A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou, nesta terça-feira (19), na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. O evento contou com o hasteamento do Pavilhão Nacional e a tradicional incineração das bandeiras inservíveis, simbolizando o respeito e a reverência a este importante símbolo nacional.
A celebração foi marcada pela presença de autoridades militares, praças e convidados, reforçando o compromisso da PMPR com os valores cívicos e o patriotismo. Na cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima, representando o Comandante-Geral da Corporação, coronel Jefferson Silva, destacou a relevância da data e a importância de renovar os ideais de proteção à sociedade e à pátria.
Durante o evento, o Hino à Bandeira foi entoado pelos presentes, seguido pelo hasteamento solene do Pavilhão Nacional. Na sequência, a incineração das bandeiras desbotadas ou danificadas foi realizada, como prevê o regulamento militar, marcando o respeito e a dignidade com que o símbolo é tratado. O ato foi conduzido pelo Subtenente Nunes, praça mais antiga presente e integrante da APMG.
O coronel Paulo Roberto Lima enalteceu a importância do momento para a renovação do patriotismo e do compromisso da corporação com o Brasil. “Celebrar o Dia da Bandeira é mais do que reverenciar um símbolo nacional; é reafirmar o juramento que fizemos ao ingressar na Polícia Militar: proteger a sociedade e a pátria. Que este dia seja um lembrete do nosso dever e uma inspiração para honrarmos diariamente a confiança que o povo deposita em nós.”
DIA DA BANDEIRA: O Dia da Bandeira é celebrado em 19 de novembro, data em que o atual desenho da bandeira nacional foi oficializado, em 1889, logo após a Proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro do mesmo ano. A comemoração marca a transição do regime imperial para o republicano no Brasil.
A bandeira do Brasil é um dos mais importantes símbolos nacionais, ao lado do hino, das armas e do selo oficiais. Seu design foi inspirado na bandeira imperial, porém, com mudanças significativas, como a substituição da coroa imperial por um círculo azul estrelado, que simboliza os estados brasileiros.
A configuração atual da bandeira foi definida em 1992, quando foram adicionadas estrelas representando os estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Curiosamente, a bandeira brasileira é uma das poucas no mundo que não utiliza as cores preta ou vermelha, comumente associadas à guerra, ao luto ou ao sangue. O lema “Ordem e Progresso”. inscrito em sua faixa branca, reflete os ideais positivistas do filósofo francês Auguste Comte, enfatizando a busca por harmonia e desenvolvimento no país.
Com o evento, a PMPR reforça seu papel como guardiã não apenas da segurança, mas também dos valores cívicos e da cultura nacional, mantendo viva a memória e o respeito pelos símbolos que representam o Brasil.
Estiveram presentes na solenidade o Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima, o comandante do 1º Comando Regional de Policia Militar (1º CRPM), coronel Sergio Augusto da Silva,o chefe do estado-maior do Comando de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Marco Antônio da Silva, o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), tenente-coronel Sergio Eduardo Nascimento Placido, o Ajudante-Geral interino, tenente-coronel Leandro Zainedin, o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), tenente-coronel Nelson Stocheiro Gonçalves Junior, o comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel Juliano Caciatori, o chefe do estado-maior do 6º Comando Regional de Polícia Militar, tenente-coronel, Cristiano Stocco Rosa, o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), tenente-coronel Juliano Zanuncini, respondendo pelo comando da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), major Reinaldo Machado, oficiais e praças da PMPR.
Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR