NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR ministra palestra educativa em escola para surdos na Capital

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma palestra educativa para 60 alunos surdos sobre crimes em ambientes virtuais e atuação da polícia judiciária, nesta segunda-feira (13), no Colégio Estadual para Surdos Alcino Fanaya Júnior, no bairro Vila Izabel, em Curitiba. Durante o evento, o delegado da PCPR José Barreto conversou com os estudantes sobre o tema.  

A iniciativa faz parte do projeto PCPR na Comunidade. O debate teve o intuito de abordar orientações sobre os principais crimes que ocorrem na internet, perfis falsos, cyberbullyng, além da atuação da polícia judiciária no combate a golpes e os direitos e deveres das crianças e adolescentes.  

O delegado explica que, além de levar os conhecimentos de polícia judiciária aos alunos, a palestra é um ato de inclusão, visto que os estudantes também possuem celulares e estão sempre online. 

“Eles possuem muita dignidade, então é importante nós levarmos o conhecimento a respeito de crimes virtuais, todos os cuidados que eles devem tomar na qualidade de adolescentes. Mais uma vez, a Polícia Civil fazendo seu trabalho de orientação e estamos sempre à disposição para o que precisarem”, ressalta Barreto.  

Leia Também:  Homem é preso furtando caminhão em Cafelândia

As orientações sobre os assuntos foram direcionadas a crianças e adolescentes, do ensino fundamental e médio, com idades entre 10 e 20 anos. Além disso, contou com a participação de intérpretes de libras e professores da instituição.  

A interação visa a aproximação entre a PCPR e os estudantes, além de conscientizar e prevenir que os adolescentes sejam vítimas dos crimes.  

De acordo com a diretora do colégio, Solange de Fátima Brecailo, a iniciativa é um diferencial porque abrange assuntos importantes para vida dos estudantes e contribui para que os professores ampliem os temas durante as aulas. “Essa integração é de extrema importância porque traz para o aluno surdo proximidade, conhecimento e entendimento para realizar escolhas e se tornar um cidadão melhor”, afirma.  

Segundo a pedagoga Sarah Steinke, a instituição já estava realizando algumas abordagens a respeito dos assuntos da palestra, porém precisavam de apoio de uma autoridade com um olhar diferenciado para falar com os estudantes.  

“Foi muito bom compartilhar com eles todas essas informações. Realmente estávamos precisando desse apoio do delegado para mostrar como funciona a vida em sociedade e que existe crime na internet, os alunos precisam de alguém com um olhar específico, com imagens, trazendo o assunto de uma forma diferenciada”, conclui.  

Leia Também:  PCPR e GM prendem homem em flagrante por estupro em Colombo

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade. 

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade). 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Campina Grande do Sul

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA