NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade militar marca 64º Aniversário do Colégio da Polícia Militar em Curitiba

Publicado em

Nesta segunda feira (07/08), o renomado Colégio da Polícia Militar – “Cel. PM. Felippe de Sousa Miranda” celebrou seu 64º aniversário, durante uma solenidade marcante realizada na sede do CPM na capital paranaense. A solenidade foi repleta de homenagens, discursos descontraídos e emocionados, momentos de reconhecimento, unindo militares estaduais da ativa e da reserva, personalidades civis, além de alunos, veteranos, familiares e amigos.

Militares, professores, alunos e personalidades civis foram homenageados pelo seus méritos pessoais ou por sua relevante contribuição ao Colégio da Polícia Militar. Ainda no momento destinado às homenagens, alunos do CPM receberam das mãos do Sr. Diretor do Colégio da Polícia Militar, Major QOPM Alan Cesar Santana Lopes, medalhas que coroam seus resultados pessoais nos jogos escolares, onde representaram o CPM.

Em sua fala, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, destacou como os fundamentos de sua vida e carreira foram estabelecidos durante sua época de aluno do CPM, concitando os alunos à viverem intensamente este período de suas vidas, aplicando-se no aprendizado e no desenvolvimento pessoal.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por estupro de vulnerável contra a enteada em Castro

O Major Alan, Diretor do Colégio, discursou aos presentes onde instou os alunos a refletirem sobre o momento especial que estão vivendo, muitos deles em sua última solenidade de aniversário do Colégio, destacando ainda a importância de se prepararem para um futuro repleto de possibilidades. Ainda em meio às homenagens, o Major Alan recebeu das mãos do Subcomandante-Geral da PMPR a carta patente, documento repleto de valor simbólico para a carreira do oficial, que coroa sua ascensão ao oficialato superior da PMPR.

Também fez uso da palavra o Exmo. Sr Coronel RR Daniel Cesar Maingué, o qual relembrou passagens divertidas do período em que atuou no CPM, ainda no posto de Capitão. Do mesmo modo, frisou a importância da passagem pelo CPM para a vida de cada um dos alunos e ex-alunos ali presentes.

O ponto alto da solenidade foi o tradicional desfile do corpo de alunos, em sinal de continência às autoridades presentes. O desfile não apenas ressaltou o caráter militar e comemorativo do evento, mas também emprestou um toque de brilho e orgulho à ocasião.

Leia Também:  PCPR prende suspeito de furtos ocorridos em Morretes

O aniversário de 64 anos do Colégio da Polícia Militar de Curitiba foi, sem dúvida, um tributo à trajetória rica e influente da instituição no cenário educacional e na vida de cada um de seus alunos e veteranos.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR indicia homem por homicídios e conduzir sob efeito de substância em Ortigueira

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou um homem, nesta segunda-feira (7), por três homicídios e por conduzir veículo sob efeito de substância psicoativa. Ele dirigia o caminhão bitrem carregado com aproximadamente 35 toneladas de toras de madeira que tombou sobre um carro, resultando na morte de Ana Carolina Pires de Oliveira, Jandira Marciliano Pires e José Ronaldo Pereira da Silva em 31 de dezembro de 2024.

O sinistro de trânsito aconteceu na rodovia PR-340, em Ortigueira, na região Central do Estado. De acordo com o delegado da PCPR João Paulo Martins Barreiro, o motorista conduzia o caminhão com excesso de velocidade em um trecho com declive acentuado, já conhecido por ele. 

“As imagens e dados da telemetria mostram que ele ignorou as condições de risco, mesmo ciente das consequências, o que caracteriza dolo eventual. Além disso, o laudo toxicológico realizado após o acidente indicou a presença de cocaína em seu organismo”, explica.

A investigação apurou que o condutor, trafegava a cerca de 75 km/h em uma curva sinalizada com limite de 40 km/h. Os laudos periciais apontam que o superaquecimento do sistema de freios, causado por condução inadequada — sem uso do freio motor e com marchas impróprias — comprometeu a capacidade de frenagem do veículo. 

Leia Também:  PCPR prende suspeito de furtos ocorridos em Morretes

Imagens internas da cabine registraram comportamento anormal do motorista momentos antes do acidente, como gesticulações excessivas e condução com apenas uma das mãos. O inquérito ainda revelou que, após o acidente, o condutor não comunicou às autoridades que havia outro veículo envolvido. 

“O carro foi descoberto e encontrado apenas no dia seguinte, durante a remoção do caminhão bitrem, totalmente esmagado sob a carga”, diz. 

O motorista, que já havia passado pelo trecho em questão diversas vezes, foi indiciado por três homicídios qualificados, com dolo eventual e com a qualificadora de meio que resultou em perigo comum, além do crime de conduzir veículo sob efeito de substância psicoativa.

O delegado ainda ressalta que o indivíduo teve a suspensão da habilitação para condução de veículos, decretada judicialmente, dentre outras medidas cautelares diversas da prisão.

O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA