NOVA AURORA

POLÍCIA

Operação nacional de combate à violência contra a mulher integra Polícias Militares e gera resultados positivos para a sociedade

Publicado em

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais de Polícia Militar (CNCGPM) anunciou nesta segunda-feira (11) os resultados da “Operação Policial-Militar – Mês Nacional de Luta contra a Violência à Mulher”. Realizada entre 1º e 31 de outubro de 2024, a iniciativa mobilizou Polícias Militares de todo o país em ações de conscientização, prevenção e repressão à violência de gênero.

O CNCGPM, composto pelos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, atua como um fórum estratégico de integração e representação federativa, promovendo iniciativas nacionais que visam aperfeiçoar o papel das instituições em prol da comunidade.  

No âmbito da “Operação Policial-Militar – Mês Nacional de Luta contra a Violência à Mulher”, as ações alcançaram números expressivos. Foram realizadas quase 41 mil visitas preventivas e patrulhamentos ostensivos para prevenir novos casos e aumentar a sensação de segurança das vítimas. Além disso, mais de 53 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica e quase 68 mil fiscalizações de medidas judiciais garantiram a proteção de mulheres com ordens judiciais em vigor.  

Leia Também:  Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba

Durante a operação, 360 mandados de prisão foram cumpridos, retirando de circulação indivíduos responsáveis por crimes contra mulheres. Paralelamente, 11.685 palestras e campanhas educativas promoveram conscientização em escolas, comunidades e instituições.  

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Coronel Jefferson Silva, destacou a importância da atuação conjunta das Polícias Militares na proteção da vida e garantia dos direitos dos cidadãos. “Os números refletem o empenho incansável das Polícias Militares do Brasil e dos militares estaduais do Paraná, demonstrando a importância das ações integradas, neste caso, no combate à violência contra a mulher”, afirmou o Comandante-Geral da PMPR.

A participação da Polícia Militar do Paraná ainda reafirma o compromisso da corporação com a construção de uma sociedade mais igualitária e segura. Por meio de ações preventivas, repressivas e educativas, a integração das forças estaduais comprova que o combate à violência de gênero é essencial para promover o acesso a direitos e a igualdade entre todos os cidadãos.  

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

5ª Companhia Independente da PMPR celebra 11 anos com solenidade em Cianorte

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Militar do Paraná realizou a solenidade em comemoração ao 11º aniversário da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM). O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cianorte, e reuniu autoridades civis, militares e representantes da comunidade regional.

A 5ª CIPM é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública em sete municípios do Noroeste do Paraná: Cianorte, Terra Boa, Jussara, Japurá, São Tomé, Indianópolis e São Manoel do Paraná, atendendo aproximadamente 130 mil habitantes.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas de mérito da 5ª CIPM. Criada em 7 de abril de 2020, a medalha Tenente-Coronel Joel Pinheiro é concedida a civis e militares que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e fortalecimento da unidade ao longo dos anos. As homenagens valorizaram o apoio e a parceria de pessoas e instituições que colaboram diretamente com o trabalho da Polícia Militar na região.

A história da presença da Polícia Militar em Cianorte teve início em 26 de julho de 1979, com a inauguração da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Cruzeiro do Oeste. Em abril de 2006, a estrutura local passou a integrar o 11º BPM, com sede em Campo Mourão. Finalmente, em 9 de abril de 2014, foi criada oficialmente a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, consolidando a autonomia e a importância estratégica da unidade para a segurança pública regional.

Leia Também:  Polícia Civil conclui 95% dos inquéritos instaurados durante o Carnaval no Litoral

A solenidade que marcou mais um ano de existência da 5ª CIPM reafirma o compromisso da corporação com a proteção da região Noroeste do estado, o fortalecimento institucional e a valorização dos laços com a sociedade local.

Estiveram presentes no evento o tenente-coronel Edson Kamakawa, respondendo pelo comando do 3º Comando Regional de Polícia Militar; o prefeito de Cianorte, Marco Franzato; o juiz da comarca de Cianorte, Dr. Diego Gustavo Pereira; a prefeita de Japurá, Adriana Polizer; o prefeito de Terra Boa, Valter Peres (Valtinho); o prefeito de Jussara, Moacir Luiz Pereira (Tatinha); além de outras autoridades civis e militares.

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA