NOVA AURORA

POLÍCIA

Solenidade marca formatura do Curso de Policiamento Montado – Categoria Oficiais 2024

Publicado em

Solenidade marca formatura do Curso de Policiamento Montado – Categoria Oficiais 2024

Na manhã desta sexta-feira (6), foi realizada pela Polícia Militar do Paraná através do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio” (RPMon) a solenidade que marcou a conclusão do Curso de Policiamento Montado (CPMon) Categoria Oficiais – 2024. O curso, criado pelo Decreto Estadual nº 4.832, de 4 de outubro de 2001, é um marco na formação especializada de policiais militares, capacitando oficiais e praças do Paraná e de outras regiões do Brasil e do exterior.  

Com uma carga horária de 450 horas-aula, o CPMon 2024 teve como objetivo preparar tenentes e capitães da Polícia Militar para o exercício pleno do policiamento montado. A formação incluiu desde conhecimentos teóricos sobre a doutrina da Polícia Montada até práticas operacionais, como equitação, higiene e profilaxia equina, e técnicas de manutenção e restabelecimento da ordem pública com cavalos.  

Durante as dez semanas de curso, instrutores e instruendos enfrentaram desafios, superaram obstáculos e demonstraram dedicação exemplar para garantir a formação de alta qualidade.  

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra suspeitos de homicídio na RMC

A solenidade foi marcada por momentos de emoção, como o ato simbólico em que madrinhas e padrinhos entregaram as esporas e brevês aos formandos, representando o início de uma nova fase na carreira dos oficiais. Em seguida, instrutores e membros da coordenação do curso foram homenageados pela contribuição à formação da turma.  

Os formandos de 2024 escolheram como patrono da turma o tenente-coronel Sérgio Vieira Benício, que cursou o 1º Curso de Policiamento Montado em 1999. Reconhecido por sua trajetória exemplar, o tenente-coronel Vieira deixou um legado de amizade, honra e liderança, sendo eternamente lembrado por sua contribuição à Polícia Militar.  

A cerimônia foi encerrada com o tradicional “fora de forma” dos novos especialistas em policiamento montado, momento de celebração e orgulho compartilhado por todos os presentes.  

O Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, dirigiu-se aos formandos com uma mensagem de reconhecimento: “Senhoras e senhores formandos, hoje celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o marco de um novo capítulo em suas trajetórias como oficiais especialistas em policiamento montado. Vocês demonstraram garra, determinação e coragem, superando os desafios impostos por essa formação exigente. Quero parabenizá-los por esse feito extraordinário e por estarem à altura das tradições de excelência da nossa corporação. Vocês são o exemplo vivo do compromisso da Polícia Militar do Paraná com a segurança e a ordem pública. Desejo sucesso e que continuem honrando nossa farda e servindo à sociedade com bravura e dedicação.” 

Leia Também:  PCPR prende homem por estupro de vulnerável em Tunas do Paraná

Estiveram presentes na solenidade o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Emídio Angelotti, o comandante do RPMOn, tenente-coronel Juliano Caciatori, o comandante da Diretoria de Pessoal da PMPR, coronel Heraldo Correia de Lima, oficiais, praças e civis.

A formatura do CPMon 2024 reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná com a formação de profissionais altamente qualificados, contribuindo para a excelência das ações de segurança pública no estado.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. A substância foi localizada pelo cão farejador Becky em um veículo que estava apreendido no pátio da delegacia.

A droga foi localizada enquanto o Agente de Polícia Judiciária (APJ) Juliano Riboli passava pelo local com Becky após participarem de uma operação na região de Palmas.

O APJ conta que soltou a cachorra por alguns instantes para que ela descansasse antes de prosseguir viagem até Palmas e percebeu que ela havia sumido.

Ao procurar no pátio, verificou que ela estava posicionada próxima e indicava um veículo que havia sido apreendido anteriormente pela Polícia Militar em uma ocorrência de tráfico de drogas. 

“Com a plena confiança que temos no treinamento dos nossos cães, decidimos desmontar os paralamas do veículo e encontramos a droga escondida em pacotes à vácuo”, explica Riboli.

Ao todo, haviam 2,5 quilos de skunk, que é uma variação da maconha. O prejuízo estimado para o tráfico de drogas é de R$ 62,5 mil.

Leia Também:  PM e bombeiros intensificam ações nas praias às margens do Rio Paraná

A droga foi encaminhada para os procedimentos de praxe e a PCPR seguirá com as investigações para identificar os responsáveis.

Becky foi recompensada pelo excelente trabalho que realizou nesta quarta-feira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA