NOVA AURORA

POLÍCIA

Operação da PCPR contra crimes ambientais é destaque em revista internacional

Publicado em

Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PCPR) de combate a crimes ambientais, deflagrada em fevereiro deste ano, foi um dos destaques da revista da International Law Enforcement Academy (ILEA), publicada nesta quarta-feira (7). A instituição, que foi fundada nos Estados Unidos e possui unidades em seis países, se dedica a ofertar cursos de especialização para membros das forças de segurança em todo o mundo.

A revista destacou o longo e complexo trabalho investigativo realizado pela equipe da PCPR, com diversas técnicas de inteligência policial, como a análise de dados e a oitiva de testemunhas e peritos na área.

“Vários dos procedimentos aplicados durante as investigações foram aprendidos no curso sobre crimes ambientais que fiz em uma das sedes da ILEA no Botswana, em junho de 2023”, explica o delegado da PCPR Guilherme Dias.

Além da ênfase na questão operacional, o artigo também ressaltou que a operação foi responsável pelo resgate de diversas espécies animais, como répteis, aves e mamíferos.

A edição da revista na íntegra pode ser acessada no site da ILEA.

Leia Também:  PCPR cumpre mandados de busca contra suspeito de apologia ao nazismo em Curitiba

OPERAÇÃO – A ação em questão desarticulou uma organização criminosa ligada ao tráfico de animais silvestres em todo o Brasil. Nove pessoas foram presas e 390 animais apreendidos. As diligências aconteceram simultaneamente em cidades do Paraná e Santa Catarina, e contaram com o apoio da Polícia Militar, Polícia Científica, do Instituto Água e Terra, da Prefeitura de Curitiba e do Criadouro Onça Pintada. 

As investigações iniciaram em junho de 2023 com o objetivo de apurar o tráfico de animais silvestres e exóticos em todo o Brasil por aplicativos de mensagens, entrega pelos Correios e aplicativos de entrega de mercadorias.

A PCPR apurou que os criminosos chefiavam 27 grupos de aplicativos de mensagens destinados exclusivamente a prática criminosa, além de integrarem dezenas de outros grupos que continham mais de 20 mil membros em todo o território nacional, com conexões internacionais no Paraguai e Venezuela. 

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra envolvidos em homicídio ocorrido em Pinhais

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA