NOVA AURORA

POLÍCIA

Paraná sedia reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG) em Foz do Iguaçu

Publicado em

Entre os dias 26 e 28 deste mês, a Polícia Militar do Paraná organizou a 3ª edição da reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG). O evento aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu e reuniu comandantes-gerais e representantes das polícias militares de todas as unidades federativas do Brasil. Esta edição, da qual a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi a anfitriã, representou um marco importante para a segurança pública em âmbito nacional e para o turismo na região oeste do estado.

A escolha de Foz do Iguaçu como sede para a reunião reflete a importância do município no cenário turístico e econômico nacional e internacional. Reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade é famosa por abrigar as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, além de se destacar por sua localização estratégica na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Além de suas belezas naturais, o turismo de compras e a relevância geopolítica da região reforçam o simbolismo de Foz do Iguaçu para o debate de temas de segurança pública de todo o país.

Durante o encontro, os comandantes discutiram questões que impactam positivamente a segurança dos cidadãos, com destaque para a atuação conjunta das polícias militares com os demais órgãos de segurança no enfrentamento a crimes como tráfico de drogas e contrabando, fortalecendo estratégias para a manutenção da ordem nos estados participantes. A reunião do CNCG foi uma oportunidade para o alinhamento de ações e a troca de experiências que contribuem para a atuação eficiente e coordenada das polícias militares brasileiras.

Leia Também:  PCPR prende suspeito e localiza corpo de mulher desaparecida em Palmas

A reunião contou ainda com a presença de autoridades civis, entre elas o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Francisco Zanicotti; o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Veterano da PMPR Hudson Leôncio Teixeira; Secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes e o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (DIOP/Senasp), Rodney da Silva.

O encontro trouxe aos participantes temas importantes, como a integração entre o MPPR e a Polícia Militar do Paraná, apresentada pelo Dr. Francisco Zanicotti. O cenário atual e as ações que impactaram positivamente a segurança pública paranaense foram apresentados pelo Governador Ratinho Júnior e pelo Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Outros temas relevantes no âmbito da PMPR também foram abordados, como o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO); as ações da Companhia de Atendimento ao Turista do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediada em Foz do Iguaçu; e a realidade da aviação policial militar no Paraná, por meio do Projeto Falcão.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, demonstrou satisfação com a realização do evento em solo paranaense e com os resultados obtidos. “Foi uma grata satisfação estar recebendo o terceiro encontro dos Comandantes-Gerais das polícias militares do Brasil, com o objetivo da troca de informações constantes e o estudo das políticas de segurança pública. Ficamos extremamente felizes por verificarmos que todos os objetivos foram alcançados”, afirmou o Comandante-Geral da PMPR.

Leia Também:  PCPR prende homem por agressão contra ex-companheira três horas após o crime em Piraquara

O atual Presidente do CNCG e Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Coronel Cássio Araújo de Freitas, aproveitou para ressaltar a importância da integração e da troca de experiências entre os estados brasileiros. “Esse conselho já tem muitos anos, ele está muito amadurecido e estamos numa fase nova, de criar novas expectativas, dentre elas a integração na área da nossa inteligência”, acrescentou.

A Polícia Militar do Paraná, como anfitriã desta edição, reforça o papel do estado no cenário nacional da segurança pública, destacando a importância da união entre as forças estaduais para garantir a ordem e a proteção dos cidadãos. A realização em Foz do Iguaçu consolida o município como um dos principais destinos turísticos do Brasil e local estratégico para debates que impactam a segurança pública nacional e o desenvolvimento do país.

COLABORAÇÃO – Invictus Tactical; Parabellum Uniformes Operacionais e Coturnos; Secretaria de Estado de Turismo, por meio do Viaje Paraná; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Helisul Aviação; Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná; Axon Enterprise; Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); e Companhia Paranaense de Energia (COPEL).

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR prende três pessoas e recupera carga de fertilizantes avaliada em R$ 150 mil em Campo Largo

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA