NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa entrega o título de Cidadã Honorária do Paraná a Marina Nessi, idealizadora da Casacor

Publicado em

Destaque nacional no cenário da arquitetura, design e decoração de interiores, a gaúcha Marina Menegotto Nessi é a mais nova Cidadã Honorária do Estado do Paraná. O título foi entregue durante uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira (18), por iniciativa do deputado Alexandre Curi (PSD), 1º secretário, enaltecendo a trajetória da homenageada, idealizadora da mostra CASACOR, que neste ano chegou a sua 30ª edição.

Segundo Curi, a dedicação à valorização do patrimônio arquitetônico e cultural, aliada à contribuição para o fortalecimento do setor de decoração e design de interiores no Paraná, fazem de Mariana Nessi merecedora da Cidadania Honorária de nosso estado. “Seu compromisso com a valorização do patrimônio arquitetônico e cultural, aliado ao fortalecimento de um setor que gera empregos, movimenta a economia e inspira milhares de pessoas, é um exemplo do que significa construir um legado”, afirmou.

Curi lembrou que ela coordena a CASACOR desde 1994, mostra que é sinônimo de sucesso, e neste ano teve como ambiente um casarão da década de 80, localizado no bairro Batel, em Curitiba. Hoje, o evento é um dos maiores e mais prestigiados do país, com Marina desempenhando um papel fundamental na valorização do talento local, na promoção de novos profissionais e no fomento à inovação no setor. “Trinta edições da CASACOR Paraná, todas sob sua liderança, não são apenas números, mas um testemunho do impacto duradouro do seu trabalho em nosso estado. A CASACOR, sob sua coordenação, tornou-se um marco, uma vitrine que coloca o Paraná no mapa do design e da arquitetura, atraindo os melhores profissionais e consolidando uma referência nacional no setor”, declarou em seu pronunciamento. “É uma justa homenagem”, frisou.

“Ela é inovadora”, garantiu a carioca Regina Bruni, lighting designer e proprietária do estúdio que leva seu nome, parceira de inúmeros projetos. Regina destacou que Marina é merecedora do título e teve uma contribuição decisiva na transformação do setor da arquitetura, design de interiores e decoração. Opinião compartilhada por Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária do Paraná e apresentador do programa Mercado Imobiliário de Canto a Canto. “Hoje estamos aqui homenageando você, Marina, para deixar registrada a importância que a CASACOR tem para o mercado imobiliário”, disse. Canto fez questão ainda de parabenizar o deputado Alexandre Curi pela homenagem.

Leia Também:  Segundo dia da Semana do Idoso na Assembleia inicia com o Curso Básico de Uso do Celular para população 60+

Bastante emocionada, Marina Nessi agradeceu a honraria, que recebia na presença de tantos amigos, e fez um relato sobre sua trajetória, sua formação, recordando também do momento que chegou a Curitiba. “Sinto-me honrada com esse título”, declarou a mais nova Cidadã Honorária do Paraná. “Aqui, nesta terra, fui contaminada pelo espirito empreendedor. Só posso agradecer a esse povo e todos que apostaram nos meus projetos. Eles foram os protagonistas dessa minha história”, assegurou. “Está honraria que recebo hoje torna legítima a escolha feita por meu coração há muitos anos. Sou paranaense, com muito orgulho”, sublinhou.

Na celebração das três décadas da CASACOR, o evento retornou neste ano ao local de origem. A escolha do endereço se deu a pedido dos profissionais do setor. Conforme Marina, o espaço escolhido para a edição de 2024 (que aconteceu nos meses de junho e julho) permitiu aos profissionais – e visitantes – uma reflexão sobre a nova forma de morar, representada através dos projetos criativos que compuseram os ambientes. Como é tradição, a mostra apresentou tendências inovadoras, proporcionando experiências sensoriais únicas ao público.

A cerimônia, que ocorreu no Plenário Waldemar Daros, contou com as presenças de amigos, familiares e profissionais do setor, e, especialmente, de Lauren Nessi Maurer, Laura e Manoela, respectivamente, filha e netas da homenageada, e do genro Paulo Veiga. O título de Cidadania Honorária, maior honraria concedida pela Casa Legislativa, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, e transformado na Lei estadual 22.039/2024 (publicada no Diário Oficial nº. 11692 de 2 de julho). A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais, e pode ser conferida no vídeo disponibilizado no canal do Legislativo no YouTube.

Leia Também:  As estratégias para ampliar a cobertura vacinal no Paraná é o assunto em destaque na nova edição do Assembleia Entrevista

Inovação e promoção de talentos

Figura de destaque nacional no cenário da arquitetura, design e decoração de interiores, Mariana Menegotto Nessi, nasceu na cidade de Porto Alegre (RS), e acabou fixando residência em Curitiba – a Capital do Paraná. Sua trajetória profissional é marcada por uma série de realizações que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a valorização dessas áreas, sobretudo no estado paranaense. O envolvimento com o segmento de decoração teve início ainda em 1980, quando estabeleceu uma loja de revestimentos e se tornou representante de uma indústria de tapetes. Essa iniciativa proporcionou o primeiro contato com o projeto CASACOR, mostra de arquitetura, de design e de paisagismo.

Em 1987, durante um período de inovação na decoração no Brasil, a CASACOR deu início a uma nova era em São Paulo. Posteriormente, em 1992, Mariana foi encarregada de introduzir esse conceito na região Sul, assumindo as franquias do Rio Grande do Sul (por 15 anos), e depois em Santa Catarina. A partir de 1994, a mostra começa a ser realizada no Paraná, onde celebrou neste ano um sucesso contínuo e crescente, com a 30ª edição.

Desde aquele momento, ela tem sido a responsável pela CASACOR Paraná, transformando-a em um marco anual, que reúne profissionais e entusiastas da arquitetura e design. Ao longo de sua carreira, ela coordenou e idealizou a mostra, além de participar ativamente de convenções internacionais e viagens de pesquisa em busca de inspiração e tendências. Seu trabalho foi reconhecido com diversos prêmios e homenagens, incluindo o título de Cidadã Honorária de Curitiba e a Comenda da Ordem Estadual do Pinheiro pelo Governo do Paraná.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Visitas guiadas na Assembleia Legislativa promoveram educação e cidadania para os visitantes

Published

on

By

Quem visita a Assembleia Legislativa, além de conhecer como funciona o Poder Legislativo, recebe uma aula de história do Paraná através das obras de arte de artistas renomados como Teodoro de Bonna e Poty Lazzarotto. As visitas guiadas são verdadeiros suportes do ensino para estudantes e de ampliação de saberes para os mais diversos visitantes que passam todo ano pela Casa de Leis do Paraná. Os visitantes exploram e vivenciam uma grande diversidade de conteúdos e, ao entrarem em contato com o ambiente legislativo, compreendem melhor as atribuições dos parlamentares e os processos de criação das leis.

Em 2024, a Assembleia Legislativa recebeu 165 grupos de visitantes, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de 50 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.834 visitantes. Do Paraná, a Assembleia recebeu visitantes de Curitiba, Palmeira, São Jerônimo da Serra, Araucária, Campina Grande do Sul, Colombo, Rio Azul, São José dos Pinhais, Pato Branco, Coronel Vivida, Loanda, Ponta Grossa, Piraquara, Cascavel, Guarapuava, , Laranjeiras do Sul, Pinhais, Carambeí, Antônio Olinto, Pontal do Paraná, Telêmaco Borba, Palmas, Lapa, Porecatu, Quatro Barras, Reserva, Apucarana, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Castro, Paranavaí, União da Vitória, Tijucas do Sul, Cantagalo, Tomazina, Marechal Cândico Rondon, Rio Negro, Irati, Borrazópolis, Campo Mourão, Cruzeiro do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jerônimo da Serra, Maringá, São Jorge do Ivaí, São João do Caiuá, Londrina e Japira. Além de um grupo da cidade de Canoinhas, em Santa Catarina e outro grupo de universitários intercambistas de Paris, França.

Leia Também:  Segundo dia da Semana do Idoso na Assembleia inicia com o Curso Básico de Uso do Celular para população 60+

Aula de História

A recepção dos visitantes feita pela equipe de Cerimonial da Assembleia acontece já na portaria e segue para o Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, onde é explicado um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e mostrado o painel de Poty Lazarotto, datado de 1974, em madeira, que representa os três poderes. Já no Salão Nobre, são mostradas as obras de arte expostas e se fala um pouco sobre a história da política e do Legislativo Paranaense.

Havendo sessão plenária os visitantes podem acompanhar o trabalho dos deputados em tempo real, caso o horário seja diverso da sessão plenária, os visitantes conhecem o Plenário, local das mais importantes decisões legislativas do estado. No local, ganham destaque as placas solenes com os Brasões Paranaenses. Uma das placas marca a Lei Imperial de 29 de agosto de 1853, quando o presidente da Província do Paraná era Zacarias de Góes de Vasconcelos e Dom Pedro II, era o Imperador do Brasil. Ali estão todos os nomes dos deputados daquela primeira legislatura, muitos que se transformaram em nomes de ruas em várias cidades paranaenses como Brigadeiro Franco, Barão dos Campos Gerais e Comendador Roseira, entre outros.

Há também, no plenário, outras duas placas: uma delas de 2003, momento em que o Paraná registrava uma grande safra e apresentava um expressivo crescimento industrial, e outra, bem no centro do plenário, revela o Brasão de armas do Estado. Ele foi criado por lei no ano de 1910 e tem como figura central um Semeador, que representa o trabalhador rural. Também aparecem no Brasão três montanhas com os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o de Ponta Grossa e o de Guarapuava. Ao lado, o Sol Nascente aqui e o Gavião-real, demonstrando a força do Paraná. Nas laterais, ramos de Araucária que destacam as riquezas naturais. Símbolos que revelam parte da identidade paranaense e que também nos contam um pouquinho da nossa história.

Leia Também:  Deputado destaca envio de projeto de lei para a criação do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

Todo acervo é monitorado por especialistas que verificam as condições de preservação e a necessidade ou não de reparo dos quadros e esculturas espalhadas pelos corredores do Legislativo. As obras estão catalogadas e fazem parte do patrimônio e do acervo da Assembleia, valor cultural, histórico e econômico do acervo.

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa e fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício informando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas acontecem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, porque são dias em que ocorrem as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007. Ou acesse o site: www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA