A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 37 anos, por manter pássaros silvestres em cativeiro, fraude processual, ameaça e desobediência. A captura aconteceu nesta terça-feira (1), em Antonina, no Litoral do Estado.
A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. A investigação apurava possível envolvimento do suspeito com o crime de receptação de objetos furtados.
Conforme o delegado da PCPR Emmanuel Lucas Moura , no local, foram encontradas diversas aves silvestres e exóticas em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, incluindo espécies como coleirinho, patativa e pixoxó, esta última ameaçada de extinção.
Durante a diligência, o homem desacatou os policiais e soltou os pássaros na tentativa de dificultar a apreensão e destruir provas, conduta que caracteriza fraude processual. O investigado também descumpriu ordens legais e ameaçou os policiais, resultando na autuação pelos crimes de ameaça e desobediência.
“O suspeito confessou parcialmente os fatos, admitindo que mantinha os pássaros em sua residência e que abriu as gaiolas enquanto a equipe policial ainda estava no local”, explica.
Além da responsabilização criminal, o autuado recebeu sanção administrativa ambiental, com lavratura de auto de infração e aplicação de multa no valor de R$ 7 mil, conforme a legislação ambiental vigente.
As aves apreendidas foram entregues à Polícia Ambiental, que providenciou o devido encaminhamento dos animais.
O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – A Polícia Civil reforça que ações de combate a crimes ambientais, bem como qualquer tentativa de obstrução das investigações policiais, serão apuradas com rigor. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.
Fonte: PJC PR