No início desta semana, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) promoveu a abertura da 4ª Edição do Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – Categoria Oficiais e Praças (CCPRC) – 2025. A aula inaugural ocorreu na segunda-feira (17) na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (2ª EsFAEP), em Maringá, e contou com a presença de autoridades civis e militares.
Ao todo, 65 policiais militares iniciaram a capacitação, sendo 63 da PMPR e dois integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O curso será composto por 14 disciplinas voltadas à atividade de policiamento rural, totalizando 100 horas-aula, e está previsto para finalizar no próximo dia 28.
A aula inaugural foi conduzida pelo Chefe da Casa Militar, coronel Marcos Antonio Tordoro, que discorreu sobre “Uso da Força e Direitos Humanos”. A capacitação e atualização técnica do efetivo envolvido na Política de Enfrentamento à Criminalidade Rural faz parte das atribuições da Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, conforme previsto na Diretriz nº 002/2024.
A realização do curso está alinhada ao Plano Geral de Ensino 2024 e às diretrizes estratégicas institucionais de valorização do militar estadual, conforme estabelecido no Planejamento Estratégico da PMPR 2022-2035.
O evento contou com a presença do Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), tenente-coronel José Renato Mildemberger Júnior; do Comandante da 2ª EsFAEP, capitão Rodrigo Kravetz de Oliveira; e do Chefe da Seção de Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Coordenador do CCPRC, capitão Incare Correa de Jesus.
A capacitação reforça o compromisso da PMPR com a segurança pública nas áreas rurais, garantindo a formação de profissionais cada vez mais preparados para atuar na prevenção e combate à criminalidade no campo.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR