Nesta sexta-feira (18), o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, participou da solenidade de lançamento do Projeto Falcão. Acompanhado do governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário de segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o coronel Jefferson Silva prestigiou o lançamento oficial desta iniciativa que representa um avanço significativo no policiamento aéreo e fortalece a segurança pública do Paraná. Com a incorporação de tecnologias de ponta, o projeto visa aprimorar as operações de segurança pública e combater o crime organizado no estado. O Projeto Falcão, que conta com a utilização de cinco drones e quatro aeronaves tripuladas, tem o objetivo de proporcionar um suporte aéreo eficaz às equipes policiais em atividade no solo.
A PMPR dá um passo crucial com a soma de duas novas aeronaves tripuladas ao Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que têm desempenhado um papel vital na prevenção de crimes e proteção à vida. Além disso, a cobertura do policiamento aéreo será expandida, refletindo o compromisso da PMPR, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Governo do Paraná em fortalecer o serviço aéreo policial e de emergência. Haverá uma intensificação na base em Curitiba, bem como a inauguração de uma nova base em Cascavel, na região Oeste, para atender às demandas daquela região.
Em sua fala, o governador do estado ressaltou a capacidade dos novos equipamentos, que são os primeiros helicópteros da América Latina totalmente voltados para o serviço policial. Dotados de tecnologia avançada, esses equipamentos têm a capacidade de identificar pessoas em locais noturnos e densos, além de realizar o mapeamento de placas a grandes distâncias. O governador destacou ainda que o estado está vivenciando um momento de alta tecnologia na segurança pública, equiparando-se a corporações de renome internacional, como as polícias de Los Angeles e Flórida.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, aproveitou a ocasião para traçar um paralelo entre o passado e o presente da Polícia Militar, destacando o avanço substancial no apoio e equipamentos disponíveis para as forças de segurança. Ele salientou que o Projeto Falcão é resultado de uma modernização dos recursos, reunindo o que há de mais avançado no setor. o secretário enfatizou que a aquisição dos drones foi financiada com recursos provenientes do leilão de viaturas antigas, evidenciando a prioridade dada à tecnologia. Além disso, ressaltou a importância do investimento em equipamentos de alta qualidade, mesmo que mais custosos.
O Comandante-Geral da PMPR, por sua vez, destacou a ampliação e otimização das atividades operacionais da PMPR. “Hoje o Governo do Paraná dá claros sinais do compromisso assumido com a população paranaense, notadamente, na esfera da segurança pública, com foco na inovação e no compromisso com os bons resultados”, afirmou o Comandante.
Com um investimento de R$ 16,7 milhões, a PMPR agrega às suas ações dois helicópteros da marca Robinson, modelo R66 monoturbina, equipadas com sistemas de última geração para uso policial. Essas aeronaves contam com recursos adaptados para operações noturnas e dispõem de dispositivos internos, luzes de cabine e externas compatíveis com óculos de visão noturna (OVN). Além disso, possuem o sistema MX-10, que proporciona imagens térmicas de alta resolução para atividades de vigilância, busca e salvamento, reconhecimento de alvos, controle de fronteiras e patrulhamento policial. A ênfase na alta tecnologia também se reflete nas câmeras infravermelhas de resolução HD, zoom óptico contínuo com capacidade de identificar alvos a quilômetros de distância e farol de busca de alto desempenho. O projeto inclui ainda um alto-falante externo e equipamento de comunicação homologado para aeronaves, permitindo uma interação eficaz com as equipes policiais em solo.
O major Marcio Valim de Souza, comandante do BPMOA, destacou a capacidade dos novos recursos em melhorar as operações policiais. “Essas aeronaves serão os olhos da polícia porque têm grande capacidade de zoom, câmeras para imagens térmicas e comunicação com as equipes de terra. Aos poucos vamos levando para a PM um novo suporte, inclusive para voos noturnos, o que representa um ganho inestimável para a corporação”, disse o major.
Como parte do Projeto Falcão, foram adquiridos cinco aeronaves remotamente pilotadas (RPAS/drones), que se destacam por sua autonomia de voo de aproximadamente 40 minutos. Essas aeronaves são equipadas com recursos avançados, como capacidade de voo noturno com câmera termal de alta definição, zoom óptico de 30 vezes e zoom digital de 200 vezes. Esses drones também estão equipados com alto-falante e farol de busca, elementos que otimizam sua aplicação em operações policiais. Além disso, contam com geradores de energia para aumentar a autonomia de voo, permitindo o carregamento simultâneo das baterias em locais onde não há disponibilidade de energia elétrica.
Além das novas aeronaves, a solenidade marcou ainda a entrega de 74 novas viaturas, que serão distribuídas entre várias unidades do estado. Até o mês de dezembro, está prevista a chegada de mais 800 novas viaturas para reforçar, ainda mais, a frota da corporação. Além dos veículos, a corporação está recebendo um investimento expressivo na modernização dos armamentos para a tropa. Novas pistolas da marca Beretta, irão substituir o armamento das equipes policiais, trazendo ainda mais avanço para a segurança dos policiais militares, em sua atividade diária e para a população paranaense.
Participaram da solenidade, além das autoridades já nominadas, o vice-governador do estado, Sr. Darci Piana; secretários de estado; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; deputados estaduais e demais autoridades civis e militares, da ativa e da reserva.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR