NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do Porto de Paranaguá

Publicado em

O Porto de Paranaguá, administrado pela empresa pública Portos do Paraná, completou 90 anos de história e para celebrar a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene, na noite desta terça-feira (18), no Plenário da Casa de Leis. Proposta pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), a solenidade reuniu políticos, lideranças, empresários e funcionários.

“Nossos portos são exemplos de gestão e de modernidade para o Brasil, com uma atuação que orgulha os paranaenses. Trata-se da principal porta de saída do agronegócio brasileiro, que vêm crescendo de forma sustentável ano após ano e, sobretudo, desenvolvendo o Litoral com geração de emprego e renda. Por isso, essa homenagem é uma forma de reconhecer a importância estratégica e histórica da Portos do Paraná para o crescimento do nosso Estado e do país, bem como destacar o trabalho de excelência desempenhado ao longo dessas nove décadas por seus gestores, colaboradores e parceiros”, destacou o proponente da solenidade.

Presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), fez questão de falar sobre os novos investimentos que o porto vem realizando para melhor sua eficiência e produtividade. “É o porto que tem uma das maiores obras portuárias do Brasil, que é o Moegão. E, nesta segunda-feira, o governador Ratinho Júnior anunciou mais um grande investimento de R$ 1 bilhão na obra do Píer em ‘T’. Ou seja, é uma justa homenagem ao Porto de Paranaguá, que por cinco vezes consecutiva foi eleito o porto mais eficiente do Brasil, batendo todos os recordes, ultrapassando 66 milhões de toneladas no ano passado”.

Para Curi, a homenagem é justa e ela se estende a todos os servidores que fazem do Porto “um dos mais eficientes do país, com uma administração competente, transparente, que está batendo todos os recordes é um exemplo para todo o Brasil”.

A vice-presidente da Casa de Leis, deputada Flávia Francischini (União), a homenagem é mais que merecida. “Nós temos que ter orgulho. Como paranaenses e a Assembleia Legislativa oferecendo essa homenagem hoje, que mostra o quanto o Porto de Paranaguá é respeitado pelo seu trabalho, por ser referência, não só nacionalmente, mas internacionalmente. Ele é a porta de entrada e saída de mercadorias. Isso faz com que a gente seja referência para o país”, afirmou a deputada.

Leia Também:  Semana Estadual de Conscientização e Combate ao Capacitismo começa no dia 21 de setembro

Referência

Como cidadão honorário de Paranaguá, o vice-governador, Darci Piana, se disse honrado em participar da solenidade. “Para mim é uma honra muito grande ser cidadão de uma cidade que tem um porto com 90 anos, de onde sai a riqueza do Estado, a nossa produção agrícola, da indústria de um modo geral. Além disso, foi eleito o melhor porto nos últimos cinco anos consecutivos. Somos o melhor porto desse país e o mais bem administrado”.

“Viver este momento de celebrar os 90 anos do Porto de Paranaguá é uma grande alegria para nós. Ainda mais recebendo esta homenagem da Assembleia Legislativa, que se estende a toda a comunidade portuária, aos nossos colaboradores e, em especial, aos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs). Agradeço imensamente ao presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi, e ao deputado Hussein Bakri por terem proposto esta sessão solene, que ficará marcada na nossa história”, afirmou o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia da Silva

Comandante do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante, Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, também falou sobre a importância do porto. “É um reconhecimento da Casa do Povo para o Porto de Paranaguá. Um porto que vem crescendo, que é a porta do Paraná, que é de onde sai toda a nossa produção, praticamente toda a produção agrícola do Paraná e de outros estados também, o maior porto graneleiro da América Latina”, disse. O vice-almirante também demostrou satisfação porque a Marinha terá um novo edifício para suas instalações. “Esse novo edifício vai aumentar o nosso trabalho, vai dar mais agilidade nas certificações e no retorno necessário para que o porto tenha mais agilidade ainda”, afirmou.

Também participaram da solenidade a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável; Everton Souza; o capitão do Portos do Paraná, comandante Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto; o presidente da Fomento Paraná, Vinicius Rocha; o presidente da Ferroeste, André Luis Gonçalves; o diretor-geral do Detran/Paraná, Adriano Furtado, representando a Câmara Municipal de Paranaguá, o vereador Luizinho Maranhão; o deputado estadual Ney Leprevost (União); lideranças, empresários, políticos e funcionários do Portos Paraná.

Leia Também:  Líderes de Rondon reivindicam recursos para fortalecer hospital

Histórico do Porto

Administrado pela Portos do Paraná, o Porto de Paranaguá é uma empresa pública que, em 2024, movimentou mais de 66 milhões de toneladas de cargas. É um dos mais importantes hubs logísticos da América Latina e referência em gestão portuária. No ano passado foi reconhecido pela quinta vez consecutiva, como a melhor administração portuária do Brasil.

Ele foi inaugurado oficialmente em 17 de março de 1935 e recebeu o nome de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, que visitou a região em 1880 e incentivou investimentos em infraestrutura, incluindo a construção da linha férrea que atravessa a Serra do Mar até a capital do estado. A partir dos anos 1970, destacou-se como um grande corredor de exportação de grãos e, mais recentemente, consolidou-se como um porto multipropósito. Hoje está preparado para a recepção e o envio de líquidos, veículos, contêineres, fertilizantes, celulose e demais cargas demandadas pelo mercado. Seu trabalho é marcado pela eficiência e pela inteligência logística.

Ainda na década de 1970, o Porto Barão de Teffé, em Antonina, foi incorporado ao complexo de Paranaguá, e a autarquia passou a se chamar Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Em 2014, a APPA foi transformada em empresa pública e, em 2019, passou a ser denominada Portos do Paraná. Mudou o nome e a visão administrativa que passou a ser focada na busca constante por eficiência e na otimização máxima dos 5.300 metros de cais e das áreas públicas utilizadas pelos operadores portuários por meio de arrendamentos de longo prazo. Ao finalizar os leilões de arrendamento, previstos para serem realizados ainda neste ano, o Porto de Paranaguá será a primeira autoridade portuária no Brasil a ter 100% das áreas públicas totalmente regularizadas.

Dados

Paranaguá é o maior corredor exportador de proteína animal, sendo responsável por 30% de toda a carne congelada vendida para o mundo. Dali também sai a maior quantidade de óleo vegetal do Brasil. É um dos principais portos graneleiros do mundo e a maior porta de entrada de fertilizantes do país, com um quarto de todo o adubo aplicado nas lavouras brasileiras passando pelo porto.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos

Published

on

By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.

Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.

O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.

Leia Também:  Assembleia Legislativa celebra os 73 anos de Tijucas do Sul

Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.

“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA