NOVA AURORA

POLÍCIA

Passeio motociclístico em comemoração dos 130 anos do Cerco da Lapa reúne centenas de participantes

Publicado em

No último sábado (3), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) reuniu centenas de entusiastas do motociclismo com um passeio em homenagem aos 130 anos do Cerco da Lapa. Cerca de 500 motociclistas participaram do evento, que teve seu ponto de partida na Academia Policial Militar do Guatupe (APMG), reunindo os participantes nas primeiras horas da manhã para uma jornada em direção à histórica cidade de Lapa-PR.

A cidade, a partir deste sábado, tornou-se o epicentro de uma série de eventos comemorativos referentes aos 130 anos do Cerco da Lapa. Esse episódio é de fundamental importância histórica para o Paraná e o Brasil, representando um capítulo crucial na consolidação da República no país. Vale ressaltar ainda a significativa participação histórica da Polícia Militar do Paraná no episódio, onde integrantes do então Regimento de Segurança compuseram as tropas de resistência, protegendo a cidade da Lapa durante 26 dias de intenso combate contra a investida federalista.

Os participantes se reuniram na Academia Policial Militar do Guatupe (APMG), onde o entusiasmo e a paixão pelo motociclismo se tornaram evidentes. Com quase 500 motociclistas inscritos, o comboio partiu em direção à Lapa, escoltado por equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da PMPR, além de equipes de escolta do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Leia Também:  Policiais militares do 19º batalhão de Polícia Militar participam da operação acolhimento em Toledo

Ao chegar à cidade da Lapa-PR, uma estrutura especialmente preparada aguardava os visitantes, oferecendo uma variedade de entretenimento. Shows musicais animaram o público, destacando-se a apresentação da banda da Polícia Militar do Paraná, que brindou a todos com um repertório diversificado, atraindo a atenção de todos os presentes. Além da música, os participantes puderam desfrutar de opções gastronômicas locais e explorar o artesanato regional. As viaturas históricas do Museu da Polícia Militar do Paraná também estiveram em exposição, proporcionando aos visitantes uma visão do passado da corporação.

Além de celebrar a história, o passeio teve um propósito solidário. Foram arrecadados quase 400 kg de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa reforça o comprometimento da PMPR, não apenas com a memória histórica, mas também com a responsabilidade social, tornando o evento uma experiência ainda mais significativa para todos os envolvidos. Esta ação da PMPR destaca a importância de preservar e celebrar a história local e institucional, ao mesmo tempo em que enfatiza a união e solidariedade em prol da comunidade.

Leia Também:  PCPR prende suspeito por furto em Campina Grande do Sul

Os demais eventos em alusão aos 130 anos do Cerco da Lapa seguirão conforme a programação a seguir:

7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira):

18h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Exposição de viaturas históricas do acervo do Museu da PMPR.

20h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Apresentação da Banda de Música da PMPR.

9 de fevereiro de 2024 (sexta-feira):

10h: Lapa-PR (Panteon dos Heroes)
Programação: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de 37 anos, suspeito do homicídio de Antônio Paulo Lucio de Miranda, de 31 ocorrido em agosto de 2024. A captura aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), em Sengés, na região dos Campos Gerais. 

Segundo o delegado da PCPR, Isaias Fernandes, a vítima foi agredida com golpes de madeira desferidos por dois indivíduos após um desentendimento com a esposa.

Um dos investigados, de 36 anos, é cunhado da mulher e está foragido. O outro envolvido, que era vizinho dele, foi preso nesta quinta-feira. Ambos foram indiciados por homicídio qualificado e tiveram a prisão preventiva decretada.

“Além deles, um terceiro indivíduo, que presenciou o crime sem participar dele, foi indiciado por falso testemunho”, explica.

Diante dos fatos, o suspeito foi detido e encaminhado ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para localizar o foragido.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que levem à captura do foragido. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou (43) 9619-0907 diretamente à equipe de investigação.

Leia Também:  Policiais militares do 19º batalhão de Polícia Militar participam da operação acolhimento em Toledo

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA