POLÍTICA PR
Campanha para Conscientização, Prevenção e Tratamento de Doenças do Sono é aprovada na Assembleia
Publicado em
24 de março de 2025por

As doenças do sono representam um problema de saúde pública crescente no Brasil, com consequências severas para a qualidade de vida e a saúde dos indivíduos. Dados da Fundação Oswaldo Cruz indicam que 72% dos brasileiros sofrem de alguma forma de doença relacionada ao sono. Diante desse cenário, foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira (24) um projeto de lei que institui a Campanha Permanente de Conscientização, Prevenção e Tratamento das Doenças do Sono no Estado do Paraná.
A proposta 460/2024, de autoria do deputado Tito Barichello (União), pretende desenvolver programas de educação em saúde para promover a conscientização sobre a importância do sono e sua qualidade para a saúde, estabelecer diretrizes para a formação e capacitação de profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento das doenças do sono, promover pesquisas e estudos sobre o tema com o objetivo de aprimorar as práticas de prevenção e tratamento e incluir o diagnóstico e o tratamento das doenças do sono nas políticas e programas de saúde.
Entre as principais doenças do sono estão a insônia, a apneia do sono, a narcolepsia e a síndrome das pernas inquietas, que merecem atenção especial devido aos seus impactos negativos. Segundo o deputado, espera-se uma significativa melhora na qualidade de vida dos paranaenses com a implementação desta campanha. “A conscientização sobre a importância do sono, aliada à capacitação profissional e ao acesso a serviços especializados, contribuirá para a redução da prevalência e do impacto das doenças do sono, reforçando o compromisso do Estado com a saúde e o bem-estar de sua população”, justifica o texto.
PGE
Também em primeiro turno, foi aprovado o projeto de lei complementar 2/2025, que possibilita que a Procuradoria-Geral do Estado seja responsável pela defesa do governador, do vice-governador, dos secretários de Estado e de outras autoridades em demandas propostas nos âmbitos judiciais, extrajudiciais e de contas, decorrentes de atos efetivados no exercício de suas atribuições constitucionais, legais ou regulamentares, seguindo o modelo já adotado pela Advocacia-Geral da União, conforme autorização contida na Lei Federal nº 9.028/1995.
A proposta do governo também pretende realizar ajustes na nomenclatura e nos requisitos de nomeação pertinentes aos cargos de Diretor-Geral e Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado, além de incluir como fonte de receita do Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado parcelas oriundas de fundos vinculados a autarquias, o que viabilizará a assunção plena da representação judicial, da consultoria jurídica e da cobrança da dívida ativa das entidades autárquicas pelo referido órgão.
A iniciativa modifica a Lei Complementar nº 26/1985, que trata do Estatuto da Procuradoria-Geral do Estado, e a Lei nº 14.234/2003, que institui o Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Estado, além de revogar a Lei nº 18.919/2016, que permitia à Procuradoria celebrar composições em execuções fiscais.
Turno Único
O projeto de lei 233/2024, do deputado Ney Leprevost (União), que institui a Semana Cultural Aviva Litoral, a ser realizada anualmente na terceira semana de janeiro, foi aprovado em turno único. O objetivo é estimular o acesso da população às políticas públicas que garantam a expressão da arte, da cultura cristã e das ações sociais voltadas à comunidade local, com colaboração de interesse público. Os deputados aprovaram o substitutivo geral que exclui o trecho que impunha atribuições ao Poder Executivo.
Também foi aprovada a proposição 544/2024, do deputado Alexandre Amaro (REP), que concede o título de Utilidade Pública à Associação SOS Socorrendo Vidas, de Cambé. Segundo a justificativa, as ações sociais realizadas pela instituição auxiliam muitas pessoas a terem uma vida mais digna, por meio das diversas doações feitas diariamente para as famílias inscritas.
Segundo Turno
Voltou à pauta o projeto de lei 465/2024, de autoria do deputado Tito Barichello, que institui a Campanha sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. O objetivo é aumentar a conscientização pública em relação a essa condição debilitante e complexa. “Visa não só sensibilizar a população, mas também fomentar a coleta e a análise sistemática de dados sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica”, justifica o autor. A doença é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores, responsáveis pelo controle dos músculos voluntários.
O texto avançou na forma de um substitutivo geral, alterando a Lei nº 19.690/2018, que institui o Dia Estadual de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica, celebrado anualmente em 21 de junho, e passa a incluir a campanha, ampliando esforços, proporcionando educação contínua e suporte às comunidades afetadas.
Já o projeto de lei 125/2023, dos deputados Luiz Fernando Guerra (União) e Requião Filho (PT), recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto altera a Lei nº 14.855/2005, que trata dos padrões técnicos de qualidade nutricional a serem seguidos pelas lanchonetes e similares instalados nas escolas de ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto das instituições particulares.
Redação Final
Quatro proposições seguem para sanção. O projeto de lei 312/2024, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), determina a obrigatoriedade da inclusão da informação sobre o fator de alto risco na carteira de pré-natal pelos serviços de saúde públicos e privados no Estado do Paraná.
E os projetos de lei 708/2023, da deputada Maria Victoria (PP), que concede o título de Utilidade Pública ao Instituto de Arte e Cultura de Maringá, 259/2024, do deputado Soldado Adriano (PP), que institui no calendário oficial do Estado do Paraná o Dia Estadual do Compositor Musical Paranaense, a ser comemorado anualmente em 31 de março, e 715/2024, do deputado Ney Leprevost, que concede o título de Utilidade Pública Estadual ao Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares.
Sessão Dupla
Os deputados estaduais participam de duas sessões plenárias nesta terça-feira (25), uma ordinária e outra extraordinária. Ambas terão transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná
Published
2 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Com chuvas cada vez mais intensas e longos períodos de seca, a emergência climática é uma realidade cada vez mais presente nas vidas dos moradores do Paraná. Para lidar com este cenário, os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PT) conceberam um projeto para aliar o uso da Inteligência Artificial (IA) ao enfrentamento dos eventos climáticos extremos.
O PL 175/2025, apresentado nesta segunda-feira (31), permite que o Governo do Paraná firme parcerias com entidades públicas e privadas para operar a Inteligência Artificial. Junto a órgãos científicos, o Executivo deverá alimentar a ferramenta com informações atualizadas. “As medidas vão desde a comunicação imediata com demais entes federativos até a elaboração de planos de prevenção, mitigação e, quando necessário, evacuação da população”, exemplifica a deputada Maria Victoria, na justificativa do texto.
“A IA permitirá a análise contínua e em tempo real de grandes volumes de dados climáticos, identificando padrões. Isso deve auxiliar a Defesa Civil na resposta rápida e coordenada a desastres climáticos, permitindo medidas preventivas, principalmente”, ilustra Requião.
O apoio da IA deve auxiliar ainda no aprimoramento de sistemas de controle das emissões de gases do efeito estufa das cadeias produtivas, na criação de sistemas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas e o aprimoramento das estações climáticas e hidrológicas, tal como a instituição de um sistema de vigilância em saúde associado às doenças climáticas e à poluição atmosférica, detalha o texto.
O projeto cita ainda benefícios como o cumprimento de acordos internacionais e fortalecimento da imagem do país no cenário internacional, otimização da eficiência energética, elevação da produção agrícola e auxílio na elaboração de políticas de sustentabilidade.
A proposta ainda deve tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Legislação e debate
O projeto chega na Alep em um momento no qual a IA é amplamente discutida pelo Poder Público. No último mês, duas propostas que definem os usos da IA na Administração Pública foram aprovadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Em outubro, o Executivo realizou o evento “Potencial da Inteligência Artificial no Serviço Público” para incentivar soluções com IA. “Inteligência Artificial e Mudança do Clima”, organizado pelo governo federal em janeiro, discutiu como a IA pode acelerar as ações climáticas.
“O Paraná precisa ser um Estado atento, que integra conhecimento científico e políticas públicas. Entendo que a IA deve ser utilizada como uma ferramenta para a tomada de decisões rápidas, técnicas e baseada em dados”, concluiu Requião.
Fonte: ALPR PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
PARANÁ


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba
A Ceasa Paraná firmou com a Prefeitura de Curitiba uma iniciativa para contribuir com a alimentação de animais silvestres atendidos...


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...


PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 23 anos, condenada judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas,...


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025