A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 54 anos, condenado a 34 anos de prisão pelos crimes de latrocínio, roubo e associação criminosa, ocorridos no ano de 2007, em Nova Esperança, na região Noroeste do Estado. A captura aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), em Curitiba.
De acordo com o delegado da PCPR Fabiano Oliveira, o indivíduo chegou a possuir quatro documentos de identidade falsos com informações do Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de não responder pelos crimes praticados.
“Foi necessário um árduo e cauteloso trabalho de investigação, que contou com apoio do Instituto de Identificação da PCPR e da Polícia Civil de Santa Catarina, para que fosse possível identificar as fraudes perpetradas e descobrir toda a trajetória e estratégia adotada pelo indivíduo, para conseguir trocar de identidade e iniciar uma vida nova. Ele estava há mais de 15 anos em Curitiba com outro nome”, afirma o delegado.
Também foi apurado que ao perceber que sua condenação transitaria em julgado e a farsa poderia ser descoberta, o homem entrou na justiça, em setembro de 2022, com uma ação na Vara de Registros Públicos de Curitiba para mudar de nome, alegando que o seu nome anterior lhe causava constrangimento.
Com essa ação cível, ele omitiu do juízo de registros públicos os antecedentes criminais, apresentando apenas certidões dos distribuidores das varas criminais de Curitiba, a fim de induzir em erro o juízo cível e o Ministério Público.
Diante das informações levantadas, os policiais civis efetuaram diligências a fim de localizar e prender o condenado. Após a prisão, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.
O homem irá responder pelos crimes de latrocínio, roubo e associação criminosa, além de fraude processual e falsidade ideológica.
DENÚNCIAS- A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na localização de procurados. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia.
Fonte: PJC PR