10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    POLÍCIA

    PCPR orienta população sobre cuidados com as crianças no carnaval

    Publicado em

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta moradores e veranistas sobre os cuidados com crianças durante o carnaval. É necessário redobrar a atenção para manter a segurança dos pequenos. 

    Para mantê-las seguras, a delegada titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) da PCPR, Ellen Victer, sugere que, principalmente em lugares de aglomeração de pessoas, os responsáveis fiquem atentos. 

    “Esse período de carnaval é muito específico. Os bloquinhos de rua acabam aglomerando muitas crianças, adolescentes e adultos. Os pais devem permanecer alertas para a segurança seus filhos”, diz a delegada. 

    A orientação é manter as crianças e adolescentes no campo de visão e se necessário segurar a mão das mesmas. 

    A identificação das crianças através de pulseira é uma das formas de evitar que elas se percam.  O item deve conter o nome da criança, o nome dos responsáveis e seus respectivos números de telefone para casos de emergência. As forças de segurança do Paraná fornecem o item gratuitamente.

    Leia Também:  PCPR prende quatro pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Quedas do Iguaçu

    Dente os cuidados, também é importante estabelecer pontos de encontro, caso a família se separe. 

    A PCPR ressalta que é crime abandonar a criança ou adolescente que está sob seus cuidados e que não é capaz de se defender dos riscos do abandono. 

    “As pessoas querem curtir esse momento e acabam deixando a criança desacompanhada e vão pra rua. Sejam responsáveis pelos seus filhos. Se não tiver com quem deixar a sua criança, fique em casa e curta o carnaval de uma forma diferente”, orienta a delegada. 

    A PCPR alerta que seja acionada a polícia imediatamente, caso a criança suma do campo de visão.  

    “Caso aconteça de perder o seu filho entre em contato, imediatamente, com a PCPR ou com a PMPR para poder informar para que gente possa ajudar a localizar essa criança”, aconselha Victer. 

    Além disso, antes de sair para as festas, converse com os filhos e aponte as principais recomendações em casos de se perderem e também quanto a falar com estranhos e aceitar presentes e doces.

    Caso encontre alguma criança perdida, acalme-a e informe, imediatamente, às autoridades policiais. 

    Leia Também:  Evento sobre tecnologia para gestão pública reuniu milhares de pessoas em Curitiba

    DENÚNCIAS – Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar.

    A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181 do Disque Denúncia.   

     Se a violência estiver ocorrendo naquele momento, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

    Fonte: Polícia Civil do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    POLÍCIA

    PCPR prende dois homens por roubo ocorrido em Santo Antônio da Platina

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu dois mandados de prisão preventiva expedidos contra dois irmãos, de 24 e 28 anos, investigados pela prática do crime de roubo majorado. A ação aconteceu nesta terça-feira (8) em Pinhalão, no Noroeste do Estado.

    De acordo com as investigações, os suspeitos teriam participado de um roubo ocorrido em 27 de março deste ano, em um mercado localizado na cidade de Santo Antônio da Platina. 

    Conforme o delegado da PCPR Rafael Pereira, na ocasião, os dois indivíduos adentraram o estabelecimento comercial, fizeram menção de estarem armados e, mediante ameaça, subtraíram cerca de R$300 em espécie, além de um frasco de perfume avaliado em R$185.

    A ação foi registrada por câmeras de segurança, cujas imagens, juntamente com outros elementos colhidos durante a investigação, permitiram a identificação dos suspeitos, que já eram conhecidos do meio policial por envolvimento em outros delitos patrimoniais.

    Após o primeiro roubo ocorrido em 27 de março, um deles foi preso em flagrante delito dois dias depois em virtude de outro roubo a estabelecimento comercial da cidade.

    Leia Também:  Evento sobre tecnologia para gestão pública reuniu milhares de pessoas em Curitiba

    “Ambos possuíam passagens por delitos patrimoniais. Dessa forma, considerando o histórico policial deles, representou-se pela prisão preventiva”, explica.

    Fonte: PJC PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA