11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    POLÍCIA

    Em solenidade histórica, 1500 soldados concluem o Curso de Formação de Praças em Curitiba

    Publicado em

    Na manhã desta terça-feira (12), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), realizada na Ligga Arena em Curitiba, promoveu aproximadamente 1,5 mil novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento contou com a presença de mais de dez mil pessoas, entre familiares e amigos dos formandos em um ato composto por muita emoção.

    Os novos policiais concluíram o CFP, o qual contou com uma carga horária de 1.505 horas-aulas, mais de 50 matérias multidisciplinares, rigorosos treinamentos e estágio operacional. Foram mais de 13 meses de escola de formação, realizada nos batalhões da Polícia Militar e na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). Agora, os novos policiais estão preparados para enfrentar os desafios e as responsabilidades que a carreira policial exige e se unem aos batalhões da capital, da região metropolitana, dos campos gerais e do centro-sul do estado do Paraná.

    A cerimonia contou com a presença do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, que enalteceu o trabalho da Polícia Militar e destacou o importante caminho a ser trilhado pelos novos soldados.

    “Vocês passam a partir de hoje fazer parte da melhor polícia militar do Brasil, polícia essa que é conhecida por respeitar o cidadão de bem e por ser temida pelos bandidos, por isso mantenham a firmeza da história da polícia militar do estado do Paraná, a partir de hoje vocês tem uma, missão  através da coragem, da força e do treinamento que receberam, de proteger as nossas famílias, as famílias do Paraná e as famílias do Brasil que aqui nos visitam” – destacou o governador.

    Leia Também:  PCPR prende quatro pessoas em operação deflagrada em Antonina

    O secretário de segurança pública do estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância de um curso de formação amplo e completo, o qual moldou o perfil do miliciano e o colocou em local de destaque.

    “Todos vocês foram submetidos a vários testes, físicos, psicológicos, frio, fome e o afastamento da família, preparando vocês para o pior, sem deixar de lado, o respeito, o amor ao próximo, o respeito a pessoa carente e também, o combate rigoroso ao crime organizado, pois temos a obrigação de devolver vocês para suas famílias, que estão entregando a nós com saúde e com saúde que todos os dias temos que devolvê-los, parabenizo toda a família que se faz presente aqui, pelos filhos, pelas filhas, pelo caráter dessas pessoas que estudaram muito para chegar até aqui” – finalizou o secretário.

    O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva, discursou reafirmou a importância desses novos soldados para a sociedade paranaense e destacou a responsabilidade que daqui em diante os novos soldados vão ter pela frente.

    “Essa farda caqui que passam a envergar, representa um legado, de uma instituição se aproxima dos seus 170 anos, de uma rica e virtuosa história, construída e preservada pelos bons exemplos de inúmeros heróis da sociedade paranaense, somos o esteio que protege diuturnamente a população contra os males que possam surgir nessa complexa e emaranhada teias de relações sociais” – concluiu o comandante-geral.

    Durante a solenidade também foram entregues as três primeiros colocados do certame uma homenagem como forma de reconhecimento por todo empenho durante o CFP. Após o juramento, ao final foi feito o tradicional fora de forma, onde os formandos jogaram suas boinas para ar, marcando o início de um novo ciclo em sua carreira policial militar, na sequência a emoção tomou conta de todos, junto com seus colegas de farda, os novos soldados cantaram, se abraçaram e celebraram esse importante momento.

    Leia Também:  PCPR divulga foto de foragido por roubo ocorrido em Sabáudia

    Essa formatura marca o começo de uma jornada de serviço e dedicação à sociedade, à medida que esses novos soldados passam a atuar no policiamento ostensivo. Outras três solenidades programadas para ocorrer nas cidades de Londrina, Maringá e Cascavel ainda nesta semana celebrarão a formação de um total de quase 2,5 mil soldados em todo o estado, fortalecendo ainda mais a segurança pública no Paraná. É um momento de grande alegria e reconhecimento, não apenas para os formandos, mas para toda a população do estado, que pode contar com esses bravos homens e mulheres para proteger e servir com integridade e coragem.

    AUTORIDADES – A solenidade contou com a presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo estadual, do secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do Secretário Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; do Subcomandante-Geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer; do Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Valmor Anderson Pereira, bem como representantes do Poder Judiciário, prefeitos, militares, civis e demais autoridades.

    Comunicação Social PMPR

    Fonte: Polícia Militar PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    POLÍCIA

    PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

    A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

    Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

    “As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

    O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

    O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

    Leia Também:  PMPR age rapidamente, protege vítima de violência doméstica e prende agressor

    Fonte: PJC PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA