17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    POLÍTICA PR

    Causas e efeitos das mudanças climáticas é o assunto do programa Assembleia Entrevista

    Publicado em

    As emissões de gases de efeito estufa recobrem a Terra – que está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX, retendo o calor do sol, levando ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Esse cenário, que significa um grande alerta para a humanidade, é tratado no programa Assembleia Entrevista, no ar na TV Assembleia, que recebe nesta edição o engenheiro florestal e consultor ambiental César Tavares.

    Durante o programa ele faz uma análise dos impactos pelos quais o planeta vem passando nas últimas décadas por causa da degradação do meio ambiente. “Infelizmente, tivemos uma intensificação da emissão de gases de efeito estufa, especialmente com a revolução industrial (o que impulsionou a queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás), culminando com os impactos que estamos sentindo hoje, em grande intensidade”, explica o engenheiro.

    O especialista alerta que o mundo está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história. Tavares sublinha que as consequências – enchentes, estiagens severas, furações e incêndios florestais, por exemplo – mesmo sendo previstas pela comunidade científica, estão ocorrendo com velocidades muito acima das esperadas, e com intensidades extremas. Em junho, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicou que há uma probabilidade de 80% de que a temperatura global média anual ultrapasse temporariamente 1,5°C acima dos níveis pré-industriais em pelo menos um dos próximos cinco anos.

    Leia Também:  Assembleia inaugura sessões não deliberativas com homenagem a vigilantes

    Nos manguezais do Paraná

    Os resultados positivos do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, desenvolvido no Paraná pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, por meio do programa Petrobras Socioambiental é outro tema com destaque no programa. O engenheiro florestal é técnico em adaptação à mudança climática do projeto, atua na formulação de políticas públicas ambientais e coordena diversas iniciativas no Mater Natura. A entidade é uma associação civil ambientalista, sem fins econômicos, de caráter científico, educacional e cultural, que começou a atuar em 1983. Tem como objetivo social trabalhar pela defesa, proteção, preservação, conservação, recuperação e manejo sustentável do meio ambiente, do patrimônio histórico e paisagístico e dos bens e valores culturais em âmbito nacional.

    De acordo com César Tavares, a proposta do projeto “Olha o Clima, Litoral!” é desenvolver e implementar estratégias e práticas de adaptações para os manguezais do Paraná, forma a tornar estes ecossistemas costeiros as comunidades locais mais resilientes à mudança climática. Entre as ações previstas estão a restauração de pelo menos seis hectares de brejos salinos e manguezais da Baía de Antonina, diagnosticar os remanescentes de mangues e marismas e estimar os respectivos estoques de carbono, no cenário atual e em cenários futuros. A equipe também vai fornecer subsídio técnico para tomadores de decisão, diagnosticar o cenário socioambiental em sete municípios do litoral do Paraná, atuar com educação ambiental, entre outras ações.

    Leia Também:  Servidores lotam Plenarinho para palestra de atualização sobre licitações e contratações no Paraná

    É só sintonizar na TV Assembleia

    O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

    Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

    Fonte: ALPR PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    POLÍTICA PR

    Deputado Luiz Fernando Guerra (União) destaca a importância da desburocratização para o setor industrial no Paraná

    Published

    on

    By

    O deputado estadual e Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Fernando Guerra (União), destacou a importância da desburocratização nos processos do setor industrial no Paraná durante a lançamento da Agenda Legislativa da Indústria – 2025, promovido pela FIEP, na última terça-feira (15).

    “A indústria paranaense é uma das grandes responsáveis por manter o nosso estado em movimento. Não estamos falando apenas de máquinas, investimentos e grandes estruturas. Estamos falando de emprego, dignidade e oportunidade para milhares de famílias. E é por isso que o poder público precisa ser um aliado da indústria e jamais um obstáculo”, destacou o deputado quando se referiu aos grandes resultados que o Paraná vem alcançando.

    A produção industrial do Paraná fechou 2024 com crescimento de 4,2% de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O desempenho foi superior à média nacional registrada pelo instituto, que foi de aumento de 3,1%.

    Leia Também:  Edição da Assembleia Itinerante em Ivaiporã marca a agenda do Legislativo

    O Estado ainda teve o segundo melhor desempenho do Sul do Brasil, atrás de Santa Catarina (7,7%) e à frente do Rio Grande do Sul (0,6%). Em relação aos demais estados brasileiros, o resultado da indústria paranaense foi melhor do que os principais polos industriais do Brasil.

    Durante o evento, Guerra destacou as conquistas e frisou sobre a importância de facilitar os processos pensando no futuro saudável para o setor. “Em tempos de burocracia excessiva, de tributações confusas e insegurança jurídica, é nosso dever trabalhar para destravar o caminho de quem produz, de quem investe, de quem emprega. Eu sempre digo que o desenvolvimento sustentável do Paraná depende de um tripé claro: infraestrutura, qualificação e desburocratização”, afirmou.

    De acordo com o deputado, o Poder Legislativo tem um papel fundamental nesse processo. “Não é função do Estado atrapalhar. É função do Estado organizar, facilitar, proteger quem produz e garantir que as regras do jogo sejam justas para todos. Somos parceiros da indústria, como sempre fomos, mas com um novo olhar: o de quem entende que desenvolvimento econômico precisa caminhar junto com estabilidade, com visão de longo prazo e com a escuta ativa de quem vive a realidade do setor”, destacou.

    Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defende projeto que valoriza fumicultores do Paraná

    Luiz Fernando Guerra comenta ainda sobre a vocação do estado e sua gente que sabe trabalhar e olhar para o futuro. “A política que eu acredito é feita com base no que funciona. E o que funciona é simples: infraestrutura que conecta, qualificação que prepara e desburocratização que liberta. Esse é o caminho”, destacou ele.

    O evento marcou o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria, iniciativa da FIEP que apresenta e destaca propostas legislativas com potencial de fortalecer e impulsionar o setor industrial no Paraná.

    Fonte: ALPR PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA