NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR treina cães farejadores em aeronaves para ambientação em operações de emergência

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quarta-feira (19) um treinamento aéreo para preparar cães farejadores em operações emergenciais. Cinco policiais civis e dez cães participaram da instrução, que teve como foco a ambientação dos animais com as aeronaves da corporação. 

O treinamento busca estabelecer um procedimento operacional padrão para o transporte dos cães farejadores nas aeronaves da PCPR. De acordo com a delegada-chefe da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Núcleo de Operações com Cães (NOC), Ana Cristina Ferreira, a ambientação dos cães com as aeronaves é essencial, pois permite com que eles se desloquem com segurança e maior tranquilidade. 

“O treinamento possibilitará que, em situações emergenciais que exigem o uso dos cães policiais, eles sejam transportados com segurança pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA), assegurando uma resposta mais rápida no atendimento das ocorrências”, explica.

A ação permite que tanto os tripulantes da aeronave quanto os policiais condutores dos cães estejam habilitados para realizar o transporte, reduzindo o tempo de resposta da PCPR em operações urgentes que exijam o uso de cães farejadores.

Leia Também:  PCPR conclui inquérito de duplo homicídio ocorrido em Cafezal do Sul

Conforme o delegado-chefe do GOA, Renato Coelho, a instrução busca preparar os condutores e os animais para o eventual deslocamento de equipes táticas a locais de interesse policial, incluindo o apoio no cumprimento de mandados judiciais. “Essa ambientação é fundamental para que as duas unidades policiais atuem em conjunto de forma ágil e sem dificuldades”, afirma.

Esta é a primeira vez que a ambientação e a socialização dos cães com as aeronaves é realizada no âmbito da PCPR. A medida busca integrar as unidades do GOA e do NOC para garantir uma resposta mais rápida em casos emergenciais em qualquer região do estado.

O treinamento também prepara as equipes para o transporte de cães especializados em detecção de drogas, armas e munições. Até o final do ano, novos cães serão integrados ao plantel do NOC para busca de cadáveres e de pessoas desaparecidas e esses serviços deverão ser disponibilizados a todas as unidades da PCPR.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍCIA

PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no Sudoeste do Estado. A substância foi localizada pelo cão farejador Becky em um veículo que estava apreendido no pátio da delegacia.

A droga foi localizada enquanto o Agente de Polícia Judiciária (APJ) Juliano Riboli passava pelo local com Becky após participarem de uma operação na região de Palmas.

O APJ conta que soltou a cachorra por alguns instantes para que ela descansasse antes de prosseguir viagem até Palmas e percebeu que ela havia sumido.

Ao procurar no pátio, verificou que ela estava posicionada próxima e indicava um veículo que havia sido apreendido anteriormente pela Polícia Militar em uma ocorrência de tráfico de drogas. 

“Com a plena confiança que temos no treinamento dos nossos cães, decidimos desmontar os paralamas do veículo e encontramos a droga escondida em pacotes à vácuo”, explica Riboli.

Ao todo, haviam 2,5 quilos de skunk, que é uma variação da maconha. O prejuízo estimado para o tráfico de drogas é de R$ 62,5 mil.

Leia Também:  PCPR e Procon apreendem 700 pares de calçados falsificados

A droga foi encaminhada para os procedimentos de praxe e a PCPR seguirá com as investigações para identificar os responsáveis.

Becky foi recompensada pelo excelente trabalho que realizou nesta quarta-feira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA