A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está participando da primeira Semana Nacional do Registro Civil, confeccionando gratuitamente carteiras de identidade à população vulnerável, na Praça da Solidariedade, na Rua Engenheiros Rebouças, n.° 875, bairro Jardim Botânico, em Curitiba. A ação acontece até sexta-feira (12), das 9h às 13h.
O mutirão da cidadania é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e visa ampliar o acesso das pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade, oferecendo documentações básicas sem nenhum custo.
De acordo com o delegado da PCPR Marcus Michelotto, a participação da Polícia Civil no atendimento à população vulnerável é de extrema importância, principalmente na emissão das carteiras de identidade a fim de trazer cidadania. Além disso, o delegado ressalta que o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade já acontece fora do evento.
“Aqui no Paraná, temos uma parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) e pretendemos expandir atendimentos, para que o trabalho seja ininterrupto e essa população, que realmente precisa do estado, seja devidamente atendida”, complementa Michelotto.
O trabalhador Maicon Brandão da Costa, de 36 anos, participou do evento para confeccionar a 2º via do RG, visto que o documento era antigo. “Tentei abrir uma conta no banco, porque consegui um emprego recentemente, e não aceitaram minha identidade. Com certeza esse mutirão beneficia bastante nossa vida”, finaliza.
A iniciativa também beneficiou o cidadão David Costa Corrêa, de 28. Ele conta que perdeu a 1ª via do RG e aproveitou essa iniciativa para emitir um novo documento. “Vou começar a trabalhar registrado e precisava da renovação do documento, então consigo fazer tudo em um só lugar devido ao mutirão”, afirma Corrêa.
SERVIÇOS- A ação reúne diversos órgãos e programas de assistência social, com serviços essenciais. A população pode emitir documentos como carteiras de identidade, 2º via da certidão de nascimento, certidões de casamento e óbito, registro e atualização do cadastro único, além de orientações jurídicas e atendimentos gerais.
Fonte: PJC PR