NOVA AURORA

POLÍCIA

Perícias da Polícia Civil ajudaram investigações e resoluções de crimes nesta temporada

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforçou o trabalho de perícias com equipe de papiloscopistas durante o Verão Maior Paraná, no Litoral do Estado. O objetivo é otimizar o trabalho de investigação em ocorrências registradas no decorrer da temporada e colaborar na produção de provas técnicas relativas à identificação humana. São 14 profissionais específicos nessa função.

Dentre os trabalhos desenvolvidos estão perícia de local de crime, perícia necropapiloscópica, retrato falado e identificação criminal. Cada um desses serviços contribui positivamente na elucidação de crimes e identificação de vítimas e criminosos.

Durante a primeira fase do Verão Maior Paraná, que aconteceu do dia 16 de dezembro a dia 20 de janeiro, a equipe realizou 55 confirmações de identidade. Através do sistema, os policiais acessaram e confirmaram a identidade de pessoas cadastradas com RG ou CNH no Paraná. 

Os papiloscopistas também realizaram 24 coletas criminais e vistoriaram 19 locais de crime, entre eles uma casa que foi furtada em Matinhos e no trapiche em Antonina, onde um barco foi roubado. A equipe também realizou seis comparações faciais. Nestes casos, foram comparadas imagens de câmeras de segurança ou fotos com imagens dos possíveis suspeitos.  

Leia Também:  Polícia Rodoviária apreende 200 pneus contrabandeados e mais de 170 garrafas de vinho

Já a perícia necropapiloscópica foi realizada por meio de coleta de impressões digitais em cadáveres em variados estados de decomposição, a fim de identificar vítimas de crimes. Durante o período citado, foi realizada uma coleta necropapiloscopica de um homicídio ocorrido em Paranaguá. “Em menos de 24 horas fizemos a coleta, o envio das informações pra Curitiba e a resposta à delegacia e ao IML”, conta o papiloscopista Danilo Lemos

Lemos explica que os trabalhos periciais auxiliam no curso da investigação e fortalecem o inquérito policial. “O rol de perícias desempenhadas no Litoral é grande, e os resultados ajudam o processo de responsabilização”, disse. O material coletado nas perícias passa por um processo de levantamento, revelação e confronto com a digital de possíveis suspeitos de crimes.   

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia Também:  Defesa Civil estará presente no Litoral e outras áreas de veraneio do Estado

Fonte: Polícia Civil do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Policiais Militares femininas participam do chá de rosas

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA