NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar faz reunião para alinhar ações e apresentar balanço do Verão Consciente 2020/2021 na Costa Leste

Publicado em

Marcia Santos
Jornalista Responsável

Oficiais de todos os setores da Polícia Militar envolvidos no Verão Consciente 2020/2021 avaliaram as ações desempenhadas nos primeiros 23 dias de trabalho no Litoral do estado, e aproveitaram a oportunidade para alinhar os próximos passos. Operações policiais, orientações sobre a pandemia, agilidade nos atendimentos e a ampliação das fiscalizações são as principais marcas da PM nesta temporada. A análise das atividades foram discutidas em reuniões nos dias 08 e 12 de janeiro, em Matinhos.

O Comandante do 6° Comando Regional de Polícia Militar (6°CRPM) e Coordenador do Verão Consciente pela PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, destacou que a rápida resposta da Polícia Militar trouxe mais tranquilidade à população, e testou a logística da Corporação com a mobilização de equipes de diferentes unidades para atendimento de ocorrências. Ele citou a fiscalização de embarcações entre Pontal do Paraná e a Ilha do Mel após uma manifestação de barqueiros, e a resposta da PM em aglomerações de pessoas registradas em Guaratuba e Matinhos, por exemplo.

“Para este verão a Polícia Militar montou um grande planejamento para que toda a população do Litoral e os veranistas tenham mais segurança. Outro ponto forte que temos trabalho intensamente são as orientações sobre as medidas preventivas de propagação do coronavírus, buscando conscientização das pessoas com relação a aglomerações, distanciamento social e uso de máscara”, destacou.

Durante a reunião, os comandantes das três subáreas do Litoral (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná), apresentaram um panorama das ações desempenhadas, com análise dos índices de criminalidade, e também avaliaram pontos positivos e negativos das áreas operacional, administrativa, de saúde dos policiais militares e da aproximação com a comunidade.

Leia Também:  Em Londrina, dois homens foram presos transportando 10 tabletes de maconha em uma motocicleta

Durante a reunião, também foram explanados sobre as atividades das unidades especializadas da PM, que também estão atuando pelo Verão Consciente no Litoral e tem tido destaque junto ao efetivo regular de reforço. Trânsito urbano, suporte aéreo para busca e resgate e patrulhamento ostensivo são os principais ganchos de atuação preventiva da PM no Litoral.

No trânsito, com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), as operações com blitzes abordagens a veículos tem levado mais disciplina para evitar situações como estacionamento irregular e embriaguez ao volante, entre outras infrações. No ar, o Falcão 03 do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) já fez 56 missões, e destes 43 voos pela vida durante atendimento de ocorrências em apoio ao Corpo de Bombeiros. Até o dia 11 de janeiro, 25 pessoas foram atendidas pela tripulação e equipe médica da aeronave.

A maior novidade do policiamento ostensivo para o Verão é a aplicação do Regimento de Polícia Montada (RPMon). As equipes hipomóveis são distribuídas em pontos estratégicos das cidades com praia, como incremento ao trabalho das Radiopatrulhas e com módulos móveis dispostos ao longo da orla. A percepção da Coordenação do Verão Consciente é de que o trabalho já tem resultados preventivos e de maior interação dos policiais com os veranistas, que curiosos com o policiamento diferenciado, conhecem melhor a Cavalaria da Polícia Militar. Os principais pontos do policiamento hipo é o extenso campo de visão, a capacidade de agir em terrenos difíceis, além de ter efeito psicológico em situações de controle de distúrbios civis, sem falar na economia de efetivo.

Leia Também:  4º BPM celebra aniversário e realiza solenidade de passagem de comando

Nas rodovias estaduais, a aplicação de cães de faro nos Postos Rodoviários da Costa Leste deram tranquilidade aos usuários e preocupação aos traficantes. As abordagens a ônibus de viagem que chegavam ao Litoral, e vistorias a veículos de passeio, as equipes retiraram de circulação drogas que seriam comercializadas principalmente na época de Natal e Ano Novo.

Nas faixas de areia, o Corpo de Bombeiros atua com Postos de Guarda-Vidas, orientando e advertindo os banhistas para que procurem áreas protegidas por bandeiras vermelho com amarelo e bombeiros especializados. Com este trabalho, aliado à conscientização, foi possível reduzir os casos de afogamento, no entanto, a unidade pede a atenção das pessoas em relação aos locais proibidos para banho, ou seja, que obedeçam as sinalizações e protejam suas vidas.

As reuniões são periódicas e tem como objetivo manter as ações em ritmo, bem como melhorar aquilo que esteja destoando, por meio de avaliações e apresentação das subáreas correspondentes ao verão.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR prende três pessoas e recupera carga de fertilizantes avaliada em R$ 150 mil em Campo Largo

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Em Londrina, dois homens foram presos transportando 10 tabletes de maconha em uma motocicleta

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA