NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 73 anos de Tijucas do Sul

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná comemorou nesta segunda-feira (11), durante uma sessão solene realizada no Plenário da Casa, os 73 anos de fundação de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Proposta pelo deputado Thiago Bührer (União), a solenidade celebrou o crescimento e as conquistas do município ao longo das últimas sete décadas. O evento reuniu autoridades locais, estaduais e cidadãos do município e da região. A data foi comemorada com a entrega de diplomas menção honrosa a representantes da comunidade.

Durante a celebração foram homenageadas personalidades, lideranças comunitárias e políticas que se destacaram por sua dedicação e trabalho na construção da história do município, que é reconhecido como o celeiro do alimento orgânico no Estado. Segundo informações de 2021 do governo estadual, Tijucas do Sul é o município com mais produtores de orgânicos em todo o Paraná: são 197 certificados, distribuídos em 75 famílias. No Brasil, o Paraná é o líder, com 3.737 certificações.

O deputado Thiago Bührer lembrou que as figuras escolhidas para serem homenageadas são responsáveis por representar a cidade e contribuir para o seu desenvolvimento, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a valorização da cultura local. Segundo ele, o reconhecimento é fundamental para reforçar o espírito de comunidade e agradecer aos que fazem a diferença no município. “Esta semana temos o aniversário do município de Tijucas do Sul, por isso estamos fazendo hoje uma sessão solene para homenagear aquelas pessoas que fizeram a diferença na cidade, colaborando também com o Estado do Paraná. Estamos muito felizes em poder receber aqui autoridades do município, pessoas que fizeram parte da história de Tijucas do Sul. Esta é uma forma de agradecer a todos eles”, celebrou o parlamentar.

Leia Também:  Assembleia Legislativa do Paraná realiza Sessão Solene em Homenagem aos Lions Clubes do Estado

O vereador Sidinei José de Lima representou todos os homenageados na solenidade. “Esta é uma linda iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná e do deputado Thiago Bührer. É uma forma de reconhecer em vida tudo aquilo que as pessoas fizeram durante esta trajetória e continuam fazendo pro nosso município. É uma honra hoje estar aqui representando os demais munícipes. São ex-vereadores, empresários, líderes locais e pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento da nossa linda Tijucas do Sul”, frisou.

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, também foi homenageado e destacou uma série de atividades pelas quais a cidade é reconhecida no Paraná. “É muito gratificante ver esta merecida ao nosso município. Tijucas do Sul é conhecido como a capital da produção orgânica. Além disso, também somos reconhecidos pela criação de cavalos e de vegetais como inhame, cogumelo, morango. É um município muito produtivo que merece o reconhecimento da Assembleia”, ressaltou.

O presidente da Câmara municipal, vereador Ricardo Oliveira, também enalteceu as qualidades da cidade. “Tijucas do Sul é um cidade merecedora dessa homenagem. Aproveitamos a oportunidade para agradecer à Assembleia Legislativa por reconhecer o nosso município como capital dos orgânicos. Estamos avançando muito nisso e devemos agradecer a toda a Assembleia por todo o apoio que vem nos dando”, disse.

Leia Também:  Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participa de reunião técnica sobre normas sanitárias para a criação do Porco Moura

Tijucas do Sul originalmente pertencia a Curitiba e posteriormente a São José dos Pinhais, sendo elevada à categoria de município emancipado no dia 14 de novembro de 1951. Para as comemorações do aniversário do município, a Prefeitura fará na Praça Central, no dia 13 de novembro, um desfile cívico com a participação de escolas e associações, além de promover show e apresentações musicais.

Presenças

Também participaram da solenidade o ex-deputado Francisco Bührer, o vice-prefeito do município, Claudemir Pereira, o presidente da Associação Comercial de Tijucas do Sul, Walter Leão Guimarães, e a presidente do Sindicato Rural da cidade, Marli Catarina Vieira.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

Published

on

By

Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

Leia Também:  Adão e Paulo Litro viabilizam novos veículos para reforçar saúde em Manfrinópolis

A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

Leia Também:  Audiência Pública na UFPR debate projeto de 662/2024, do Poder Executivo, que altera licenciamento ambiental no Paraná

Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA