NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR participa do Prêmio Instituto Inovare com a prática das Centrais Regionais de Flagrantes

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está participando da premiação do Instituto Innovare com a nova dinâmica das 13 Centrais Regionais de Flagrantes, implantada no Estado. O prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O novo método foi inscrito pela PCPR na premiação com intuito de compartilhar as boas práticas desenvolvidas na atividade policial em prol da sociedade e da justiça brasileira.  

De acordo com o delegado da PCPR Lanevilton Moreira, o projeto busca oferecer um serviço de polícia judiciária eficiente a todas as pessoas que buscam a instituição no âmbito de segurança pública. “Nossa ideia é que haja um despertar em todos os setores da PCPR sobre a importância da elaboração de projetos institucionais, contribuindo com o sistema de persecução penal e de justiça no geral”, afirma.

As centrais funcionam 24 horas por dia e foram implantadas para otimizar o uso do efetivo policial, diminuir o tempo de resposta e aprimorar a entrega dos trabalhos de polícia judiciária com o uso da tecnologia. O que antes era trabalhado de maneira isolada e menos tecnológica nas delegacias dos municípios, se modernizou trazendo mais qualidade e celeridade aos atendimentos.

Leia Também:  Grupo da Terceira Idade de Iracema do Oeste participa de palestra sobre Crimes Digitais

Além disso, todo o procedimento é gravado, em formato audiovisual, contribuindo com a diminuição de práticas violentas e de corrupção relacionadas ao atendimento ao público. Essas centrais de flagrantes recebem as demandas dos municípios das suas áreas de abrangência, estabelecidas pela PCPR.  

Essa reorganização é fruto de mais de dois anos de trabalho de planejamento e mapeamento do trabalho da PCPR. O investigador da Divisão Policial do Interior Gerson Faustino explica que a principal inovação é a lavratura de procedimentos policiais por videoconferência, possibilitando que os servidores atuem de 13 pontos do Estado e atendam os 399 municípios de forma imediata e eficiente.  

“Essa prática contribui no aperfeiçoamento da justiça no sentido de permitir comunicações imediatas entre as instituições, visto que o material audiovisual colhido pela Polícia Civil é encaminhado ao judiciário e ao Ministério Público em formato digital, diminuindo significativamente o tempo de resposta ao público”, complementa Faustino.  

Outro ponto positivo é a redução do quantitativo de servidores empregados em regimes de plantão, realocando-os nas atividades investigativas com objetivo de prestar serviços de polícia judiciária e investigativa capazes de elucidar o maior número de delitos no menor tempo possível.

Leia Também:  Museu Paranaense de Ciências Forenses participa da 21ª Semana Nacional de Museus

ETAPAS- Na segunda-feira (19), a PCPR recebeu a visita da pesquisadora do Datafolha, Rafaella Nones Modesti, a fim de apresentar o projeto com maiores detalhes. Essa é a quarta etapa da premiação, onde consultores especializados visitam as práticas inscritas e analisam as informações oferecidas no relatório. Além disso, entrevistam os autores do projeto para obter informações completas.  

Posteriormente, o projeto será julgado por representantes da área jurídico-acadêmica nacional que integram a comissão julgadora.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de 37 anos, suspeito do homicídio de Antônio Paulo Lucio de Miranda, de 31 ocorrido em agosto de 2024. A captura aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), em Sengés, na região dos Campos Gerais. 

Segundo o delegado da PCPR, Isaias Fernandes, a vítima foi agredida com golpes de madeira desferidos por dois indivíduos após um desentendimento com a esposa.

Um dos investigados, de 36 anos, é cunhado da mulher e está foragido. O outro envolvido, que era vizinho dele, foi preso nesta quinta-feira. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado e tiveram a prisão preventiva decretada.

“Além deles, um terceiro indivíduo, que presenciou o crime sem participar dele, foi indiciado por falso testemunho”, explica.

Diante dos fatos, o suspeito foi detido e encaminhado ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para localizar o foragido.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que levem à captura do foragido. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou (43) 9619-0907 diretamente à equipe de investigação.

Leia Também:  PCPR homenageia servidores com Medalhas de Serviço Policial no noroeste do Estado

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA