NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR atua constantemente no combate a crimes de corrupção

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) atua constantemente no combate a crimes contra administração pública, fraudes a licitação e lavagem de dinheiro através da Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). No Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado neste sábado (9), a PCPR reforça que as investigações de alta complexidade são realizadas com o intuito de obter a materialidade do crime, identificar e indiciar todos os envolvidos.    

De acordo com o delegado-adjunto da Deccor, Leandro Farnese, os principais crimes investigados pela unidade são aqueles voltados diretamente à corrupção e todo o tipo de conduta ilícita que gere algum tipo de prejuízo ao erário.   

“Então qualquer atuação do agente público que seja diversa da atuação regular dele ou qualquer tipo de atuação de particular, ou de agente público, que tenha lesado o estado diretamente, é uma atribuição da Deccor. Mas, em regra, a atuação é esse tipo de investigação voltada à área de corrupção, seja ela passiva, ativa ou algum tipo de atuação ilícita do agente público”, explica o delegado da PCPR.   

Leia Também:  Polícia Militar orienta foliões sobre o descarte de garrafas de vidro na praia durante o Carnaval

 A Divisão de Combate à Corrupção na PCPR, possui núcleos em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. 

CRIMES- Os principais crimes de competência da divisão são as fraudes a licitações e corrupção passiva e ativa. As fraudes são analisadas em três esferas, sendo elas: se existe a participação de um agente público; se o agente tomou conhecimento do fato; ou licitações que são criadas para produzir ganho financeiro e não prestar o serviço, desestruturando o sistema.    

O delegado Farnese ressalta que a PCPR conta com o apoio da população nas denúncias contra os crimes de corrupção. “As denúncias recebidas pela Deccor são todas analisadas. A princípio as equipes efetivam levantamentos e análises a fim de verificar a veracidade da denúncia e, uma vez considerada verdadeira a materialidade dos fatos denunciados, a Deccor vai atuar”, complementa.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do canal 197 da PCPR ou pelo Disque-Denúncia 181. 

Durante o registro da denúncia, a pessoa precisa ter cautela e se inteirar devidamente dos fatos, repassando informações verdadeiras e evitando um registro vazio ou falso para não afetar o andamento das diligências policiais.   

Leia Também:  PCPR prende suspeito de feminicídio em Santa Izabel do Oeste

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  Polícia Militar orienta foliões sobre o descarte de garrafas de vidro na praia durante o Carnaval

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA