance de ser vice-líder do Brasileirão
Em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Vitória neste...


Palmeiras vence o Fortaleza e garante liderança isolada no Brasileirão
Em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras visitou o Fortaleza no Castelão neste domingo e venceu...


Hugo Calderano faz história e conquista título inédito na Copa do Mundo de Tênis de Mesa
Em um feito histórico para o tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano sagrou-se campeão da Copa do Mundo neste domingo...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA6 dias ago
Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
-
POLÍCIA6 dias ago
Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
-
POLÍCIA6 dias ago
PMPR intensificará policiamento durante o feriado de Páscoa e Tiradentes
-
POLÍCIA6 dias ago
BPRv intensificará policiamento durante o feriado de Páscoa e Tiradentes