NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade na APMG homenageia Patrono da Polícia Militar: Medalha Coronel Sarmento condecora autoridades civis e militares

Publicado em

Na manhã desta sexta-feira (17/05), aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), situada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a solenidade em honra ao patrono da Polícia Militar do Paraná, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O evento, que reuniu autoridades civis e militaresb concedeu a condecoração mais distinta da corporação: a medalha Coronel Sarmento.

Entre os presentes, destacaram-se os descendentes do coronel Sarmento, cujo legado foi reverenciado durante a cerimônia. Um momento emocionante marcou a homenagem, quando o monumento dedicado ao patrono da PMPR recebeu uma coroa de flores, simbolizando o respeito e a gratidão pelos seus 142 anos de serviço e dedicação à instituição.

Em seu discurso durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Jefferson Silva, enfatizou o significado da honraria concedida aos agraciados com a medalha Coronel Sarmento. “Esta é mais do que uma simples medalha; é um reconhecimento a todos aqueles que, com sua dedicação e comprometimento, fortalecem dia após dia a Polícia Militar do Paraná”, ressaltou o Coronel Jefferson.

Leia Também:  PCPR dá prosseguimento às ações da Operação Mulher Segura na cidade de Cascavel

A entrega da medalha Coronel Sarmento representa não apenas um reconhecimento individual, mas também uma celebração da coletividade e do trabalho conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população paranaense. A solenidade reafirmou o compromisso da Polícia Militar em manter vivo o legado de seus patronos e em continuar a serviço da comunidade com excelência e profissionalismo.

As tropas representativas das unidades da PMPR desfilaram ao fim da solenidade diante do palanque de autoridades. Participaram da atividade pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia de Trânsito e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).

CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Leia Também:  PCPR prende duas pessoas por latrocínio de taxista em Agudos do Sul

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para o tráfico de drogas. As capturas aconteceram nesta sexta-feira (11), durante uma operação em combate ao tráfico de drogas, em Mamborê e Rio Verde, no Noroeste do Estado. 

Durante a ação, um dos indivíduo que possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventiva, também foi autuado em flagrante por posse de munição e tráfico de drogas. Foram apreendidos rádios comunicadores, diversos aparelhos eletrônicos e documentos, que poderão contribuir com o aprofundamento das investigações. 

Conforme o delegado da PCPR Anderson Romão, as diligências são resultado de meses de investigação, que identificaram núcleos envolvidos na comercialização de entorpecentes na região de Mamborê e Rio Verde. 

As investigações apontam que os indivíduos possuem envolvimento direto com o comércio ilegal de drogas, movimentando valores e utilizando residências e comércios como pontos de distribuição. 

“Estamos atuando de forma firme e estratégica contra o tráfico de drogas, que compromete a segurança e a saúde pública. A operação representa um passo decisivo no enfraquecimento dessas estruturas criminosas que atuam em nossa região”, explica.

Leia Também:  PCPR dá prosseguimento às ações da Operação Mulher Segura na cidade de Cascavel

Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. 

DENÚNCIAS – A Polícia Civil solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar nas investigações contra o tráfico de drogas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA