A Polícia Civil do Paraná (PCPR) inaugurou nesta segunda-feira (4) o Centro Histórico da Polícia Civil do Paraná – Ernani Costa Straube, um espaço dedicado à preservação e celebração da história da corporação. O centro está localizado na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), em Curitiba.
O acervo reúne objetos, documentos, fotografias e diversos materiais que retratam a trajetória e evolução da PCPR desde sua criação, oferecendo uma visão detalhada do desenvolvimento e das conquistas da instituição ao longo dos anos.
O nome do centro homenageia Ernani Costa Straube, o primeiro diretor da ESPC na sede atual e um dos maiores pesquisadores sobre a história da Polícia Civil do Paraná.
“A inauguração do Centro Histórico Ernani Costa Straube representa um marco, destacando a importância da história da instituição e honrando todos os policiais civis que contribuíram para que a PCPR chegasse ao patamar em que está hoje”, afirma o delegado Rafael Vianna, diretor da ESPC.
Com o objetivo de melhor aproveitar o espaço disponível para o Centro Histórico e considerando os materiais disponíveis para o acervo, serão realizadas exposições temporárias com temas específicos.
A primeira exposição temporária, com o tema “Balística e Armas de Fogo,” foi aberta ao público nesta segunda-feira e permanecerá em exibição até o dia 13 de dezembro, trazendo peças e informações sobre o desenvolvimento da área de balística na PCPR.
O novo espaço é dedicado a todos os policiais que contribuíram para a construção e o desenvolvimento da instituição, reforçando o compromisso da PCPR em preservar e honrar seu legado histórico.
Fonte: PJC PR