POLÍTICA PR
CCJ aprova criação de Câmara Criminal com competência exclusiva em violência doméstica e familiar contra a mulher
Publicado em
8 de abril de 2025por

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia aprovou nesta terça-feira (8) a proposta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) que cria uma Câmara Criminal com competência exclusiva em violência doméstica e familiar contra a mulher. O projeto de lei 205/2025 prevê a criação de cinco cargos de desembargador, dois de juiz de direito substituto em segundo grau do Tribunal de Justiça e os cargos de provimento em comissão e funções de confiança que especifica, bem como altera a lei nº 14.277/2003 – que trata do Código de Organização e Divisão Judiciárias, e adota outras providências.
De acordo com o órgão, a medida justifica-se pelo volume de demandas relacionadas ao tema, que tem resultado em desequilíbrio na distribuição de processos à 1ª Câmara Criminal, competente para tratar da matéria. Além disso, justifica o órgão, a medida busca racionalizar e melhor distribuir o volume de serviço, visto que desde o ano de 2012 foram criadas, no Estado do Paraná, 13 Varas Judiciais especializadas do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher — nas Comarcas de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
Para atender as demandas da nova Câmara Criminal, a proposta lei prevê a criação de 48 cargos e 10 funções comissionadas de assistente jurídico na estrutura do órgão. Além dos cargos de desembargador e de juiz de direito substituto citados, também está prevista a ampliação do efetivo em cargos como chefe de gabinete, assessor, assistente, oficial de gabinete, entre outros. O impacto financeiro anual é de R$ 14,1 milhões, segundo o órgão.
Tanto a relatora do projeto, deputada Mabel Canto (PSDB), quanto a deputada Ana Júlia (PT) e o presidente da CCJ, deputado Ademar Traiano (PSD) destacaram a iniciativa pioneira no Brasil de criar uma Câmara Criminal que “visa avançar na proteção e na garantia dos direitos das mulheres paranaenses”. O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também destacou o feito. “É um projeto extremamente importante porque é o primeiro tribunal do Brasil a criar uma Câmara especializada em julgar crimes contra a violência doméstica e devemos aprovar ele já na próxima semana”, afirmou Curi.
Também do Tribunal de Justiça (TJ/PR) foram aprovados o projeto de lei 757/2024 que autoriza o órgão a efetuar a doação de imóvel ao município de Engenheiro Beltrão e o projeto de lei 182/2025 que altera o anexo X da lei nº 16.748/2010 que reestrutura os quadros de pessoal do Poder Judiciário do Paraná e as carreiras de seus servidores.
Projetos parlamentares
Retornando de diligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) foi aprovado o projeto de lei 557/2023, do deputado Renato Freitas (PT), que trata da obrigatoriedade de fornecimento de documento de identidade físico aos egressos do Sistema Prisional no momento de sua soltura. O Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e o Departamento de Administração Penitenciária (Depen/PR) já possuem um sistema operacional para a emissão de carteiras de identidade no ambiente prisional. E a proposta do projeto pode ser integrada a este sistema existente, garantindo que os egressos recebam suas carteiras de identidade de forma eficiente e imediata, reforçando o compromisso com a reintegração social e o exercício pleno da cidadania.
Os deputados também aprovaram o projeto de lei 15/2019, do deputado Ricardo Arruda (PL), que altera a lei n° 17.422/2012, que trata sobre o controle ético da população de cães e gatos no Paraná. O objetivo é atualizar a legislação incluindo disposições que regulam os comércios de animais e a inclusão de multa aos estabelecimentos que negligenciam os cuidados com os animais que comercializam.
O projeto de lei 426/2023, das deputadas Maria Victoria (PP) e Mabel Canto (PSDB) e dos deputados Ney Leprevost (PP), Bazana (PSD), Professor Lemos (PT), Matheus Vermelho (PP) e Batatinha (MDB), que acrescenta dispositivos à lei nº 19.173/2017 que dispõe sobre a organização da Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná também foi aprovado. A proposta amplia a delimitação de doenças a serem rastreadas pelo teste do pezinho seguindo a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente, com base em evidências científicas, considerados os benefícios do rastreamento, do diagnóstico e do tratamento precoce, priorizando as doenças com maior prevalência no Estado, com protocolo de tratamento aprovado.
O mesmo ocorreu com o projeto de lei 105/2025, do deputado Alexandre Curi (PSD), que altera a lei nº 17.826/2013, que dispõe sobre a concessão e a manutenção do título de utilidade pública a entidades do Paraná. O objetivo é atualizar a legislação estadual para permitir a remuneração de dirigentes que exerçam funções executivas em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos. A medida alinha-se às normativas federais, como as Leis nº 9.790/1999 e nº 13.019/2014, que reconhecem a necessidade de profissionalização da gestão dessas entidades, especialmente diante do aumento das exigências para a celebração de parcerias com o poder público
Pedido de vistas
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) solicitou pedido de vistas do projeto de lei 479/2023, do deputado Tito Barichello (União), que cria a Rota Turística do Tiro Desportivo de Curitiba e Região Metropolitana e do projeto de lei 987/2023, do deputado Ricardo Arruda (PL), que instituiu o dia 20 de novembro como o Dia Estadual do Patriota. A data escolhida foi a data de falecimento do senhor Cleriston da Cunha, ocorrido dentro do Presídio da Papuda, em Brasília. O deputado Romanelli também solicitou o adiamento da análise do projeto de lei 186/2023, das deputadas Maria Victoria (PP) e Cristina Silvestri (PP) e dos deputados Ademar Traiano (PSD), Ricardo Arruda (PL), Adão Litro (PSD) e Soldado Adriano José (PP) além dos ex-deputado estadual e atual prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto (PL) e ex-deputado e atual prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), que estabelece sanções aos ocupantes ilegais e invasores de propriedades no Paraná.
Títulos de cidadania
Também foram aprovados o projeto de lei 47/2025, do deputado Delegado Jacovós (PL), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao juiz de Direito e titular da 4ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Maringá, Givanildo Nogueira Constantinov; e o projeto de lei 701/2023, do deputado Evandro Araújo (PSD), que concede o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao professor Igor Chmyz. Pioneiro no desenvolvimento da Arqueologia no Paraná.
Datas comemorativas
Os integrantes da CCJ também analisaram e aprovaram o projeto de lei 383/2019, do deputado Cobra Repórter (PSD), que concede ao município de Rolândia o título de Capital Estadual do Ciclista; o projeto de lei 128/2025, do deputado Márcio Pacheco (PL), que insere no calendário oficial de eventos do Paraná o evento Wine Day Festival, na primeira quinzena do mês de abril, em Cascavel; o projeto de lei 407/2024, do deputado Anibelli Neto (MDB), que concede o título de Capital Estadual do Urucum ao município de Paranacity que é líder na produção paranaense e responsável por 3,7% da produção nacional (dados do Departamento de Economia Rural (Deral); o projeto de lei 143/2025, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que institui o dia estadual do zootecnista a ser celebrado anualmente em 13 de maio, data que marca a regulamentação oficial da profissão no Brasil e faz referência à data de colação da primeira turma de zootecnistas do país, em 1966, na Universidade Federal da Paraíba; e o projeto de lei 50/2025, da deputada Cristina Silvestri (PP) que institui o dia 13 de julho como o Dia Música e Viola Caipira no Paraná.
Baixa em diligência
Cinco projetos de lei tiveram o pedido de diligência solicitado. São eles: o projeto de lei 594/2023, do deputado Soldado Adriano José (PP), que institui a Política Pública de Monitoramento e Vídeo Vigilância por Totem em todo o Paraná à Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp); o projeto de lei 21/2025, do deputado Anibelli Neto (MDB), que altera a redação do § 1º do art. 303 da lei nº 22.130/2024, que trata sobre a criação da Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor no Paraná à Secretaria Estadual da Cultura; o projeto de lei 60/2025, do deputado Ney Leprevost (PP), que estabelece que todos os hospitais, hotéis e motéis no território do Paraná trocarão lençóis, fronhas e toalhas para lavagem de acordo com as normas sanitárias quando houver alteração de pacientes ou hóspedes às secretarias estaduais da Saúde e da Justiça e Cidadania; o projeto de lei 680/2024, do deputado Matheus Vermelho (PP), denomina de 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná – Bartolomeu Mitre, o atual 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Foz do Iguaçu à Secretaria Estadual da Educação e o projeto de lei 572/2024, do deputado Gilson de Souza (PL), que dispõe sobre o fornecimento de dieta especial para pessoas com doença celíaca e permite a entrada desses alimentos a pacientes internados em hospitais da rede pública e privada do Paraná à Secretaria Estadual da Saúde.
Utilidade pública
Antes do encerramento da reunião, os deputados aprovaram em bloco propostas que tratam da concessão de títulos de utilidade pública. São eles: o projeto de lei 672/2024, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), à Associação dos Moradores do Jardim Botânico de Curitiba; o projeto de lei 40/2025, do deputado Delegado Jacovós (PL), à Casa Assistencial ACL Maringá; o projeto de lei 42/2025, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), à Associação Telemacoborbense para Inclusão, Trabalho e União dos Deficientes, em Telêmaco Borba; o projeto de lei 117/2025, do deputado Tito Barichello (União), para jovens com uma Missão Monte das Águias, com sede em Almirante Tamandaré; o projeto de lei 121/2025, do deputado Evandro Araújo (PSD), à Associação de Futebol Amador de Rolândia; o projeto de lei 122/2025, da deputada Cloara Pinheiro (PSD), à Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (Asam) e o projeto de lei 136/2025, do deputado Tito Barichello (União), ao Moto Clube Missionário Ceifeiros da Meia-noite, com sede em Curitiba.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca a importância da desburocratização para o setor industrial no Paraná
Published
15 horas agoon
16 de abril de 2025By

O deputado estadual e Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Fernando Guerra (União), destacou a importância da desburocratização nos processos do setor industrial no Paraná durante a lançamento da Agenda Legislativa da Indústria – 2025, promovido pela FIEP, na última terça-feira (15).
“A indústria paranaense é uma das grandes responsáveis por manter o nosso estado em movimento. Não estamos falando apenas de máquinas, investimentos e grandes estruturas. Estamos falando de emprego, dignidade e oportunidade para milhares de famílias. E é por isso que o poder público precisa ser um aliado da indústria e jamais um obstáculo”, destacou o deputado quando se referiu aos grandes resultados que o Paraná vem alcançando.
A produção industrial do Paraná fechou 2024 com crescimento de 4,2% de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O desempenho foi superior à média nacional registrada pelo instituto, que foi de aumento de 3,1%.
O Estado ainda teve o segundo melhor desempenho do Sul do Brasil, atrás de Santa Catarina (7,7%) e à frente do Rio Grande do Sul (0,6%). Em relação aos demais estados brasileiros, o resultado da indústria paranaense foi melhor do que os principais polos industriais do Brasil.
Durante o evento, Guerra destacou as conquistas e frisou sobre a importância de facilitar os processos pensando no futuro saudável para o setor. “Em tempos de burocracia excessiva, de tributações confusas e insegurança jurídica, é nosso dever trabalhar para destravar o caminho de quem produz, de quem investe, de quem emprega. Eu sempre digo que o desenvolvimento sustentável do Paraná depende de um tripé claro: infraestrutura, qualificação e desburocratização”, afirmou.
De acordo com o deputado, o Poder Legislativo tem um papel fundamental nesse processo. “Não é função do Estado atrapalhar. É função do Estado organizar, facilitar, proteger quem produz e garantir que as regras do jogo sejam justas para todos. Somos parceiros da indústria, como sempre fomos, mas com um novo olhar: o de quem entende que desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com estabilidade, com visão de longo prazo e com a escuta ativa de quem vive a realidade do setor”, destacou.
Luiz Fernando Guerra comenta ainda sobre a vocação do estado e sua gente que sabe trabalhar e olhar para o futuro. “A política que eu acredito é feita com base no que funciona. E o que funciona é simples: infraestrutura que conecta, qualificação que prepara e desburocratização que liberta. Esse é o caminho”, destacou ele.
O evento marcou o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, iniciativa da FIEP que apresenta e destaca propostas legislativas com potencial de fortalecer e impulsionar o setor industrial no Paraná.
Fonte: ALPR PR

Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar

Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão

Após obras, Sanepar faz visitas a 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção

Rodovia de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, terá novo bueiro metálico
PARANÁ


Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção
A cultura da cevada, que está em início de plantio, volta a ganhar espaço no Paraná com previsão de se...


Após obras, Sanepar faz visitas a 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques
As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora,...


Rodovia de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro, terá novo bueiro metálico
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta quarta-feira...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ7 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’