A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu, nesta segunda-feira (4), uma reunião voltada para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos Agentes de Polícia Judiciária (APJs) que atuam exclusivamente em cartórios da região de Campo Mourão, no Noroeste do Estado.
O encontro, promovido pela 16ª Subdivisão Policial (SDP) de Campo Mourão, começou com uma intervenção cultural conduzida pelo professor da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Cícero Pereira de Souza. Conhecido também por seu trabalho como artista, ele realiza atividades culturais com grupos multiculturais, e, para a reunião, preparou uma dinâmica de equipe utilizando instrumentos de percussão.
De acordo com o delegado da PCPR Nilson Rodrigues da Silva, a interação trouxe um momento de descontração e reflexão aos policiais, acompanhada pela recitação de poemas sobre o tema “propósito existencial”, que buscou inspirar os profissionais a refletirem sobre suas missões de vida e de trabalho.
Em seguida, o perito criminal Leonardo Rodrigues, chefe da Unidade Técnica da Polícia Científica do Paraná em Campo Mourão, abordou o tema principal da reunião: Cadeia de Custódia. Com base na Lei nº 13.964/2019, o perito apresentou os procedimentos e a importância da preservação e da integridade das provas desde a coleta até a apresentação nos tribunais.
Durante sua apresentação, a equipe teve a oportunidade de esclarecer dúvidas, e surgiram diversos questionamentos que enriqueceram o debate e abriram espaço para discutir melhorias nas práticas diárias.
Para o delegado da PCPR, momentos de aprendizado contínuo são indispensáveis. “É muito importante que possibilitemos à nossa equipe momentos de aprendizado. Hoje, tivemos uma intervenção cultural que, filosoficamente, trouxe reflexão sobre nossos propósitos enquanto pessoas e, principalmente, como policiais”, relata Rodrigues.
A PCPR reafirma seu compromisso com a capacitação e valorização de seus APJs, e a proposta é que novos encontros sejam organizados, buscando sempre fortalecer o preparo técnico e humano dos policiais da região.
Fonte: PJC PR