NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR e GM localizam criança desaparecida em menos de 24 horas após o registro do fato em Cascavel

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Guarda Municipal (GM), localizou uma criança, de 10 anos, que estava desaparecida desde a tarde de segunda-feira (13), em Cascavel, na região Oeste do Estado. Ela foi encontrada nesta terça-feira (14), no mesmo município, em menos de 24 horas após o registro do fato.  

As diligências tiveram início a partir do registro do boletim de ocorrência realizado pelos familiares da criança. De acordo o delegado da PCPR Ian Leão, a equipe policial da delegacia em Cascavel passou a obter informações sobre as circunstâncias do desaparecimento através de oitivas de testemunhas e a coleta de imagens de câmeras de segurança.  

Além disso, foi solicitado apoio do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil a fim de auxiliar no trabalho técnico. “Tivemos conhecimento deste desaparecimento e, a partir da confecção e divulgação do cartaz da criança, auxiliamos no andamento das investigações e localização do menor”, afirma a delegada da PCPR Patricia Nobre.  

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná prende duas mulheres por tráfico de drogas em Tupãssi

Diante das informações repassadas, os policiais civis conseguiram traçar uma rota de deslocamento da criança e, com apoio da Guarda Municipal, o menor foi localizado em uma associação do município e encaminhado à delegacia acompanhado do Conselheiro Tutelar e dos responsáveis. 

“Em sede policial, foi realizada análise das circunstâncias em que o menor se apresentava, não sendo constatado nenhum sinal de violência. Pelo conselheiro tutelar não foi constatada qualquer situação de risco envolvendo a criança, razão pela qual esta foi liberada ao responsável legal”, explica Leão. 

COMUNICAÇÃO- A PCPR recomenda a comunicação imediata de desaparecimento de crianças. O registro do boletim de ocorrência na delegacia mais próxima deve ser o primeiro passo para o início da busca pela vítima.  

Informações sobre horário de desaparecimento, local e roupa utilizada pela criança são fundamentais para iniciar a investigação. Uma das primeiras ações dos policiais civis é divulgar a imagem da criança desaparecida. A divulgação de fotos e informações sobre crianças desaparecidas e as circunstâncias do desaparecimento são importantes no auxílio das investigações. 

Leia Também:  Comandante-Geral participa do encontro nacional dos Detrans em Foz do Iguaçu

PREVENÇÃO– Um fator fundamental para evitar o desaparecimento de crianças é a prevenção. Para isso, o Sicride promove palestras e a distribuição de materiais informativos alertando que, ao menor sinal de suspeita, a PCPR seja notificada. 

Com sede em Curitiba, o Sicride recebe os boletins de todas as cidades do Paraná sobre desaparecimento de crianças e também conta com o apoio de outras unidades quando necessário. Conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o órgão atua em casos de pessoas com 0 a 12 anos de idade incompletos. A depender da situação, o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e forças de segurança de outros estados, entre outras instituições parceiras, podem ser acionadas.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto da Lei Maria da Penha. A captura aconteceu nesta segunda-feira (7), em Curitiba. 

As diligências tiveram início após a vítima comparecer à delegacia relatando os fatos. Conforme o delegado da PCPR Rinaldo Ivanike o indivíduo já possuía passagens criminais pelos crimes de violência doméstica e lesão corporal. 

“Diante dos fatos, a equipe da PCPR foi até o local dos fatos e capturou o homem com êxito”, explica. 

O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário. 

DENÚNCIAS – A PCPR reforça o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo neste momento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em menos de duas horas policiais da ROTAM do 19BPM prendem autor de roubo à sorveteria em Toledo
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA