Na manhã do dia 11 de setembro de 2024, por volta das 6h30min, a Polícia Militar prendeu um homem acusado ser um dos principais líderes de uma Organização Criminosa de atuação nacional e internacional, na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, onde o indivíduo foi encontrado com documentos falsos e uma pistola da marca CZ.
O homem, natural de Arapongas/PR, estava foragido desde 16 de maio de 2019, quando escapou da Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara, após ter sido encaminhado para atendimento médico.
Ele era alvo de diversas operações contra a organização criminosa à qual pertence e possuía ainda sete mandados de prisão. Além disso, ele é o principal suspeito de ser o mandante do homicídio de um agente penitenciário em Cambé/PR, ocorrido no ano de 2015.
O indivíduo tem um longo histórico criminal, incluindo registros por crimes como dano, tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo, ameaça, formação de quadrilha, lesão corporal, integração em organização criminosa, entrada de aparelho telefônico em estabelecimento prisional e associação para o tráfico.
A Operação Terminus, que em latim significa “Fronteira”, reflete o caráter transnacional necessário para a captura do alvo. A operação foi conduzida pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Paraná, em colaboração com a Seção de Operações de Inteligência da DINT/PMPR, a Polícia Federal, a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, a Polícia Nacional Paraguaia e além do Ministério Público de Pedro Juan Caballero/PY.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR