NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia lança cartilha para implementar Parlamentos Jovens em câmaras municipais

Publicado em

No próximo dia 5 de novembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná será palco do lançamento da cartilha “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”. O evento, que ocorrerá a partir das 9 horas, no Auditório Legislativo da Assembleia, visa apresentar um material que orienta vereadores (as) e servidores (as) sobre como instituir o Programa Parlamento Jovem em suas respectivas câmaras municipais.

O Parlamento Jovem é um programa voltado para o engajamento cívico de jovens, permitindo que estudantes de escolas públicas e privadas tenham a oportunidade de vivenciar a experiência parlamentar, apresentando e debatendo projetos que representem suas ideias e demandas. A cartilha foi elaborada com o objetivo de facilitar a implementação desse programa nas câmaras municipais do Paraná, fornecendo um passo a passo detalhado e exemplificando práticas bem-sucedidas já realizadas em diversas casas legislativas do estado.

Material prático e exemplos de sucesso

O “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens” reúne orientações detalhadas sobre os procedimentos necessários para a criação e gestão do programa, desde o planejamento inicial até a realização de sessões legislativas simuladas. Para dar suporte prático aos leitores, a cartilha apresenta exemplos de experiências bem-sucedidas de câmaras municipais que já implementaram o Parlamento Jovem, destacando boas práticas que podem servir de inspiração para novos projetos.

Leia Também:  Comissão de Constituição e Justiça apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2024

Palestras e presença de especialista

Após o lançamento oficial da cartilha, o evento contará com uma série de palestras ministradas por servidores que são responsáveis pela coordenação do Parlamento Jovem nas câmaras municipais mencionadas no material. Entre os palestrantes, destaca-se a presença do autor da cartilha, Edson Gil, doutor em Ciência Política e especialista na área. Edson foi coordenador do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira, projeto que recebeu o IV Prêmio Gestor Público Paraná em 2016 e é considerado referência em publicação do Senado Federal. Durante a palestra, ele abordará os desafios e as soluções para a implementação do programa, destacando a importância de iniciativas que fomentem a participação política e o exercício da cidadania entre os jovens.

O lançamento da cartilha e as palestras têm como objetivo principal incentivar mais câmaras municipais a aderirem ao Programa Parlamento Jovem, criando espaços de diálogo e aprendizado para estudantes de diversas localidades. “Acreditamos que a educação política é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados. Com essa cartilha, queremos dar o suporte necessário para que mais câmaras se sintam seguras e preparadas para implementar o Parlamento Jovem”, destacou Roberta Picussa, coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia Também:  Aprovados no concurso participam da solenidade de apresentação dos procedimentos sobre nomeação e entrega de documentos

O evento é aberto ao público e voltado especialmente para vereadores(as), novos vereadores (as) eleitos (as), servidores(as) de câmaras municipais, educadores e interessados na promoção da educação política entre jovens. Faça sua inscrição pelo link https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/lancamento-do-guia-pratico-para-implementar-parlamentos-jovens-em-camaras-municipais-no

Serviço:
– Evento: Lançamento da cartilha “Guia Prático para Implementar Parlamentos Jovens em Câmaras Municipais no Paraná”
– Data: 5 de novembro de 2024
– Horário: 9h
– Local: Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Curitiba – PR

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Aprovados no concurso participam da solenidade de apresentação dos procedimentos sobre nomeação e entrega de documentos

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Funcionários do IDR comemoram com Micheletto 40 anos da AFA

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA