NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade militar na capital paranaense marca passagem de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar

Publicado em

Nesta terça-feira (3), uma solenidade militar marcou a passagem de comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – Batalhão Coronel João Gualberto. Na ocasião, o Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha passou o comando da unidade para o Tenente-Coronel Álvaro Francisco Tajetti, na presença de autoridades militares e representantes da sociedade civil.

Dentre as autoridades presentes, destacam-se o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer; o Chefe do Estado-Maior da corporação, Coronel Valmor Anderson Pereira e o Diretor-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano Adilson Lucas Prüsse; além de demais autoridades.

O 12º Batalhão de Polícia Militar do Paraná é uma das unidades mais antigas da corporação, originado da reestruturação do Batalhão de Guardas, que por sua vez derivou do 1º Batalhão de Infantaria, criado em 1900. A unidade foi oficialmente denominada como 12º Batalhão de Polícia Militar em 1977. Recebeu a denominação de “Batalhão Coronel João Gualberto,” em homenagem à bravura do militar que comandou as tropas paranaenses durante a Batalha do Irani (1912), início da Guerra do Contestado. Sua coragem e sacrifício o tornaram uma figura histórica reverenciada através da denominação da unidade.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por posse irregular de munição em Ponta Grossa

Sendo uma das unidades subordinadas ao 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), o 12º BPM é responsável pelas ações de policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública a partir da região central de Curitiba, tendo sua sede administrativa e operacional no bairro Santa Quitéria. O policiamento dos bairros sob responsabilidade do 12º BPM está dividido em cinco companhias, abrangendo 28 bairros da capital paranaense, dentre eles a região central de Curitiba, os bairros São Francisco, Campo Comprido, Santa Felicidade, Rebouças, Água Verde, dentre outros.

O comandante sucessor, Tenente-Coronel Álvaro Francisco Tajetti, estava anteriormente classificado no 10º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento ostensivo na cidade de Apucarana, município localizado na região centro-norte do Paraná. Já o comandante sucedido, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha, passará a desempenhar suas funções no comando do 3º Comando Regional de Polícia Militar, unidade de gestão responsável por oito unidades operacionais e 116 municípios da região noroeste do Paraná.

Em sua fala, o comandante sucedido, Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha, dirigiu-se ao efetivo presente, ressaltando o profissionalismo e a competência dos integrantes do 12º BPM. “Com vocês aprendi muito, meu muito obrigado pela lealdade ao seu comandante, pela dedicação ao cumprimento da missão, pela entrega em prol da segurança do cidadão”, finalizou o Tenente-Coronel Carlos Alberto Rocha.

Leia Também:  PCPR, PMPR e Guarda Municipal prendem cinco pessoas durante operação em Londrina

O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, aproveitou a ocasião para mencionar seu apreço e história pessoal com o 12º BPM. “É uma grata satisfação estar aqui hoje, na passagem de comando do 12º Batalhão, unidade que servi por sete anos, como Tenente e também como Capitão, unidade que a gente tem um grande carinho e admiração”, ressaltou o Coronel Jefferson Silva. Ele aproveitou para se dirigir ao comandante sucedido, salientando suas características pessoais e da gestão que desenvolveu na unidade. “Tenha a certeza absoluta que o sucesso acompanhou a sua missão, com bastante brilhantismo, companheirismo, que é uma de suas características. Você expressou o comprometimento que tem em todas as atividades que exerce na PMPR”, finalizou o Comandante-Geral.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra suspeitos de lesar associação religiosa e milhares de telespectadores

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA