NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR registrou aumento de 99,5% nas perícias em locais de crime em 2023

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) aumentou em 99,5% o número de perícias em locais de crime em 2023, na comparação ao ano anterior. Ao longo do ano passado foram contabilizadas 2.245 perícias, enquanto em 2022 foram 1.125. O serviço contribui para elucidação de crimes e identificação de vítimas e criminosos.   

O aumento está relacionado à contratação de novos servidores e reforço do quadro de funcionários terceirizados que possibilitou que os papiloscopistas empregados em atividades administrativas fossem redirecionados para essa atividade. Com isso, servidores passaram a reforçar as equipes de perícias com o objetivo de dar mais agilidade na conclusão dos inquéritos policiais. 

De acordo com o delegado chefe do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) da PCPR, Marcus Vinicius Michelotto, a área civil do IIPR, como a confecção de RGs, tem ficado sob responsabilidade de funcionários terceirizados e foi dinamizada com novos sistemas de informática, liberando os papiloscopistas para atuação na área de perícias.   

“Conseguimos intensificar a utilização de equipes específicas tanto na área do homicídio, atendimento no local com vítimas de morte violenta, como em todas as questões patrimoniais”, explica Michelotto.   

Leia Também:  PCPR inicia ação para combater violência contra mulher com divulgação de sinal de socorro

COLETAS PAPILOSCÓPICAS – Ainda em 2023, foram contabilizadas 9.294 coletas papiloscópicas. Em comparação com o ano anterior (6.691), houve um aumento de 38,9% no número de coletas.   

Dentre os trabalhos desenvolvidos estão perícias necropapiloscópicas, retratos falados e identificação criminal. O trabalho visa otimizar as investigações e colaborar na produção de provas técnicas relativas à identificação humana.   

Para o papiloscopista e chefe de perícia do IIPR, Allan Albuquerque, a perícia papiloscópica tem um papel de suma importância nas investigações criminais. “Muitas vezes é por intermédio apenas dela que a Polícia Civil consegue vincular uma pessoa a um local de crime. Em 2023 conseguimos positivar, ou seja, identificar uma pessoa em local de crime, em 49% das perícias nas quais encontramos fragmentos nos locais”, afirma.   

CENTRAL DE ACIONAMENTOS – Em outubro de 2023 foi lançada a Central Estadual de Perícias e Coletas da PCPR. A iniciativa visa a melhoria e padronização nos acionamentos e atendimentos de local de crime e identificação criminal. Ela agrupa todos os acionamentos, o que possibilita ao operador acionar o papiloscopista mais próximo do local ou outro que esteja disponível no momento.

Leia Também:  PMPR prende mulher em Corbélia com 34,4 Kg de maconha

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Veteranos do Batalhão de Controle de Tráfego visitam o BPTran após mais de 50 anos

Published

on

By

Na manhã de segunda-feira, dia 07 de abril, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) recebeu com grande honra a visita de oito veteranos que integraram o antigo Batalhão de Controle de Tráfego em 1973. O reencontro histórico aconteceu nas dependências do batalhão e foi marcado por fortes emoções, sorrisos nostálgicos e muitas lembranças compartilhadas.

Os veteranos foram calorosamente recepcionados pelo comandante do BPTran, Tenente QOPM Omar Bail, em seu gabinete. Durante a visita, os antigos integrantes puderam relembrar suas experiências no serviço de trânsito, destacando os desafios enfrentados à época e a evolução que presenciaram ao longo dos anos no policiamento de trânsito. A recepção reforçou o respeito e a valorização da história e daqueles que contribuíram para a construção da unidade.

A visita foi encerrada com registros fotográficos e conversas descontraídas, eternizando o reencontro em meio à camaradagem que só o tempo é capaz de fortalecer. Mais do que uma visita, o momento serviu para reforçar os laços entre passado e presente, mostrando que o espírito de serviço à comunidade e à segurança no trânsito continua vivo entre todos que já passaram pelo batalhão.

Leia Também:  Jovem morre após cair de moto na BR 163 em Santa Lúcia

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA