Na madrugada do dia 11 de outubro de 2024, o Batalhão de Polícia de Trânsito, em parceria com alunos do 2° Curso de Policiamento de Trânsito Urbano, realizou uma mega operação da Lei Seca que mobilizou mais de 40 policiais em um esforço conjunto para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool.
Durante o período das 23h00 às 05h00, foram abordados 39 veículos, resultando em mais de 50 notificações. Dentre essas, 20 foram registradas por infrações relacionadas à condução sob influência de álcool e à recusa do teste do etilômetro. Ou seja, mais de 50% dos condutores abordados foram notificados pelo art. 165 ou art 165A. Isso revela a seriedade da situação, pois, em um total de 39 veículos abordados, mais da metade deles foram notificados por infrações Gravíssimas.
Além disso, foram realizadas duas prisões à condutores que dirigiam sob a influência de álcool e a remoção de 9 veículos para o pátio, evidenciando a eficácia da ação e a necessidade de fiscalização contínua nas ruas. Com um efetivo robusto, a operação demonstra o comprometimento da Polícia Militar do Paraná em garantir a segurança no trânsito e reduzir os índices de sinistros relacionados ao uso de álcool.
Esses números ressaltam a importância de ações como a Lei Seca, que visam não apenas punir, mas também educar a população sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. A participação ativa de novos agentes no processo de fiscalização também indica um investimento no futuro da segurança no trânsito.
A operação traz a mensagem de que a conscientização e a fiscalização são essenciais para um trânsito mais seguro e reforça: Se beber, não dirija!
Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença!
Fonte: Polícia Militar PR