POLÍTICA PR
Assembleia Itinerante chega à 20ª edição e marca a agenda da próxima semana
Publicado em
14 de março de 2025por

A Assembleia Itinerante alcança a marca de 20 edições e será o destaque da programação do Poder Legislativo na próxima semana. O projeto da Mesa Executiva, que tem como objetivo ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado, promoverá, na quinta-feira (20), um grande evento aberto ao público para receber reivindicações e homenagear personalidades de Telêmaco Borba. A sessão especial de interiorização retorna ao município durante a VI Expo Telêmaco 2025. A solenidade será realizada às 18 horas, no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski.
Também será montado um estande no local, onde a população poderá se reunir com os parlamentares, apresentar suas demandas e conhecer de perto o funcionamento do Legislativo estadual.
Além das sessões plenárias e reuniões das comissões, a agenda da Alep inclui audiência pública, sessões solenes e um lançamento literário.
Na segunda-feira (17), a Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apla) fará o lançamento oficial do livro O Ontem, o Hoje e o Amanhã Edificam uma História de Superação – 34 anos. A iniciativa é do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e ocorrerá no Salão Nobre, às 18 horas. A associação busca se consolidar como entidade de classe de referência, promovendo e defendendo os profissionais da área, além de atuar em prol de ações de interesse da sociedade.
Na terça-feira (18), a Secretaria de Saúde apresentará o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA). A audiência de prestação de contas, promovida pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa e presidida pelo deputado Tercilio Turini (PSD), atende a exigências do Conselho Nacional de Saúde e da Lei Complementar Federal nº 141/2012. O evento será realizado no Auditório Legislativo, às 9 horas.
Também na terça-feira (18), às 19 horas, a Assembleia Legislativa do Paraná celebrará os 335 anos de São José dos Pinhais. Natural do município, o deputado Thiago Bührer (União) reunirá no Plenário líderes, autoridades, personalidades e moradores para homenagear a história da cidade e seu papel como centro de desenvolvimento econômico, cultural e social da Região Metropolitana de Curitiba.
Outra sessão solene marcará os 90 anos dos Portos do Paraná. A iniciativa, proposta pelo líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), homenageará personalidades que contribuíram para a história da instituição. O evento, que também contará com celebrações em Paranaguá e o lançamento de um livro, será realizado no Plenário, às 18 horas.
Sessão plenária
Na próxima segunda-feira (17), o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná analisará o projeto que institui um programa de segurança alimentar e nutricional para os estudantes das universidades estaduais. A proposta do governo busca estabelecer uma normativa legal para subsidiar o custeio das refeições universitárias, garantindo o acesso a uma alimentação saudável e adequada, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa (PL 787/2024) atende a uma demanda apresentada pelo grupo de reitores das sete universidades estaduais, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é regulamentar o custeio das refeições, promovendo o bem-estar dos estudantes e contribuindo para que alunos de baixa renda consigam concluir seus cursos de graduação e pós-graduação.
Outros três projetos do Poder Executivo (PLs 35/2025, 36/2025 e 37/2025) autorizam o governo a desafetar e transferir trechos rodoviários nos municípios de Quarto Centenário, Coronel Vivida e Amaporã, respectivamente.
Em turno único, serão apreciados o projeto de lei 198/2024, do deputado Samuel Dantas (Solidariedade), que cria o Dia Estadual dos Policiais Veteranos das Forças de Segurança Pública no Paraná, a ser comemorado em 24 de maio, e o projeto de lei 717/2024, do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que concede o título de utilidade pública ao Centro de Recuperação Terapêutico Reviver, de Bituruna.
Segundo turno
Será votado em segundo turno o projeto de lei 469/2023, do deputado Requião Filho (PT), que dispõe sobre a regulamentação do uso de Inteligência Artificial no Estado do Paraná. O texto, que tramita na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), estabelece que o uso da IA no estado deverá seguir princípios como transparência, responsabilidade, privacidade, acessibilidade e não discriminação.
Já o projeto de lei 528/2024, do Poder Executivo, institui o Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual (PDIA-PR). O objetivo do governo é modernizar e otimizar processos, promover eficiência operacional e transparência, integrar sistemas e capacitar servidores, reduzindo entraves administrativos e estimulando a inovação no setor público.
Outro projeto em segundo turno é o PL 754/2024, que acrescenta um parágrafo ao artigo 7º da Lei nº 20.394/2020, autorizando o Poder Executivo a integrar anualmente os recursos do Programa Estadual de Habitação – Casa Fácil PR ao capital social da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), respeitando os limites da Lei Orçamentária Anual. A medida visa agilizar processos financeiros e garantir uma gestão mais eficiente e transparente.
Redação final
Quatro proposições estão em redação final. O projeto de lei 47/2024, do deputado Cobra Repórter (PSD), que institui o Dia Estadual da Gerontologia. O 724/2024, do deputado Professor Lemos (PT), que concede título de utilidade pública à Associação Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, em Campina Grande do Sul.
O 466/2024, da deputada Marli Paulino (SD), que institui a Semana de Conscientização e Prevenção da Síndrome Pós-Pólio; e o 622/2024, dos deputados Ademar Traiano (PSD) e Marcio Pacheco (PP), que insere no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná a Festa de Nossa Senhora de Belém, realizada anualmente entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro, em Guarapuava.
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (17) será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, nos canais 10.2 (TV aberta) e 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Propostas em tramitação na Assembleia visam melhorar o ambiente escolar para estudantes com autismo
Published
2 dias agoon
4 de abril de 2025By

Duas propostas que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná buscam visa promover um ambiente acolhedor e inclusivo para alunos com autismo. As proposições apresentadas na Casa pela deputada Flávia Francischini (União) e pelo deputado Jairo Tamura (PL) têm como objetivo substituir sinais sonoros por sinais musicais e disponibilizar tampões auriculares para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas paranaenses.
Apresentado pela deputada Flávia, o projeto de lei 87/2023 prevê que as medidas atinjam, além das escolas públicas, também os estabelecimentos particulares. “É uma medida que visa resguardar o bem-estar de crianças com autismo no ambiente escolar evitando incômodos sensoriais e reduzindo o risco de pânico. O sinal sonoro produz um alto ruído, muito similar ao som de uma sirene, o que pode gerar grande perturbação aos alunos que possuem hipersensibilidade auditiva. Essa condição é comum nos portadores de autismo, motivo pelo qual não é raro vermos crianças tapando os ouvidos quando expostas a barulhos intensos”, comentou a deputada.
Ela explica que o sinal musical também cumpre a função de alarme para indicar as horas de entrada, saída e os intervalos das aulas, mas, que em vez de usarem a sirene, eles podem usar músicas instrumentais, canções infantis e demais ritmos, a depender da escolha das equipes gestoras e da comunidade escolar. O texto também estipula multa no valor de 200 (duzentas) a 500 (quinhentas) Unidades Padrão Fiscal do Estado de Paraná – UPF/PR, a ser graduada de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a conduta e o resultado produzido.
Já o projeto de lei 176/2025, apresentado pelo deputado Jairo Tamura, prevê substituir sinais sonoros por sinais musicais e disponibilizar tampões auriculares para as escolas da rede pública estadual. “A medida pode melhorar o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos, permitindo que se concentrem nas atividades pedagógicas e interajam socialmente de forma mais eficaz”, afirmou o deputado.
Números
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, indica que cerca de 1 em cada 44 crianças com até 8 anos é diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Abrangendo cerca de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, há aproximadamente dois milhões de pessoas com autismo.
Dados do Censo da Educação Básica indicam que houve um crescimento no número de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados em salas de aula regulares no Brasil. No Paraná, segundo estes dados, esse aumento foi de 53,3% nas matrículas, o que elevou o total de alunos com autismo de 18.895 para 28.927. Além disso, alunos com autismo frequentemente apresentam hipersensibilidade sensorial, o que significa que são mais sensíveis a estímulos como sons, luzes e texturas. “Sons altos e repentinos, como os sinais sonoros tradicionais, podem causar desconforto, estresse e ansiedade, prejudicando o desempenho escolar e bem-estar destes alunos”, comentou o deputado Tamura.
De acordo com a justificativa da proposta, a maioria das pessoas é capaz de suportar barulhos de até 120 decibéis. Já o limite de quem é hipersensível aos ruídos é de 90 decibéis. Através do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III), o percentual foi de 53% e de 90% com alteração de sensibilidade para a modalidade auditiva, utilizando o Structured Interview for Assessing Perceptual Anomalies – ChildVersion (SIAPA-CV).
Os sinais sonoros das instituições de ensino públicas e privadas, também conhecidos como sirene ou cigarra eletrônica, podem gerar incômodos sensoriais às pessoas com TEA, devido a sua alta potência e intensidade, que podem ultrapassar facilmente os 110 decibéis. “A substituição de sinais sonoros por sinais musicais adequados e a disponibilização de tampões auriculares podem reduzir o desconforto e o estresse de alunos com TEA, criando um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo”, explicou Tamura. De acordo com o projeto, os tampões deverão ser disponibilizados pela Secretária Estadual de Educação.
Fonte: ALPR PR

Fluminense conquista vitória dramática sobre o RB Bragantino no Maracanã

Empate sem gols: Atlético-MG e São Paulo continuam sem vitória no Brasileirão

TJPR prorroga prazos processuais em razão de instabilidade no Projudi

Ratinho Junior viaja aos EUA para concretizar aquisição de tecnologia de gigante global de segurança

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no Museu Oscar Niemeyer é sucesso de público
PARANÁ


Ratinho Junior viaja aos EUA para concretizar aquisição de tecnologia de gigante global de segurança
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a partir deste domingo (6) uma viagem internacional do Governo do Paraná aos...


Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no Museu Oscar Niemeyer é sucesso de público
O vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) voltou a se transformar em um grande palco ao ar livre neste sábado...


Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina
O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma...
POLÍCIA


PCPR apreende facas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jataizinho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apreendeu três facas e uma...


PCPR cumpre bloqueio de R$ 3 milhões em bens de grupo ligado ao tráfico
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e...


PCPR e GCM prendem mulher por tentativa de feminicídio em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu em flagrante uma mulher por...
ENTRETENIMENTO


Mari Gonzalez, Bell Marques e a família dele visitam mesquita: ‘Vestimentas tradicionais’
Mari Gonzalez, de 31 anos, conheceu um novo ponto turístico durante a viagem que está fazendo com a família do...


Poliana Rocha homenageia Virginia Fonseca em dia de aniversário e declara: ‘Uma filha’
Poliana Rocha, de 48 anos, homenageou a nora, Virginia Fonseca, que completa 26 anos neste domingo (6), com uma linda...


Bárbara Evans investe em look justo e de grife para festança da filha: ‘Ayla fez 3 anos’
A influenciadora Bárbara Evans, usou um look à la Marilyn Monroe para a festança de aniversário de 3 anos da...
ESPORTES


Fluminense conquista vitória dramática sobre o RB Bragantino no Maracanã
Em um jogo eletrizante neste domingo, o Fluminense venceu o RB Bragantino por 2 a 1, em partida válida pelo...


Empate sem gols: Atlético-MG e São Paulo continuam sem vitória no Brasileirão
Neste domingo (06.04), o Mineirão foi palco de um duelo intenso entre Atlético-MG e São Paulo, válido pela segunda rodada...


Botafogo vence o Juventude e conquista primeira vitória no Brasileirão
O Botafogo celebrou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Juventude por 2 a 0 neste sábado (05/04),...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ6 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água