NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Arte & Cultura conversa com o criador de projeto que promove passeios históricos pela capital

Publicado em

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o arte-educador Rogério Bealpino. Ele é responsável por criar um projeto que promove aulas-passeio em grupos pelo centro de Curitiba, contando episódios da história da cidade. Durante o bate-papo, Bealpiano falou sobre sua trajetória e o projeto que leva as pessoas a conhecer detalhes da capital. A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira, às 13h10, no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

Rogério Bealpino é empresário do ramo da arte e cultura com formação como arte-educador. Apaixonado pela história de Curitiba, ele promove aulas-passeio em grupos por localidades da capital paranaense contando diversos episódios da cidade, como a vinda de Dom Pedro II em 1880. A iniciativa, criada há 10 anos, já atendeu mais de 40 mil crianças, jovens e adultos por meio de visitas guiadas e oficinas de arte. O projeto de educação patrimonial que promove aulas pelas ruas e espaços culturais realizou no último ano mais de 70 passeios com a presença de mais de mil pessoas.

Mesmo não sendo historiador, Bealpino diz que esta é sua paixão. “O arte-educador é um profissional que trabalha dentro de exposições, programas educativos, em museus. Ele é um mediador que promove a leitura do visitante ao objeto exposto. Isso enriquece a experiência, trazendo um olhar diferenciado”, explica. A partir desse amor pela história, ele iniciou trabalho de maneira intensa. “Assim comecei as visitas guiadas pelo centro de Curitiba. Minha intenção é atrair o público curitibano para conhecer a história de sua cidade. São episódios atrativos e próximos de nós. Quando o curitibano descobre isso, quer saber muito mais”, diz.

Leia Também:  Moda entre os estudantes paranaenses, o uso desenfreado do cigarro eletrônico preocupa especialistas e autoridades

Nascido no Estado de São Paulo e crescido em Curitiba, Rogério Bealpino é formado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com experiência no campo da cultura das artes e da história. Como arte-educador, atuou com mediação em mais de 45 exposições de arte nacionais e internacionais sediadas em Curitiba, tendo trabalhado na maioria delas como orientador pedagógico, formando equipes e elaborando conteúdos educativos. “Nasci do interior de São Paulo, mas sou mais curitibano que paulista. Desde que vim pra cá, tenho um apreço por essa história. Comecei a estudar de maneira autônoma, pois passei a ter o fascínio por essa cidade com mais de 330 anos”, revela.

Além deste trabalho, o profissional é técnico especialista em montagens de exposições e curador de mostras artísticas, tendo participado de mais de 125 eventos. Também colaborou com diversas instituições culturais, galerias e museus, sempre lidando com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, além de manusear acervos das mais diversas instituições do Brasil e do mundo.

Leia Também:  Duplicação da PR-323, em Doutor Camargo, será concluída nas próximas semanas

Na área de conservação de obras de arte, Bealpino participou de projetos de restauração de acervos de museus do Paraná. Foi ainda membro da Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais e atuou na área de montagens de exposições e manuseio de obras de arte. Ele recebeu em 2021 o Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura do Paraná por sua atuação como montador de exposições e especialista em manuseio de obras de arte. Em 2022 recebeu o Prêmio Memória de Vivências (UNESPAR) por sua atuação.

Quem quiser participar das aulas-passeio pelo centro histórico da capital pode ser informar sobre datas e valores no site https://historiadecuritiba.orbitpages.online/. Também é possível entrar em contato com o educador pelo perfil https://www.instagram.com/rogeriobealpino/.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

As perspectivas do turismo de negócios são analisadas na edição de hoje do programa Assembleia Entrevista

Published

on

By

Impulsionar o setor de eventos e do turismo de negócios. Esse é o principal objetivo da Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB), entidade presidida pela empreendedora Gislaine Queiroz, entrevistada do programa “Assembleia Entrevista”, que já está no ar na TV Assembleia. Durante um bate-papo descontraído, ela faz uma análise do segmento e fala sobre as expectativas para o ano de 2025, destacando o desejo de estabelecer Curitiba como um destino estratégico e atraente.

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gislaine Queiroz acaba de ser reeleita presidente da CCVB, entidade de fomento turístico, que é independente e sem fins lucrativos, centrada na promoção da Capital do Estado e Região. Para fomentar o setor, a Curitiba Convention atua buscando trazer novos negócios para os associados, fortalecer a representatividade e ampliar a visibilidade do mercado, explorando nichos como o turismo corporativo, industrial e de inovação. “Estamos vendo um crescimento extremamente considerável”, comenta.

“Curitiba sempre foi uma cidade que teve um chamariz para eventos e turismo de negócios”, garante a presidente do CCVB, ao defender o potencial da Capital paranaense. Na opinião dela, uma das principais dificuldades ainda é a ausência de espaços, de uma estrutura com capacidade para atender os grandes eventos. Cita como exemplo, as importantes feiras técnicas que acontecem nos principais centros urbanos do país, e ainda não vêm para a cidade. Enfatiza o potencial do turismo para o desenvolvimento econômico e social – com benefícios para toda a sociedade, para uma região.

Leia Também:  Deputado Guerra protocola pedido de menção honrosa ao piloto Gabriel Casagrande

Na entrevista, aponta também os inúmeros atrativos de Curitiba, como as soluções urbanas, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, culinária diversificada e agenda cultural atraente, e aborda os resultados alcançados pelo segmento. Quando uma empresa se associa ao Curitiba Convention & Visitors Bureau, fundada em 2000, passa a fazer parte de uma comunidade de negócios, e tem acesso a uma série de benefícios. Confira alguns deles: networking (é possível participar de rodadas de negócios e conversas com organizadores de evento de todo o Brasil); visibilidade premium (ao fazer parte de um portfólio de associados indicado ao mercado com a chancela de qualidade); parcerias estratégicas (conhece parceiros para potencializar suas ações); além de eventos de capacitação e inovação, ao ter acesso a workshops e treinamentos.

É só sintonizar na TV Assembleia

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Informações, orientações, dicas e análises sobre diversos temas de interesse dos paranaenses podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, como no espaço que dá acesso ao Plenário. Ele revela como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares, prédios que se destacam no complexo do bairro Centro Cívico, na Capital do estado. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses.

Leia Também:  Duplicação da PR-323, em Doutor Camargo, será concluída nas próximas semanas

Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA