NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia celebra os 129 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão

Publicado em

Os 129 anos de amizade entre o Brasil e o Japão serão comemorados em sessão solene, na próxima terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. A homenagem foi proposta pela segunda-secretária, deputada estadual Maria Victoria (PP).

“São quase 130 anos de uma relação que rendeu ótimos resultados aos dois países, seus estados e suas cidades. Mais do que as relações diplomáticas vamos comemorar a amizade entre os povos. Temos um grande orgulho de abrigar aqui no Paraná uma das maiores comunidades japonesas do Brasil”, afirma Maria Victoria.

“Se hoje o Paraná é um dos melhores Estados do Brasil para se viver deve muito ao valoroso trabalho dos imigrantes japoneses e de seus descendentes”, acrescenta a deputada.

Presenças

A sessão dos 129 anos das Relações Diplomáticas Brasil Japão contará com a presença do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; do cônsul adjunto, Oiwa Rei, e de representantes de diversas entidades da cultura nipo-brasileira.

A Assembleia Legislativa também entregará homenagens a 36 instituições e associações pela atuação em favor do fortalecimento das relações entre os dois países.

Leia Também:  Pluralidade de temas marca agenda do Poder Legislativo na próxima semana

Relações

O tratado de amizade, comércio e navegação entre o Brasil e o Japão foi celebrado em Paris, no dia 5 de novembro de 1895. O documento marcou o início das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão.

O interesse das nações nessa aproximação, apesar da distância física dos países, foi a reciprocidade oferecida pelo Brasil e a questão imigratória, porque o Brasil, durante o Império, havia libertado os escravos e as lavouras passaram a receber o trabalho de imigrantes, entre eles os japoneses.

O tratado foi formalizado na gestão do terceiro Presidente da República do Brasil, Prudente de Morais, e celebrado em três línguas, a portuguesa, a japonesa e o francês. O artigo 14 do Tratado exigia a tradução em francês para ambos os governos em caso de divergência na interpretação dos outros dois idiomas.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Comissão de Educação aprova projeto que exige compra de orgânicos da merenda escolar da Agricultura Familiar

Published

on

By

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniu nesta segunda-feira (07) e aprovou quatro projetos de lei. Um deles prevê que todos os alimentos do programa de merenda escolar da Secretaria de Educação do Paraná sejam comprados somente de agricultores familiares.

O projeto de lei que garante a compra dos agricultores familiares é o 368/2021, que altera a lei n. 16.751, de 29 de dezembro de 2010, que institui, no âmbito do sistema estadual de ensino fundamental e médio, a merenda escolar orgânica. O segundo parágrafo do projeto de lei foi modificado, passando a ter a seguinte redação: “A aquisição dos alimentos de que trata esta Lei será feita essencialmente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, nos termos da Lei Federal n. 11.326/2006”.

A autora do projeto é a deputada Luciana Rafagnin (PT). Segundo ela, o objetivo do projeto é o fortalecimento da agricultura familiar e de pequenos empreendedores rurais familiares do estado e a garantia de renda para o setor que hoje contribui com mais de 70% do alimento que chega à mesa do paranaense.

Leia Também:  Em Curitiba, Moro inicia o Programa Diálogo com o Senador

Demais projetos

Os deputados também aprovaram o projeto de lei nº 471/2024, de autoria do deputado Batatinha (MDB), que visa instituir o Dia da Ludopedagogia, a ser comemorado dia 25 de junho.

Outro item da pauta aprovado por unanimidade foi o projeto de lei nº 199/2024, de autoria do deputado Anibelli Neto. O projeto institui a Semana Estadual de Mobilização e Incentivo à Frequência e Combate a Evasão Escolar no Estado do Paraná.

A Comissão também aprovou o projeto de Lei nº14/2020, de autoria do deputado Arilson Chiorato, que institui o programa de Mediação Escolar na rede pública de ensino.

A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão e líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD). Também participaram a deputada Cloara Pinheiro (PSD), o deputado Marcio Pacheco (PP) e o deputado Gilson de Souza (PL).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA