NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR marca presença no XV Encontro Internacional de História sobre a Guerra da Tríplice Aliança no Rio de Janeiro

Publicado em

No período de 24 a 30 de novembro, aconteceu o XV ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA (XV EIHOBGTA), na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A Polícia Militar do Paraná participou do evento com a presença de três militares estaduais: Major QOPM João Carlos Toledo Júnior (Presidente da Câmara Técnica de Cultura e História da PM), Capitão QOPM Rodrigo Mariano de Brito (Curador do Museu da PMPR) e Subtenente PM Veterano Izaquiel Leal Miranda (CMEIV, lotado no Museu da PMPR). O evento contou também com representantes de outros países além do Brasil, como Paraguai, Uruguai e Argentina.

No dia 24 de novembro, ocorreu a recepção e o credenciamento dos participantes na sede do Clube Militar da Lagoa. A abertura oficial foi realizada no dia 25 de novembro, com a presença do ex-ministro Aldo Rebelo e demais autoridades militares e civis. Nesta data, foram realizadas palestras sobre a temática do encontro.

No dia 26 de novembro, os participantes realizaram uma visita técnica ao Palácio Duque de Caxias, ao Arquivo Histórico do Exército, ao Panteão de Caxias e à sede do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

Leia Também:  Inteligência da PMPR divulga dados referentes à prisões e apreensões realizadas no litoral durante a "Operação Verão Maior Paraná Seguro"

No dia 27 de novembro, diversas palestras foram ministradas no formato de mesa-redonda. Na tarde desse dia, o Major QOPM Toledo apresentou uma palestra com o tema *”A participação da PMPR na Guerra do Paraguai”*.

No dia 28 de novembro, aconteceu uma visita técnica ao monumento da Retirada da Laguna, localizado na Praia Vermelha. Durante a tarde, foi realizada a posse do Major QOPM Toledo como Membro Correspondente no Brasil no IGHMB. Segundo a Diretoria da instituição, essa foi a primeira vez que um integrante da PMPR foi empossado no IGHMB desde sua criação, em 1936.

Nos dias 29 e 30 de novembro, ocorreram visitas técnicas à sede da Armada da Marinha Brasileira, ao Museu da Marinha, à Ilha Fiscal, ao Clube Naval, à sede do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (localizada na Ilha das Cobras), ao Museu Nacional de História e ao Forte de Copacabana. O evento foi encerrado no Forte de Copacabana.

Editado por: Major QOPM João Carlos Toledo Júnior.

Leia Também:  PCPR realiza duas prisões em flagrante por diferentes crimes em Bocaiúva do Sul

Postado por: Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR e PMPR prendem suspeito de homicídio em menos de 24 horas após o crime

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA